Polônia acelera planos de substituição de caças
A Polônia deve acelerar a substituição dos caças RAC MiG-29 e da aeronave de ataque Sukhoi Su-22 da Força Aérea, seguindo as instruções do ministro da Defesa do país.
Mariusz Błaszczak, ministro da Defesa Nacional, declarou repetidamente seu objetivo de remover aeronaves da era soviética do inventário de Varsóvia.
Mas agora Błaszczak instruiu o chefe do estado-maior geral das forças armadas polonesas a acelerar a implementação do programa de substituição de acordo com o requisito Harpia.
A Polônia está buscando aeronaves que possam desempenhar várias funções de combate, incluindo certas operações marítimas e missões de guerra eletrônica.
Segundo o vice-ministro da Defesa, Wojciech Skurkiewicz, “o fim da fase analítica e conceitual do programa Harpia está previsto para o final de fevereiro de 2019. As entregas de novas aeronaves devem começar em 2024.”
Os fundos para a aquisição foram alocados através do plano de modernização militar da Polônia para 2018-2022.
Até que a Polônia ofereça requisitos mais precisos, alguns fabricantes continuarão incertos com qual aeronave responder, se é que precisam. Atualmente, a Boeing pode propor o F-15 ou o F/A-18E/F; a Leonardo, em nome do consórcio Eurofighter, oferecerá o Typhoon; a Lockheed Martin pode lançar o F-16 – seja exemplares atualizados ou aeronaves de nova construção – ou o F-35, enquanto a Saab poderia responder com o Gripen E.
No final de setembro, os Su-22 da Polônia retornaram às operações de vôo, seguidos pelos MiG-29 no início de novembro, após a implementação de boletins de serviço nos motores Klimov RD-33 da aeronave e nos assentos ejetáveis K-36DM.
No entanto, as investigações continuam no acidente fatal de um MiG-29 em julho.
FONTE: FlightGlobal
Com certeza vão de aviões Americanos, não tem nenhuma duvida disso.
F 16.
Se fossem de F-35 colocariam uma baita pressão na Rússia, além de agradar bastante o governo trump.
O duro é que eles precisam de aviões ‘para ontem’ e as entregas de F-35 estão sendo lentas.
Um caça que custa pelo menos o dobro do concorrente, manutenção elevada e para poupar não foi aprovado para teste de combate… Não creio que o F-35 seja opção para ninguém neste momento. Até o JF-17 paquistanês parece ser melhor opção, pelo custo reduzido.
Um país com uma economia mediana, com gastos muito bem controlados e buscando um vetor realmente novo e com capacidade tecnológica eficaz, a resposta deveria ser com absoluta certeza o Gripen E !
Fiquei pensando nisto… F-15, Typhoon, F-35…. será que eles tem bala na agulha para tanto?
Acho que ficará entre o F-16 e o Gripen, no final das contas.
Sidy 16 de dezembro de 2018 at 16:30
Acho que ficará entre o F-16 e o Gripen, no final das contas.
———-
They already have F-16 block 52 – 36 units! Learn stuff
Wait and see….
O desenvolvimento do Gripen está mais lento que o caça de “quinta”geração da Rússia.
Bem provável que seja F-16.
Corcel 17 de dezembro de 2018 at 14:43
De onde vc tirou essa informação??? Vai no campo de busca e dá uma olhada nas matérias aqui no Aero. Assim vc saberá que está dentro do cronograma o desenvolvimento.
Venda estrategica-politica, com certeza subsidiada pelo tio Sam. Vai dar F16 na cabeça, decisao mais acertada, padroniza e economiza.
Mais um que vai de F-16… Eles são burrinhos, deveriam escolher o Gripen que é muito melhor…
Ops… Sarcasm mode off
Tava demorando alguém falar do Gripen …
Eles já possuem F-16, logo…
Vamos ver qual caças os Poloneses vão adotar, opções não faltam.
A única certeza é que será americano. A Polônia está 100% alinhada aos EUA, pois para eles é vital proteção estratégica contra a Rússia
Segundo os próprios poloneses, os americanos estão c&a para a Polônia.
Mas os poloneses não tem outra opção. Se o tempo fechar, não será a Suécia que vai ajudá-los
Essa já tá no papo dos EUA. Vão vender muito equipamento militar norte-americano para a Polônia.
Quem não vai gosta disso é a Rússia.
A Rússia precisa parar de vender gás para esses países europeus durante o inverno. Deixar o frio refrescar a memória deles, principalmente os poloneses que se não fosse os russos talvez não teriam restaurado o país depois que Hitler fez o que quis das polacas. Gratidão e memória é necessário para se viver bem com seus vizinhos próximos.
O que o senhor está dizendo é VINGANÇA, porque acredite, a Polônia paga por este gás.
Red Star, é pra rir ou pra chorar? A Rússia acordou com a Alemanha a divisão da Polônia. Os russos entraram lá estuprando todas. Polonês odeia russo. Você deveria se informar melhor.
Brincalhao….menos, menos,……a Polonia so comecou a tirar o pe do barro apos comecar a se orientar mais para a europa (otan).. De onde voce tirou tal conclusao ?/ pesquise melhor os numeros gerais de economia e outros (nao te indico nenhum guia especifico). Agora, a ex USRR e a atual Russia ajudarem algum pais a sair da merla….kkkkkk contra outra, nem a China acredita mais nisso…ou sera que acredita ???/
A Polônia foi literalmente invadida pelos russos assim como pela Alemanha nazista quando eles ainda eram aliados. Os poloneses sofreram horrores nas maos dessas duas nações, sendo que em relação ao bloco soviético, a Polônia sofreu com repressão, violencia, fome e atraso ate meados de 80. Ai a gente vem aqui e lê uma coisa dessa.
Nao gosto de baixar o nivel, mas voce merece um alto e claro cala a boca e nao fala m#%da. Junto com a Alemanha, a Uniao Sovietica acabou com a Polonia durante a Segunda Grande Guerra e o pais so voltou a ser um lugar descente depois da queda do muro de Berlin. Antes de falar groselha, va ler um pouco, animal.
Alguém me explica por favor como eles mantiveram esses aviões por tanto tempo mesmo estando em pé de guerra com os russos?
fabricam as próprias peças?
Esses caccas vieram da antiga alema oriental e foram absorvidos pela luftwafe. Sofreram algumas modificacoes em sua avionica . Apos alguns anos de uso, foram basiccamente doados aa Polonia. Sds
Mais uma que o F-16 vai levar
Da Gripen ou super lobby.
Quantos aviões eles querem afinal? Não é comentado na reportagem.