BeiDou – sistema de navegação por satélite da China, rival do GPS dos EUA, inicia serviços globais
A precisão de posicionamento do Sistema de Navegação por Satélite BeiDou da China atingiu 10 metros em todo o mundo e 5 metros na região da Ásia-Pacífico
PEQUIM: O Sistema de Navegação por Satélite BeiDou (BDS) da China, considerado rival do amplamente usado GPS americano, começou a fornecer serviços globais.
A construção do sistema primário do BDS-3 foi concluída, disse o porta-voz do BDS, Ran Chengqi, no dia 27 de dezembro.
“Isso significa que o BDS entrou oficialmente na era global à medida que o BDS se expande de um sistema regional para um sistema de navegação global. De agora em diante, não importa onde você vá, o BDS sempre estará com você”, disse Ran em uma entrevista coletiva em Pequim.
A precisão de posicionamento do sistema atingiu 10 metros em todo o mundo e cinco metros na região da Ásia-Pacífico. Sua precisão de velocidade é de 0,2 metros por segundo, enquanto sua precisão de tempo é de 20 nanossegundos, disse ele.
O Paquistão tornou-se o primeiro país a usar o sistema BeiDou, acabando com sua dependência do Sistema de Posicionamento Global (GPS) americano.
Batizado em homenagem ao termo chinês “Big Dipper”, o sistema BeiDou começou a servir a China no ano 2000 e a região da Ásia-Pacífico em 2012. Será o quarto sistema global de navegação por satélite após o GPS americano, o GLONASS da Rússia e o Galileo da União Europeia.
A Índia também está construindo seu sistema de navegação chamado Sistema de Satélite de Navegação Regional da Índia (IRNSS), com um nome operacional de NAVIC.
No final de 2018, havia um total de 33 satélites BDS operando em órbita para o BeiDou. Isso incluiu 15 satélites BDS-2 e 18 satélites BDS-3.
A China planeja lançar outros 11 satélites BDS-3 e um satélite BDS-2 nos próximos dois anos para formar uma rede global completa, o que aumentará ainda mais o desempenho do serviço global, disse Ran.
Mais de 14.000 empresas e organizações estão fazendo negócios relacionados ao BDS, empregando mais de 500.000 pessoas, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
O número total de pedidos de patentes de navegação por satélite na China chegou a 54.000, ficando em primeiro lugar no mundo.
Na China, cerca de 6,17 milhões de veículos, 35.600 veículos de entrega postal e expressa, bem como 80.000 ônibus em 36 grandes cidades, usam o BDS. O sistema também é usado em 3.230 instalações de navegação fluvial interna e em 2.960 instalações de navegação marítima.
FONTE: Live Mint
Interessante.
Na minha visão sistemas de posicionamento globais são a base para expansão de poder. Os EUA atuam no mundo todo por isso precisam muito. Para a Russia o foco maior seria guiar as suas armas para atacar EUA e Europa. A China entra agora como ator global com capacidade de infligir danos em todo o mundo.
Espaço, a trincheira final.
Ótima essa.
Ficou show!
Perfeito o Comentario!!!
A precisão na Ásia de 5 metros é melhor que a do GPS atual.
Estava programado uma atualização nos satélites americano para ficar pronto ainda em 2018 a precisão de 5 metros, mas foi adiada, agora só em 2022.
Diferente do BeiDou será 5 metros em escala global.
O Galileu que deverá estar pronto em 2019-2020, será 5 metros de precisão global.
Em termos comerciais o Galileu hoje é o maior rival do GPS.
No futuro o BeiDou também será.
Só uma observação o Glonass é o menos preciso de todos e o que tem a órbita mais baixa.
Qual é a precisão do glonass?
Tudo é relativo. GLONASS atual tem maior precisão que GPS II nas latitudes altas. E ligeiramente inferior que GPS II nas medias e baixas (equador , por exemplo).Limite de precisão dos sistemas é bem parecido e fica na ordem de centímetros (GLONASS tem algumas reservas para aumentar a precisão em comparação com GPS). No dia de hoje a precisão media “comercial” da GLONASS 3-6m (GPS – 2,5-4).Porem os dados variam bastante com latitude e estado da ionosfera. Oficialmente declarada a precisão na ordem de 2,8m mas acredito que esta marca so será possível com todo agrupamento dos satélites na versão… Read more »
Vlw ScudB, feliz ano novo
Legal Scudb! Qual a sua formação ?
Feliz ano novo!
O sistema chinês é mais serviço entre outros, não acrescentará quase nada para o mercado.
Melhor mesmo é o novo sistema japonês, cuja margem de precisão vai de 0,01 a 1 metro.
QZSS ( Quasi-Zenith Satellite System ) (準天頂衛星システム) é um sistema regional que cobrirá a região Asia-Oceania com focus no Japão.
O diferencial do QZSS é oferecer serviços de alta precisão na região Asia-Oceania complementando o sistema GPS.
Entrou em serviço em November de 2018.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Quasi-Zenith_Satellite_System
Errata:
*Novembro
Essas precisões e as que o artigo falam.
São medias para o GPS livre, em aparelhos comuns, como celulares.
Como disse o Scud é tudo relativo, depende da aérea onde você estar, do receptor, do tipo e potência do sinal se é civil ou militar, se é sinal livre ou pago.
O GPS oficialmente era pra ter uma previsão de 7 metros para aparelhos celulares em média, mas o resultado é de 4,9m em média.
Para uso especializado ou militar, a media é de 0,7 m.
O governo americano tem um site sobre GPS com as informações lá.
Seria exequível para nós criarmos um sistema de posicionamento regional (conforme a Índia está fazendo) para evitarmos sofrer restrições ou seria mais prático sermos usuários dos quatro existentes ?
Como é o acordo com a Rússia para estações do Glonass no Brasi?, Temos estações em Brasil, Recife e Manaus e estas estações são essenciais para a calibragem do sistema.
O bom seria uma parceria.
Uma GPS regional patrocinado por Brasil, Chile, Colômbia, Argentina e México.
As maiores economias da América Latina, todas república democráticas ocidentais. Não vejo porque.
A Argentina já está em crise e alegaria que não tem condições de contribuir (como sempre). O próximo a entrar em crise será o México, e assim sucessivamente. Nunca nenhuma associação com nossos vizinhos deu certo, e essa teria tudo para dar errado
Criaríamos a SatéliteBrais, empresa estatal que consumiria bilhões do contribuinte e não chegaria a lugar nenhum.
Melhor não, esse negócio ai nunca iria sair do papel porque quem teria que colocar a maior parte do $$$$$$$ seria o Brasil.
Seria lógico, na hipótese de uma real aliança entre russos e chineses, que tivessem uma rede de geoposicionamento comum, mas não é o caso.
.
Ouvi dizer que o GPS anericano pode ser mais preciso que 5 metros para fins puramente militares mas não sei se há real necessidade de tal.
É sim.
Na agricultura aqui no MT há operações rotibeiras de plantio e pulverização guiadas por gps com precisão na casa dos centímetros. Claro que com sinal pago.
Rotineiras*
E pensar que na década de 70 a China era mais pobre que o Brasil.
Quero ver quem vai ser o primeiro a falar que “solta pecinha”…
Solta pecinha.
Kkkkkk
Vamos ver se é tão bom quanto a turbina do Type 055… sabe como é que é… a China solta uma matéria bombástica e depois sai outra que eles estão aprendendo a construir turbinas como a dos Americanos…
Comentários bizarros um atrás do outro… Como se fossem os mesmos setores industriais que lidassem com questões tão díspares. Há 30 anos atrás os chineses só fabricavam bugigangas! Começaram seu desenvolvimento tecnológico aeroespacial 50 anos depois das outras potências e vejam onde chegaram! Pode demorar um pouco, mas eles terão os tais motores de 18t de empuxo. Apenas ignaros menosprezam os chineses. Eu, pelo meu lado, tenho sérias dúvidas sobre os objetivos do mesmos a longo prazo.
Há 30 anos atrás os chineses fabricavam bugigangas porque perderam tempo matando-se uns aos outros. A culpa não é do Ocidente se eles saíram depois do disparo do tiro de largada. Claro, o mínimo que se espera depois de tanto tempo de um país daquele tamanho é que pelo menos chegue próximo aos que saíram na frente. Eles, com muito custo, às custas do sofrimento da população, de roubo descarado e ganhando dinheiro fazendo porcarias por 30 anos chegaram onde estão mas até agora não provaram nada, só que o departamento de propaganda e o de censura funciona como um… Read more »
Seu choro é livre! Aceita que dói menos!
Incrível, os caras entram no blog para não dizer nada.
Nunca acrescentam nada e quando tentam escrevem um monte de informações erradas. Alguns chegam a ter vários nicknames pra disfarçar.
Olá, Bosco. VC acredita realmente que no atual patamar que eles estão já nao provaram muita coisa? O mais prudente quanto a esse avanço chinês não é justamente levá-los a sério? Os EUA nao acordaram pra isso com toda a atenção destinada ao Pacifico? Uma crescente frota, NAe em expansão, novos misseis balísticos em SSBNs e agora navegação por satélite (que poucos dominam também) não são um indicativo consistente, para além do “mercado” (que não é pouca coisa)?
Mas vai soltar pecinha?
Ouvi de um comprador de uma rede de loja no Brasil que vai na China comprar produtos para a rede, você quer produto onde o preço é o que importa você encontra e quer produtos de alta performance e alta tecnologia você também encontra só que o preço também é na mesma proporção. Então para aqueles que ficam ai na g0iabeira do mimimi seus dias vão ser mais doloridos por que aquele pais da estrela vermelha e de nome comunista esta no jogo dos cachorros grande e outra coisa, o que é bom para China é bom pra eles isso… Read more »
Será quando o sistema substituir a segunda letra do alfabeto(b)pela letra p!
Os chineses investem bilhões em tudo que os americanos tem e os russófilos e chinófilos falam que são tecnologias superadas..
Dai bons exemplos GPS e Porta Aviões..
Pessoalmente acho o GPS uma tecnologia mais para o fim que para o começo.
Vi alguns comparando com o GPS.
Nos EUA existem estudos por alternativas ao GPS como sistema de orientação de armas e plataformas. Segundo eles o sinal é vulnerável e os próprios satélites também serão.
Tanto é vulnerável que os mísseis balísticos tem guiagem inercial
A única arma invulnerável, até agora, é o míssil Avangard. Testado com sucesso há três dias, será colocado em operação na unidades russas já em 2019.
Avangard é mortal. Qualquer país pensa 3x antes de fazer qualquer besteira.
Tão mortal que nem existe.
Putiniano…
O senhor Antoniokings realmente é um crédulo russófilo.
Impressionante.
JPC3 tudo que emite sinal é possível de ser interferido, não quer dizer que vai.
A vantagem é que agora podemos escolher quem vai roubar nossos dados, se serão os americanos ou os chineses.
Os russos continuarão a hackear qualquer um dos dois, igual fizeram com meu cartão de crédito.
Excelente comentário. Não sei pq ainda tem gente q fica defendendo esse ou aquele país.
Todos eles trabalham por ganho próprio, ninguém ta nem ai pra contribuir pro planeta..blá blá blá.
No site saem umas notícias bacanas, mas quando vejo os comentários é terrível.
Se eh chines eh porcaria, como tudo que eles fazem…
BeiDou instalado com sucesso!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E a nossa rede de satélites da América do Sul?
Sai quando?
Pra que? Podemos usar o GPS americano, ou ate mesmo o Glonas russo que tem estaçõeos terrestre em universidades no Brasil. Melhor torrar verdinhas noutra coisa. Não almejamos ser potencia militar expancionista, temos um ótimo território, adquirir defesas agora.
Aí que está o X da questão.
O dia que os EUA quiserem bloquear o sinal de GPS para nós, por qualquer que seja o motivo, eles o farão.
Do mesmo jeito a Rússia.
O país que ser grande, ter importância compatível ao tamanho da sua economia e população, não deve se sujeitar a mera ameaça de bloqueio de sinal…
Mesmo que demore, gaste uma grana, deve ser um objetivo estratégico a ser alcançado.
Um tio meu (hoje falecido infelizmente) trabalhava com manutenção de equipamentos de agrimensura, e na primeira semana da Iraq Freedom foi uma bagunça total pois o sinal foi modificado pelos americanos colocando um erro de posição no sistema durante o início da operação, era gente ligando do brasil inteiro apavorado que não conseguiam usar o equipamento rsrsrs Quanto a esses 5m de precisão, refere-se a banda civil aberta, existe uma banda civil paga ( usada por equipamentos que necessitam, como as colheitadeiras citadas por outro acima e os equipamentos de medição q meu tio trabalhava) e existe a faixa militar… Read more »
interessante.
Pra que? Tudo já foi dito nos posts anteriores. O que é estratégico para Russia e EUA nem se apoiam em sistemas como o GPS.
Segue o jogo. Acho que é importante para a China, vale a pena ter um, mas não chega a ser estratégico militarmente
O GPS é bem mais preciso que o chinês BDS, só que para uso militar, para uso civil ele diminui a precisão de propósito, o que é lógico, não podem dar precisão perfeita pra uso civil, é muito arriscado.
Não tiram os EUA da boca. rrrss
“Sistema de navegação por satélite rival do GPS”. rrsss
Rival do GPS, do Glonas, do Galileu, etc.
Fixação pelos EUA é grande e eu que sou fanboy.
E que relevância mundial tem o Glonass e o Galileo? O GPS é o cavalo a ser batido.
E que relevância tem o Beidou em relação ao Glonass? A de ter chegado 40 anos depois do GPS/NAVSTAR? Nossa! Que grande feito do dragão!
Vai me desculpar mas onde vocês veem um imenso avanço eu só vejo escancarado o poço intelectual e tecnológico que há entre os EUA e a China.
Olá Sr. Bosco, muito bom vê-lo aqui novamente.
é isso ae Bosco, seja bem vindo de volta, colocando ordem aqui no blog
Grande Bosco ! A importância acredito ser a independência em ter o seu próprio sistema de navegação em um eventual conflito. Se nosso país estivesse bem, poderíamos ter os nossos satélites cobrindo a América do Sul. Como garantia de navegação em eventuais conflitos.
Waldir, Claro que para os chineses é altamente relevante. O ponto que ouso discutir é quando até um pum dos chineses serve para mostrar o quanto eles são superiores. Eles agora são a bola da vez da esquerdalha e os russos ficaram meio esquecidos. Há muitos méritos em se ter um sistema própria de navegação por satélite e eles estão de parabéns, o problema é isso ser alardeado como uma grande conquista chinesa. Ora! A China é uma potência nuclear há 60 anos. Há mais de 50 já coloca satélites em órbita e tem mísseis intercontinentais. O mínimo que se… Read more »
Tava sumido Boscão…..bom te “ver” por aqui de volta
Guismo,
Beleza! Feliz 2019 pra você!
Igualmente, meu caro! Abs
Brazil não tem tecnologia! Brasileiro não é capaz de fazer o que os chineses fazem! Triste realidade!
Os russos já demonstraram que podem bloquear o sistema GPS em uma região, creio que os chineses possam fazer o mesmo com o GPS e também com o GLONASS e os americanos também devem fazer o mesmo com os sistemas russo e chinês.
Queria muito que os brasileiros tivessem a mesma capacidade que os chineses! Até pra copiar é preciso ter capacidade sabia? Esses que tanto criticam e zoam a China não chegam nem aos pés do chinês no quesito inteligencia! Por isso o recalque, são pessoas sem capacidades e desprovidas de inteligencia! A inveja mata!!!
Vc devia se interar mais! Temos milhões de brasileiros especiais e com grande capacidade inovativa , mas a mídia de massa não mostra!! A Ludimilla é mais importante!!
Será que existiria um blog igual a esse na China? Acho que não! Para quem acha que aquilo lá é uma maravilha devia aprender mandarim e se mandar pra lá!
Obrigado! Prefiro nossos milhões de problemas mas poder falar sobre eles do que “essa maravilha tecnológica “ que é a China!
Eu não sei qual é o objetivo dessa gente. Eles querem provar que os chineses são seres superiores? E se forem mesmo? O que eles querem que façamos? Que passemos a adorá-los?
Parabéns aos chineses por conseguirem, até aqui, sustentar mais de um bilhão de pessoas. Mas é um modelo de sociedade a ser copiado? Trabalho semi-escravo, censura, é assim que essas pessoas gostariam de viver?
Enfim, eu não tenho nada contra chineses, nem contra americanos ou russos, mas sou brasileiro e sinceramente não entendo gente que desrespeita e menospreza o país em que nasceu.
Em sua fase de adaptação ao “maravilhoso” mundo chinês, deveriam começar pelo cardápio, altamente tecnológico, digamos assim. auau.
Os japoneses também lançaram o seu próprio sistema GPS local, com precisão de menos de um metro.
Até 2023 o Japão lançará no total 7 satélites pra atender todo o arquipélago japonês e imediações.
https://www.google.com.br/amp/s/mobile.reuters.com/article/amp/idUSKBN18S3WG
É aquela história né velho, a China é uma maravilha e superior aos EUA em quase tudo, em breve será “superior” em tudo aos EUA.
O que eu quero ver na real é o que preferem, morar em Miami ou Pequim? porque aí não vale elogiar a China o tempo todo, e preferir morar em Miami ou NY City. Tem que ir pra Pequim e ser feliz, o resto é ser hipócrita.
Alguns pontos importantes, o sistema nao eh GPS, eh GNSS e existem 4 grandes modelos de GNSS ( GPS, Galileo, Glonass e o BDS ). Todos os sistemas possuem banda civil e bandas militares, onde entre varias diferencas podemos citar a precisao. O erro da medida e’ gerada atraves de um codigo pseudo-aleatorio, o que evita que o receptor tenha precisao de centimetros. ( banda civil ). O que ocorre nos nossos dias para o aumento da precisao sao dois processos bem distintos. O primeiro e’ focado em utilizar dois ou tres sistemas de GNSS em conjunto para anular o… Read more »
Poderia explicar com mais detalhes.
Alguém disse aí que a integração entre o Beidou e o Glonass não existe? vãs ilusões. A integração é real e os dois sistemas estão cada vez mais integrados. A única diferença é que cada um controla o seu (em caso de “desentendimento”, cada um controla o seu). Usando uma comparação para nossas vidas, o Beidou e o Glonass estão “casados”, mas com separação total de bens. Há um tempo atrás, fizeram numa Universidade Brasileira o teste comparativo entre Glonass e GPS e ficou comprovado que o GPS era mais preciso (pelo menos aqui no Brasil). No entanto, essa precisão… Read more »
Feliz Ano Novo, próspero, saudável, harmonioso e com paz. st4
Imagina um avião de combate usando isso aí? Tá aqui ó:
https://www.deviantart.com/desenvolvedor-isamu/art/I-I-L-779193558?ga_submit_new=10%3A1546351520
Mas é somente uma brincadeira.
O velho Baidu … dá arrepio.
PeiDou fedeu com sucesso. kkkkk