IMAGENS: Caças Saab Gripen armados com mísseis Meteor e AMRAAM
Na fotos, caças Saab JAS 39C Gripen armados com mísseis Rb 98 IRIS-T, Rb 99 AMRAAM e Rb 101 Meteor ao mesmo tempo.
A Força Aérea Sueca opera 73 caças Gripen C monopostos e 24 Gripen D bipostos, todos com upgrade para o padrão MS20 (a versão final para o Gripen C/D). Essencialmente, um pacote de software, o MS20 inclui a integração do míssil ar-ar MBDA Meteor, além do alcance visual, e da bomba Boeing GBU-39 Small Diameter Bomb I; melhores modos de radar; uma capacidade de apoio aéreo aproximado digital; maior conectividade do Link 16; aprimoramentos da navegação civil; proteção química, biológica, radiológica e nuclear (CBRN) para o piloto; operações com capacidade noturna usando o SPK 39 Modular Reconnaissance Pod II; e um sistema de prevenção de colisão com o solo (GCAS).
Com 60 caças Gripen E previstos para entrar em operação entre 2022 e 2026, a Força Aérea Sueca originalmente pretendia aposentar seus Gripen C (os Gripen D seriam mantidos para treinamento de pilotos) durante o mesmo período. No entanto, em maio de 2017, o serviço divulgou que estava analisando as opções para reter um número dessas aeronaves mais antigas para compensar um déficit previsto nos números do Gripen E.
FOTOS: Jörgen Nilsson
Que fotos lindas! Na FAB a imagem será semelhante, um par de METEOR(HI) + I-DERBY (LOW) + IRIS-T …. Gripen = DISSUASÃO!
As viúvas do F-16 FOD-ido vão se rasgar de inveja.
O f35 nada mais é do que um protótipo de avião que não funciona. Isso é um fato, até colocá-lo operacional serão anos de testes. Não entendo a razão de países que necessitam de aviões de combate terem adquirido esses aviões(vide hrs Bretanha que agora está se vendo louca pra conseguir pagar por eles e arrependida de não ter pego um caça mais funcional como um typhoon ou um f18) ou Israel que já tratou logo de substituir os f35 por versões melhoradas do f16 e f15…. A resposta acredito eu, é a mesma que levou algumas nações a década… Read more »
Tão arrependida que a marinha e a aeronáutica estão brigando por eles. Um quer mais F-35B e o outro mais F-35A. Á! Num foi o japão que comprou mais 100 esses dias?
Só acho que devíamos cuidar mais de nossas pistas… Ficar perdendo avião para FO é burrice e falta de investimento.
Quantos mísseis e bombas ele leva nos hard pois?
Pergunta:
Pq ele tem que usar 2 adaptadores pra levar o míssil? Se é que são 2 e se são adaptadores mesmo.
Pq eles não vão meio que direto na asa como o F-15 leva colado ao corpo?
Isso não aumenta o peso e o arrasto do Gripen?
O que sai da asa é o pilone , todo caça possui e o outro é o trilho lançador .
OS misseis que vão colado na fuselagem são liberados por gravidade e depois disso que o motor foguete é acionado .
A aparencia do pilone do Gripen ,em relação a outros caças que me parece ser diferente .PArece ser maiores e mais largos
É preciso levar em conta que o trilho não é apenas uma simples sapata para pendurar e encaixar o míssil. Existem diversos componentes que permitem a comunicação do míssil com a aeronave e outros sistemas.
é disso que eu falo.
O do Gripen parece muito maior. E se não bastasse isso ele ainda vai outro adaptador.
É diferente do F-15 que vai quase “colado” no corpo.
Rui, os pilones subalares do Gripen podem conter compartimentos para instalação de contra medidas como chaff, flares e iscas rebocadas e indo mais longe, podem conter contra medidas eletrônicas. É um espaço que pode ser muito útil, ainda mais em uma caça compacto.
Esse tipo de “hardpoint de uso fixo” normalmente tem suas limitações também. Por exemplo, os hardpoints sub alares e ventrais do Gripen podem levar uma diversidade de mísseis, bombas, pods e, em alguns deles, tanques de combustível. Os do F-15 ou do Typhoon só podem ser usados para mísseis ar-ar BVR. Por outro lado, por dispensar qualquer equipamento extra, como sapatas para fixar os mísseis, há uma adição menor de peso (que conta para o MTOW do caça). Outra vantagem, principalmente no caso do Typhoon é que ele pode carregar 4 Meteor/AMRAAM com menor adição no arrasto aerodinâmico e RCS,… Read more »
Na verdade mísseis encaixados na fuselagem são ejetados, não caem sozinhos. Tem vídeos por aí mostrando as hastes empurrando o míssil para longe da fuselagem, antes desse ligar o próprio motor.
O motivo é garantir que a correta separação do míssil, independente das condições de velocidade e altitude externas.
Porque esses pilones são multiuso. Levam tanques, bombas e mísseis. Só que para mísseis, precisa de um rack, assim como pra levar mais de uma bomba no pilone.
No F-15 os mísseis usam trilhos fixos no pilone, mas isso porque ele tem uma asa mais alta
Já pontos que SÓ USAM MÍSSEIS como esses no F/A-18E, não precisam de rack
http://fullafterburner.weebly.com/uploads/8/4/8/6/84869598/aim-120_orig.jpg
Ali foi decolagem, acionou a APU porque não tem apoio de solo em alguns lugares.
Galante
Perdoe a ignorância, mas como sabe que a APU está acionada? Não é a exaustão da turbina?
Em qual das fotos?
Obrigado e desculpe a pouca prática.
No lado esquerdo da fuselagem, perto da cauda, você vê duas portinholas abertas. A mais atrás é da APU.
Eu reparei nas portinholas, mas achei que não poderia ser. Nos aviões comerciais a “turbininha” é mais evidente.
Obrigado pelo esclarecimento.
os números da Suécia hoje, são os que o Brasil deveria ter.
97 caças, no futuro não menos que 84, pois devem manter os Gripen C MS20 mais novos em operação.
Que o Brasil consiga atingir ao menos 70 caças Gripen E.
O x apenas é o tamanho da Suécia e o do Brasil.
A Suécia tem a Rússia do lado, o Brasil não.
Desculpe-me, mas os gripens da Suécia não adiantariam muita coisa contra a Rússia.
Até hoje funcionaram, produzindo dissuasão. Outros países não podem dizer o mesmo, como a Ucrânia.
Para defender o próprio território a Suécia não precisa de REVO.
Essas fotos ficaram maravilhosas. Estou ansioso pela chegada dos nossos Gripen.
Interessante notar como o AIM-120 apresar de antigo mantem uma proporção semelhante de diâmetro e comprimento com o Meteor…
Poderíamos adquirir mísseis Meteor sem maiores restrições, para nossos Super Gripen?
Sim. E o Meteor foi projetado tendo em mente as dimensões do AIM-120. Mas eu sou a favor de que a FAB adquira uma quantidade menor, embora expressiva, do Meteor, junto com uma quantidade maior da versão ER do Derby, que acho que, comercialmente, é chamada i-Derby. Do mesmo modo que a FAB fez em relação aos mísseis para a arena WVR, adquirindo o IRIS-T e, também, o A-Darter.
Super Gripen????
Hiper!
Um “apelido” que não pegou, mas que que foi bastante usado até, quando começaram a falar do NG. Tbm já vi chamarem o SU-35 de Super Flanker.
Qual a necessidade de proteção QBRN para um piloto de caça? Ele vai estar voando bem longe de uma.nuvem Química ou de um traço de radioisotopossoltos no ar(ex:aviões sobrevoam Chernobyl e fukushima i tempo todo).
Ele pode ter que pousar e decolar de áreas afetadas por ataques QBRN.
Um baita caça, não vejo a hora de ver ele na BACO, com direito a canopy fake e o “CO” na deriva como antigamente KKK
?v=v40
Não se usa mais o designativo de localidade para os narcotraficantes não identificarem a origem (UAE) do avião.
Obrigado pela informação Rinaldo, eu não sabia desse detalhe.
Com essas garras quem se habilita? E isso aí! Bom, bonito, barato, eclético quanto ao armamento e letal. O resto é super trunfo. Aposta que se entrar salada indiana dispara até míssil russo.
Perdão, sou leigo. Já vi umas fotos com cabides duplas num só hardpoint. Isso é mesmo possível no Gripen? Se sim, é possível ser utilizado com mísseis BVR?
Nas concepções em 3D do Gripen NG aparece um cabide duplo para mísseis BVR, mas ainda não vimos em fotos de aviões reais:
Não creio que o cabide duplo para o Meteor seja viável, na concepção artística fica bem proporcional no cabide subalar externo, porém a julgar na recente foto do voo do protótipo, o Meteor parece ser bem grande e com 2 mísseis o arrasto seria enorme.
Por isso prefiro a montagem com 5 Meteors (3 nas estações ventrais) e 2 nos cabides subalares internos com mais 4 Iris-T.
Já vi o mesmo em fotos “wallpaper” do SH, com os AIM-120 em cabides duplos.
Mas em nunca achei nada a respeito.
?resize=679%2C463&ssl=1
Um dos melhores se não o melhor 4G + !
Esse Jörgen Nilsson merece um premio pelas fotos,mais o Gripen tem seus méritos
Falando em caças defeituosos… o que é mais negócio, comprar F 35 ou SU 50?
Pergunta perigosa, se for Russófilo, obviamente o SU, já se for Americanófilo será o F-35. Na minha opinião de leigo, para o Brasil, o caminho seria o F-35 pois o Brasil é mais alinhado com os gringos do que os Russos ou Chineses. Além deste alinhamento (que não é total nem dependente) existe toda uma cultura e doutrina da FAB com equipamentos ocidentais, mais especificamente com a dos Americanos. Além disto, o F-35 é um caça mais maduro do que o SU. Não vou entrar no mérito sobre a qualidade, pois não tenho competência para isto, talvez duas ou tres… Read more »
A FAB pretende usar qual missil BVR no gripen E?
Nos Mikes eles usam um israelense se não me engano, será o mesmo?
Dizem que a FAB vai de Meteor. Como é um míssil caro tomara que façam um mix, como o colega acima defendeu, divide a compra entre Meteor e I-Derby ER, que custa um terço do valor do Meteor.
A dúvida seria saber qual o custo de homologação do I-Derby ER no Gripen E/F…
Minha dissuasão numa mesma foto viu. Em matéria de negação do espaço aéreo estaremos muuuuuito bem na fita, fora o fato de ser um multifunção.
Estamos certos em adquirir o Gripen NG. Haverá, sim boa quantidade. levando-se em conta o poder de dissuasão muito bem comentado anteriormente. Sendo 72 ou 108,não importa, teremos uma boa aeronave. sobre o F 16, esta ainda é uma aeronave de respeito e utilizada em conflitos. Basta em alguns casos modernizá-la para padrão desejado. quem dera tivéssemos dois esquadrões até a chegada do Gripen. Tudo tem haver com manutenção e capacitação dos técnicos que manuseiam diuturnamente às aeronaves e que são esquecidos ,pois não são “Caçadores”. porém são estes que fazem à aeronave voar. Lembrem-se. quanto F 35, Sukoy… Informo… Read more »
Só quero saber até quando a Saab vai ficar enrolando o Brasil pq já erá para ter começado a entregar nossos gripen ng???
A data do cronograma sempre foi 2019
Os A-Darter só vão aparecer com os primeiros gripens nacionais?
Fotos Maravilhosas, não canso de ficar olhando. Que Deus nos de Vida e saúde pra ver esta maquina voando na FAB
Ficar perdendo tempo com o “C”?!?!?!?
Quem bai querer esse “C”???? Se pode ter o “E”!!!!