Helicóptero da FAB resgata sobreviventes de queda de avião no Mato Grosso
As vítimas foram encontradas na noite do dia 4 de dezembro
Por volta das 19h40 desta terça-feira (4) um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) localizou e resgatou com vida os dois tripulantes da aeronave matrícula PT-ICN, que decolou na manhã de sexta-feira (30) de Pimenta Bueno (RO) com destino a Santo Antônio do Leverger (MT).
Cerca de 30 militares do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) estiveram envolvidos nos quatro dias de buscas. Mecânicos do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também compuseram a tripulação.
“Já era o quarto dia de buscas e decolamos por volta das 17h para fazer um padrão onde ainda não havíamos passado com o helicóptero. Cerca de uma hora depois da decolagem ouvimos o sinal do ELT [Emergency Locator Transmitter] e continuamos circulando na região. Logo depois, nossa tripulação avistou a aeronave e já dava pra ver o pessoal acenando pra gente, mostrando que estavam vivos”, conta o Tenente Aviador Fábio Rachildes Pinto.
“Pousamos em uma área próxima, os resgateiros desembarcaram e já fizeram a ação inicial, imobilizaram os dois nas macas e levaram para o helicóptero. Mais ou menos às 19h estávamos prontos para decolar. No pouso em Cuiabá a ambulância já estava esperando para levá-los ao hospital”, completou o militar.
A operação de busca e salvamento teve início no sábado (1) e foi coordenada pelo Salvaero Manaus, contando também com a participação da aeronave SC-105 Amazonas, que realizou mais de 40 horas de voo durante as buscas.
Os pilotos do PT-ICN estavam desaparecidos desde o dia da decolagem e foram resgatados em uma região de mata, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá (MT).
Eles foram levados ao Aeroporto de Cuiabá, onde foram entregues aos cuidados do SAMU e levados até o Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG). Depois, foram transferidos para o Hospital Santa Rosa, unidade de saúde particular em Cuiabá.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Excelente trabalho da FAB. O C-295 na configuração SAR se mostrou uma excelente aquisição.
Melhor ainda é saber que ninguém morreu.
@OFF TOPIC
Está programado para o dia de hoje o lançamento do VS-30.
Só está com o radar errado: era pra ser um Radar de Abertura Sintética na Banda P.
Cel., de quem foi a decisão sobre o radar?
COPAC. O canal não é meu.
Por acaso o canal no youtube aviação militar pertence ao senhor ? Grato. Abs
Parabéns!!!! “Para que outros possam viver!”
Mas como cai avião no Brasil
Fora de contexto:
“F-35 Approved To Start Formal IOT&E (Initial Operational Test & Evaluation)”
http://aviationweek.com/defense/f-35-approved-start-formal-initial-operational-test-and-evaluation
Sobre a queda dos aviões:
Conheci uma pessoa que trabalhava em uma empresa que também atuava na manutenção de aeronaves pequenas (cesna, etc). Palavras dele:
– Só vôo em aviões que eu sei quem fez a manutenção. O que a gente vê por aí é inacreditável…….
Foram muito demoradas essas buscas.
Poderia ter sido mais rápida?
Algum procedimento poderia ser melhorado?
Como se encontra um avião desses?
Não é monitorado pelo sivam pela atitude de voo ser baixa?
Não se comunicaram com ninguém durante o voo?
nonato, você chega a ser cômico! Você por acaso sabe o tamanho da área de busca? Sabe se o avião havia declarado a rota de voo? Se a rota de voo foi declarada, você sabe se, por conta do problema que causou a queda, ele não se desviou da rota? O terreno era campo, plano ou era de mata e com colinas e depressões no solo. Se o radar do controle de tráfego aéreo acompanhava o voo, e possível estimar o lcal da queda, mas mesmo assim, a área de buscas sempre é grande. Você simplesmente decreta que as buscas… Read more »
Para o bom entendedor meia palavra basta.
Quatro dias no meio da mata pode significar a diferença entre a vida e a morte.
As buscas foram demoradas.
Se a demora foi justificada ou não é outra história.
Não é de bom alvitre fazer sarcasmo com a opinião dos colegas.
Ademais, a própria matéria é bem clara. No quarto dia decidiram procurar num local onde ainda não haviam procurado.
Meu post anterior também é claro.
Havia acompanhamento por radar?
A rota foi refeita?
De início pensei que era Manaus-cuiaba.
Mas é uma viagem bem mais curta.
Rondônia-mato grosso.
Nonato, sugiro que você vá para o 2/10 Gav e ParaSar e mude todos os procedimentos internacionais que a FAB segue.
Aliás, na próxima, vai junto com os caras e ensine a eles pois estão fora do padrão!!
Amigo, na boa, não quer parabenizar, tudo bem, mas fica na sua, por favor!!!
Cada uma que a gente tem que ler!!
Sarcasmo? Não fiz uso de sarcasmo contigo. Só disse que você é cômico pprque faz suposições e afirmações definitivas sem conhecimento dos fatos como eles aconteceram. “Ah, no quarto dia eles descobriam o avião porque passaram por onde ainda não tinham passado.” Isso reforça o que falei antes, ou seja, a área de buscas era muito grande. Se eles tivessem começado pela área onde o avião estava, teriam achado no primeiro dia. Mas, ele começam pelos locais mais prováveis. E se acharam no quarto dia, nostra que o avião estava bem mais longe do que deveria estar, pela rota estimada.… Read more »
Esse ELT tem curto alcance?
Ninguém refez a rota do voo?
O ELT é captado por satélites (406 MHz), quando funciona. O SC-105 tem capacidade de receber o sinal e triangular sua posição.
Ouvi dizer que o radar na banda P é o que tava no requisito, só não entendi porque a FAB “entubou” receber o outro…
Dessa maquineta (H60) a FAB precisava de mais 24 –
Total 40. E o EB teria que ter 40 no mínimo.
E desses, 20 com capacidade HMD, foguetes apkws e canhão de 20mm. E ainda a gatling .50 na porta.
Todos deveriam ter lançador de flare e (pasmem) freio rotor.
Essas máquinas fazem a diferença.
Como assim? Os H-60L não tem freio rotor? De onde você tirou essa informação?
Quem requisitou o radar banda P fui eu. Eu levei os espanhóis na antiga ORBISAT, em Campinas. Eu não estava mais na COPAC, e ouvi dizer que a ORBISAT não conseguiu cumprir alguns requisitos técnicos impostos pela Airbus Military. Ouvi dizer.
Bela máquina, mas é pra quem tem bala na agulha (moeda fortíssima), ou muita, muita generosidade dos EUA (ou gera muitos problemas a eles – drogas). Mais unidades ao EB?! kkkkkkk Pergunte aos que mandam lá, porque não efetivaram aquela aquisição de mais 3 unidades?! A FAB, com estes 16 UH-60L pé de boi, poderia ter 28 AW-139M (numa conta de padaria). Seriam 8 unidades a mais a sua disposição. Ambos ao preço flyway em 2012/2013: – UH-60: US$21.3 million (à FAB, isto saiu algo em torno de US$ 25 a 30 milhões por unidade, detalhe, pelados) https://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_UH-60_Black_Hawk – AW-139M:… Read more »
É só a Embraer retomar as conversas com a Leonardo, que o AW139 (assim como a variante militar), pode ser montada e mantida no Brasil. Tanto o mercado civil, como o próprio militar (o EB também tem interesse nisso), poderia ser atendido.
#Ficaadica
Parabéns aos envolvidos! Ótima atuação do Black Hawk!
Pergunta já se cogitou/cogita utilizar drones pra missão de busca?
Parabens a forca aerea brasileira.Bolsonaro nosso novo Presidente tem que dar condicoes para as Focas armadas socorrer e vigiar as nossas Fronteiras e o perímetro de 150 km que a lei ja estabelecidas garantem isso seja Fronteiras maritimas ou terrestres o povo agradece.
Parabéns a FAB, que bom encorar eles com vida.
Perícia do piloto do avião sinistrado ou sorte, em ter sobrevivido?
procurar vítimas nestas condições deve ser como procurar agulha no palheiro.
Parabéns a FAB e ao Grupamento de busca e Salvamento. Gostaria que tivessem mais aeronaves. Parabéns!!!!
Nonato, você não entende das coisas e tem a cara de pau de diagnosticar como se conhecesse. Desde quando comparava a construção de um Corolla com a construção de um caça já mostrava sinais de uma ignorância muito grande. E a pessoa que não consegue sair da ignorância é digna de pena. Mas enfim, faça um teste aí com a sua bunda sentada na cadeira em frente ao computador, da forma que está. Entre no Google maps e selecione a forma “satélite”. Depois encontre uma cidade grande apenas navegando pelo sistema, sem pesquisar o nome da cidade. Dê um zoom… Read more »
Parabéns aos envolvidos no resgate!!! 😉