A-29 Super Tucanos do Chile em Foz do Iguaçu – PR
Gilmar N. Guedes Leal
Spotter em Foz do Iguaçu
Ontem, 19.12, 4 aeronaves A-29 Super Tucano acompanhadas por um C-130 Hercules, todos nas cores da Força Aérea do Chile, fizeram uma escala no aeroporto internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas.
O C-130 foi o primeiro a pousar, seguido alguns minutos depois pelos Super Tucano. A previsão era de que decolassem logo após o abastecimento, contudo o C-130 parecia estar com problemas no motor direito externo, sendo repetidamente inspecionado pelos mecanicos e a aeronave se deslocando 2 vezes até o ponto de cheque dos motores.
Até as 17h30 hora local nenhum deles havia decolado, e podem ainda estar por aqui ou decolaram na manhã de hoje.
O C-130 era tinha a matrícula 992 e os Super Tucanos numerados 465, 466, 467 e 468. Clique nas imagens para ampliar.
Os aviões fazem parte de um pedido adicional de seis Super Tucanos, que a Embraer anunciou pela primeira vez em outubro de 2017.
A Embraer entregou os dois primeiros aviões deste lote de A-29B Super Tucano à Força Aérea do Chile (FACh) em meados de março, segundo fontes militares em Santiago.
Alguém sabe o destino final deles?
São aviões novos indo para o Chile, do último pedido de 6 A-29.
Esses fabricados no br ou nos eua??
Brasil.
Ótimas fotos!
Esses A-29 chilenos são bem bonitos com essa pintura.
Já eu achei o contrário, essa pintura dos chilenos consegue ser pior do que a da FAB.
A pintura da FAB faz qualquer avião ficar feio.
????
Piores que a da FAB com certeza.
O padrão mais bonito e o do Afeganistão
Esse assunto de pintura aqui rende.
Kkk
Eu acho que o avião que é feio, por isso nenhum pintura vai deixar bonito. Aquela “BOLHA”, parece um câncer, e pra completar a asa e o comprimento é desproporcional. Acho o T-27 bem mais bonito.
Leonardo, também acho do Afeganistão a mais bonita! Esse padrão de adotar só uma cor fica melhor.
Os únicos camuflados que acho bonito são dos jatos russos.
Padrão da USAF no Vietnam com dois tons de verde e bege.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSnd3JYBKMxi-8gGN1NgExRsSZaoNq9In6KVVRjm6H9lBCh89TYHQQ39u9bQQ
O Caça não tem que ser bonito. Ele tem que ser eficaz e letal.
E existem aqueles que defendem que os “parceiros” do Brasil são Argentina, Cuba, Venezuela e Bolívia.
Já os compradores do ST, mas “aliados do EUA” e consequentemente, “para essa turma”, países não confiáveis, são Chile e Colômbia.
Vai entender.
Pacto sul-americano legal seria Brasil, Chile, Colombia e Argentina!!
Chile e Colômbia são os dois verdadeiros aliados brasileiros na América do Sul.
Mais um !!
Aliados no que???
O Chile é na atualidade o mais importante aliado comercial do Brasil na região.
Durante este ano o Brasil e o Chile tem estreitado laços e cooperações em diversos campos destacando-se a área política, comercial e militar. aliás, a equipe do próximo governo se preparou no Chile.
Desmerecer “amigos” em épocas de vaca magra é fácil. A Argentina comprou o que lhe cabia no bolso, simples e prático. Além do lobby político que o Macri achou necessário, isso é FATO.
Só lembrar que é a Argentina e não o Chile que possui mais equipamentos made in “Brazil” em seu inventário.
Lembra que o Chile descartou parcerias no KC-390? A Argentina, mesmo com a FAdeA na UTI, se comprometeu com o projeto.
Marcos
Mas o que o Brasil ganhou com a “parceria” do KC-390 com a Argentina? Nada.
Não ganhamos nada? Transferir a carga de produção de algumas partes do projeto para os nossos parceiros flexibiliza a produção, além de tornar mais barato o produto final.
A Argentina usou e usa material militar e aeronautico brasileiro , e o que o Brasil usa argentino, podia estar usando a versão VCI do TAM , talvez estarmos trabalhando na Pesquisa espacial , onde sem nenhuma Base ** Estratégica ** ou ** Bem Localizada *, tem um Lançador de satélites operacional , e nós estamos voltando para trás , indo de Cavalo para Burro ! Conheça a Argentina e os argentinos , depois de opinião , palpites deixe para quando for a um Hipódromo !
A Argentina nunca foi e nunca será “amiga” ou “aliada” do Brasil.
Quando estão “por baixo”, e as vezes nem assim, se aproximam.
Simples assim.
O resto é ilusão.
Gabriel certamente não conheces nada do que postas aqui , a Argentina e os argentinos são iguaizinhos a nós , têm os mesmos problemas , os mesmos defeitos e virtudes e como dois bons irmãos , sempre terão desavenças , mas nunca serão inimigos , ok! Procures o conhecimento e não o ódio gratuito !
José,
Certamente você desconhece muito sobre geopolítica e história.
Certamente teu ramo profissional não esta vinculado a relacionamento institucional com a Argentina.
Certamente não conhece o Brasil e muito menos a Argentina ao afirmar que são iguais.
Se prefere acreditar que individualmente alguns argentinos são “bons irmãos”, perfeito, é uma escolha sua.
Mas acreditar que o pais Argentina é um pais “irmão” do Brasil é ilusão, desconhecimento e ingenuidade.
Patética sua atitude de colocar a pecha de “ódio gratuito” no comentário do Gabriel. Ele não é obrigado a ficar idolatrando a Argentina, e criticar as relações geopolíticas entre Brasil e os tais “irmãos” argentinos não é ódio. Ou somos obrigados a aceitar tudo que aquele país nos faz de cabeça baixa? A grande realidade é: sempre que a Argentina pode, atrapalha o Brasil, e se puder evitar de comprar produtos industrializados brasileiros, o faz sem pensar duas vezes. Eles são o mais próximo de um inimigo que possuímos, à exceção talvez da Venezuela ou Bolívia. Ou os brasileiros deixam… Read more »
Eu diria que uma parceria militar mais ampla na America Latina para treinamentos e operações conjuntas com certeza envolveria o Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai e Peru. Acho que dentre esses, cada um deles teria algo a adicionar aos demais.
Os demais países ou tem forças armadas corrompidas ideologicamente ou muito inexpressivas.
Você fala de forças inexpressivas, mas, e o Uruguai?
O Uruguai esta na minha lista porque e uma nação democrática, economicamente muito forte, tem cerca de 25000 soldados nas forças armadas, sendo bem organizadas entre o exército, a marinha e a força aérea, com participação em missões de paz da ONU.
A Argentina sempre será uma das prioridades brasileiras meu amigo ,um é prioridade para o outro e os doais para América Latina , é bom ter informação ! Colocar Argentina junto com os demais é simplesmente bobeira !
Amigo, a Argentina sempre será o “amigo” (inimigo histórico) do Brasil.
E eles só estão “quietos”, pois estão em crise a anos.
Assim que se recuperarem economicamente minimamente voltarão a ser os “velhos” argentinos de sempre.
E o Brasil vai voltar a ser adversário.
Esquece essa ilusão de “parceiros” e “aliados”.
Brasil x Argentina, atualmente, seria briga na favela.
A pintura do C – 130 se assemelha a usada pelos americanos.
Os tucanos estão indo sem as .50?
Abraço aos amigos comentaristas.
Olha, vou te contar algo que pode te espantar e aos demais leitores. Todos os C-130 do Chile são provenientes do EDA, sim, aquele programa que transfere equipamentos para nações amigas mas que quando o Brasil recebe é “doação” “sucata” “lixo”
Acredito que eles tenham reaproveitado a camuflagem, não sei. Creio que nós temos um vetor com a camuflagem dos “americanos”. Acho que é um UH-60
Será que as .50 estão disfarçadas ou saíram de fábrica sem elas??
Notei a falta também.
Vcs sabem que ela é removivel né ?
POde ser somente por causa do translado
Quanto custa um super tucano?
Um super tucano custa entre U$9–18 milhões de dolares, dependendo da configuração.
O valor base do SuperTucano corresponde ao valor de uma unidade completa do AH-1W SuperCobra, algo em torno de US$10.7 milhões.
Essa é para aqueles que teimam afirmar que a linha do Tucano se mudou pros EUA… Não se mudou, são duas linhas de produção.
Os argentinos deveriam ter optado por A-29 para manterem a proficiência nos seus treinamentos a para fazer patrulhas aéreas e deixasse o T-6 na formação de novos pilotos. Mas eles já tem o Pampa né?
Os argentinos operam o tucano para treinamento … alias, a FAA tem uma diversidade de aviões que deve ser um pesadelo logístico
No traslado o armamento de cano não fica instalado.
CM
Belas fotos!
Sobre as .50 não estarem instaladas. Pra que peso quando ser quer alcance? Leva elas no Hércules, é pra isso que ele veio
Bingo.
Pena não termos fronteira com o Chile. É um vizinho que não dá dor de cabeça
Justamente por isso !
Deus me livre.
Eles tem fronteira com 3 países e tiveram muitas rusgas com TODOS. Não seria diferente com o Brasil.
As fronteiras chilenas foram definidas durante anos a força de espada. A Bolívia e o Peru se juntaram em duas oportunidades pra recriar o império colonial que tinha o controle da região antigamente e foram detidos pelo Chile em ambas ocasiões. Na primeira a Confederação Peru Bolívia, venceu até o exercito argentino e só foi detida graças â intervenção chilena. Na Guerra do Pacífico tentaram novamente criar a confederação desta vez chamando-a de Aliança Peru Bolívia e foram detidos novamente. Claro que a Argentina se aproveitou disso e exigiu que as fronteiras patagônicas fossem definidas sob os seus interesses mas… Read more »
Vc deve estar brincando, se tem coisa que deveriamos agradecer é por não termos fronteira com o Chile.
Qual seria o problema de ter fronteira com o Chile
Só um complemento: Esse Hercules das fotos é um KC-130R, capaz de prover REVO para caças como os F-5 Tiger III chilenos. Esse exemplar das fotos é um dos 4 KC-130R recebidos dos EUA há não muito tempo.
Todos os Hercules chilenos, tanto C como KC, possuem essa camuflagem em tom de cinza. São 4 KC-130R, 2 C-130H e 1 C-130B. Para REVO dos F-16, possuem 2 KC-135E, também com essa pintura. Usam também essa camuflagem os F-5, os Boeing 737, 767 e o 707 Condor (AEW).
Los KC-135 de la Fuerza aérea de Chile son 3, no 2.
Son 2 Stratotankers en servicio, el 981 no vuela desde hace años.
O 981 está voando e em serviço.
No, lleva AÑOS fuera de servicio, sirviendo como fuente de repuestos.
Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai e Peru deveriam fazer esforços para criarem algo nos moldes da União Européia em questão de forças militares de ação conjunta e desembolarem nos treinamentos conjuntos todo ano criando uma força dissuasória da AS pois a falta de terras agricultáveis vai trazer ,ainda mais, os olhos de “Tundera” do mundo pra cá.
Acabei de descer aqui no aeroporto de Foz, o Hércules continua aqui parado, deve ter dado algum problema sério mesmo, e está esperando peças e suporte. os A-29 já seguiram viagem.
Alguns comentários falam em “hermanos”, “argentinos amigos”, “dois irmãos” “amigos”.
Olha, eu moro no sul, próximo à fronteira. Engana-se quem pensa que são amigos.
Até porque, são muito mais patriotas do que nós, agora, bem longe de serem “hermanos” ou amigos.
Sobre ter uma união entre o Chile e o Brasil, este é o caminho natural para a manutenção da hegemonia na América do Sul e com a assinatura de diversos tratados, tanto militares como políticos e comerciais, entre ambas nações nos últimos anos, este caminho já está sendo percorrido e este estreitamento será aprofundado pelo próximo governo do Brasil. Atualmente, a consolidação do corredor Bi oceânico permitindo exportar para o mercado Ásia Pacífico através de portos chilenos e com toda a infraestrutura que estes detém, permitirá um salto qualitativo nas relações bilaterais.