F-111

F-111

F-111
F-111

Por Roberto F. Santana

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, começava o que ficou conhecido na aviação como ‘Era do Jato’ e com isso, uma corrida para se chegar à barreira do som. Em poucas décadas alguns aviões já atingiriam duas vezes a velocidade do som e notáveis aeronaves podiam até mesmo ultrapassar o Mach 3.

O voo supersônico, principalmente voos que alcançassem duas vezes a velocidade do som (Mach 2), era visto como um dos principais requisitos no projeto de aeronaves de combate, as aeronaves de caça.

Um dos maiores conflitos armados dessa época foi a Guerra do Vietnã, uma guerra que ocupou principalmente a década de sessenta, período do ápice nos projetos de aeronaves supersônicas. O Sudeste Asiático foi então, o cenário principal de combate para a estreia da aeronave supersônica com capacidade de atravessar pequenos países em pouco tempo, fazendo ataques relâmpagos e fugindo em velocidades absurdas. Era a oportunidade ideal para aeronaves como F-100, F-101, F-102, F-104, F-105, F-4, F-111, Crusader, Vigilante; darem o máximo de suas performances.

Curiosamente, a prática não se mostrou tão promissora assim para o voo supersônico. Alto consumo de combustível, falta de condições atmosféricas e de altitude ideais, distâncias na zona de combate, apoio tático para reabastecimento em voo e outros motivos, restringiram muito o uso do máximo desempenho nessas velocidades.

F-4E
F-4E

A informação abaixo mostra uma curiosa estatística do que foi o voo supersônico em combate no Vietnã:

  • Nenhum segundo de voo em combate com velocidade igual ou superior a Mach 2.2 foi registrado.
  • Nenhum segundo de voo em combate com velocidade igual ou superior a Mach 2.0 foi registrado.
  • Nenhum segundo de voo em combate com velocidade igual ou superior a Mach 1.8 foi registrado.
  • Pouco tempo de voo com velocidade igual ou superior a Mach 1.6 foi registrado (segundos).
  • Extremamente pouco tempo de voo com velocidade igual ou superior a Mach 1.4 foi registrado (minutos).
  • Extraordinariamente houve pouco tempo em voos com velocidade igual ou superior a Mach 1.2 (horas).
Strike Package da USAF na Operação Rolling Thunder
Strike Package da USAF na Operação Rolling Thunder e Linebacker

Bibliografia consultada: Northrop Case Study in Aircraft Design – William Stuart

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