Caça Saab JAS 39E Gripen voa com mísseis Meteor

Caça Saab JAS 39E Gripen com mísseis Meteor

Caça Saab JAS 39E Gripen voa com mísseis Meteor
Caça Saab JAS 39E Gripen com mísseis Meteor

A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV – Försvarets Materielverk) referente a novos equipamentos para o Gripen E. Este é um contrato suplementar ao contrato anterior do Gripen E e está avaliado em aproximadamente SEK 430 milhões (US$ 47,8 milhões).

O contrato original, relativo ao desenvolvimento e modificação do Gripen E, assinado com a FMV em fevereiro de 2013, foi baseado nos termos que certos equipamentos da frota existente do Gripen C/D dentro das Forças Armadas Suecas deveriam ser reutilizados.

Em vez de reutilizar equipamentos do Gripen C/D, novos equipamentos são adquiridos para uma parte do total de pedidos suecos de 60 aeronaves Gripen E. Essa abordagem garante a disponibilidade da frota Sueca Gripen C/D em serviço operacional, enquanto o Gripen E está sendo entregue e apresentado às Forças Armadas da Suécia.

Em dezembro de 2017, a Saab recebeu um contrato complementar da FMV para novos equipamentos para o Gripen E. Este segundo contrato suplementar cobre outro lote de novos equipamentos.

FONTE: Saab

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Flamenguista

Será que a idéia era canibalizar os pobres C/D??

HMS TIRELESS

Mudaram de ideia e hoje os Gripens E da Flyvapnet serão aparelhos novos.

Alfredo Araujo

A matéria não deixa muito claro, mas quando leio “equipamentos da frota existente do Gripen C/D”, eu interpreto como os equipamentos de suporte a operação dos Gripen C/D, que no fundo, muda de avião para avião.
Ex ? Desde um mero “tijolinho” que vai nas rodas dos aviões (estacionados), unidades computadorizas de diagnósticos, até os caminhões utilizados para abastecer com combustível os aviões, dos carrinhos q levam munições dos paióis até os aviões, das ferramentas utilizadas para qualquer tipo de manutenção… e etc…
Não entendo como sendo peças do avião em questão.

nonato

Realmente. Estão muito baratos.

Marcelo

Iam utilizar peças dos aviões C/D mesmo, mas agora desistiram. Os aviões brasileiros desde o início eram 100% de peças novas.

Rodrigo M

Exato. Muito embora não veria demérito nenhum em se utilizar peças dos C/D nos “E” se fosse o caso.
Se é basicamente a mesma peça, e está em perfeito estado, qual seria o problema?
É apenas uma questão de logística.

LGFLima

Os C/D não poderiam ser oferecidos como uma opção de segunda mão para forças com menos recursos, à medida em que os E fossem entrando em serviço? Talvez o valor desses caças, com as receitas em serviços vindas de novas frotas compensassem o investimento em equipamentos novos para a produção.

Flamenguista

Acho que a Suécia não pretende abrir mão de seus C/Ds como reserva, devido a política beligerante da Rússia e, pra vender para alguem , tem que ter autorizaçao de outros países/fabricantes, por causa de componentes não suecos. A idéia seria ótima, uma vez que, um usuario de Gripen C/D naturalmente almejaria, no futuro, a aquisiçao do E/F, caso estivesse satisfeito com o caça.

nonato

Mas iam comprar pelados, já que equipamentos iriam ser retirados?
Que equipamentos?
Radar?
Casulos designadores?
Esse negócio de remendo velho em pano novo…
Um caça é entregue em 2023 com equipamentos fabricados em 2005?
Que caça de nova geração é esse?
Concordo com a alteração
Tudo no estado da arte.
Radar AESA mais recente etc.

Marcelo

Não é como você está pensando, as peças que seriam reutilizadas eram peças comuns entre as versões C/D e E/F, exatamente os mesmos PNs.

Sidy

Flamenguista 21 de dezembro de 2018 at 18:00
Acho que a Suécia não pretende abrir mão de seus C/Ds como reserva

E tem pilotos suficientes para os “Gripen E” e também para os aviões de reserva?

Ricardo Bigliazzi

Um bom avião.

Obs.: Aqui no Brasil fazemos “piada de portugues”, na França os caras fazem “piada de belgas”.

Não se amam e nunca se amarão

Ricardo Bigliazzi

ops… esse post era para o RAFALE!!!

Marcelo

Fiquei tentando entender o contexto…hehehe

Henry

Ouvi falarem que o sistema de combate que proporciona um equilíbrio perfeito entre desempenho e custo-benefício. Ao longo da concepção e da construção, a Saab garantiu que o Gripen fosse de fácil manutenção e conserto, possibilitando a oferta de custos operacionais e de manutenção moderados que não são equiparados por nenhuma outra aeronave

Edson Parro

Será que os Gripen, para a FMV, usarão “tela única” como a versão para o Brasil?

Henrique de Freitas

Sim, esse é o atual plano

Wellington Góes

Não confunda interesse por plano. O que existe, de fato, contratado são aviônicos Rockwell Collins e não AEL/Elbit.

Edson Parro

Obrigado pela lembrança Bardini.

Delfim

Além de ficarem na reserva da FMV, podem ser alugados e/ou vendidos. Serem depenados e ficarem ao léu aguardando scrapeamento seria desperdício.
.
Aliás, muita coincidência anunciarem manter os C/D, enquanto o caldo engrossa ao longo da nossa fronteira norte. Tampão à vista ?