Embraer comemora entrega de 1.400 unidades do avião agrícola Ipanema

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Botucatu, 28 de novembro de 2018 – A Embraer comemora a entrega de 1.400 unidades do avião Ipanema, líder no segmento de aviação agrícola no Brasil, com 60% de participação no mercado. Movida a energia renovável (etanol), a aeronave é mais ágil e eficiente, o que garante maior produtividade.

O Ipanema é usado principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, evitando perdas por amassamento na cultura e flexibilizando a operação. As principais culturas que têm demandado o avião são: soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, banana, citrus, eucalipto e café. Multitarefas, ele também pode ser utilizado para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate primário a incêndios e povoamento de rios.

O aumento da população mundial tem exigido da agricultura cada vez mais eficiência e competitividade. “A presença do Ipanema no mercado, e o resultado de 1.400 aeronaves entregues desde sua concepção, faz da Embraer uma grande aliada da produção agrícola do País”, afirma o diretor da Unidade Produtiva da Embraer de Botucatu, Alexandre Solis.

É neste contexto que a Embraer garante a constante busca pelo melhor em tecnologia e inovação: prova disso é o desempenho do modelo Ipanema 203 que garante uma faixa de aplicação de até 24 metros com excelente uniformidade, comprovado pelo estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“As melhorias incorporadas no Ipanema ao longo dos anos para atender às necessidades dos clientes explicam o sucesso da aeronave”, diz Solis. “Hoje é um dia importante, um dia de grande orgulho para a Embraer e para todos os envolvidos no sucesso deste avião. Poucas aeronaves no mundo atingiram a marca de 1.400 unidades produzidas. Este é um resultado fora da curva e nos motiva a crescer ainda mais”, complementa.

O Ipanema é um dos primeiros aviões lançados pela Embraer e fabricado de forma ininterrupta há mais de 40 anos na unidade de Botucatu (SP). O avião iniciou sua história no fim dos anos 60 com a necessidade de modernizar as técnicas agrícolas no Brasil, principalmente para o combate das pragas que, naquela época, destruíam as plantações de café. Em 31 de julho de 1970, o Ipanema fez seu primeiro voo e desde então tem evoluído em diversos aspectos, atingindo resultados importantes.

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Rinaldo Nery

Voei Ipanema na AFA, rebocando planadores do Clube de Vôo à Vela (CVV). Avião difícil de pousar.

Leonardo Araújo

Não se deve a característica da aplicação do avião?

Walfrido Strobel

Uma coisa que ouvi de um instrutor no aeroclube é que quem apreende a voar com trem de pouso com bequilha na frente como o T-23/T-25 sempre vai ter dificuldade em se adaptar ao antigo trem de pouso convencional do Ipanema.
A Tailandia teve este problema para os pilotos formados em Cessna 172(T-41 Mescalero) se adaptarem aos C-47 modernizados pela Basler.

paulo santos

interessante. essa “divisão” da embraer a boeing não quis.

Welton

Ainda bem! Espero que não leve também ATEC, VISIONA e BRADAR. São empresas estratégicas que dominam tecnologia sensíveis e pertencem a EMBRAER.

Leonardo Araújo

Até o Ipanema e o mais bonito da categoria.
Beleza é a marca da EMBRAER

Walfrido Strobel

Achar um Ipanema bonito é ser muito apaixonado pela Embraer.

Walfrido Strobel

O grande recordista de vendas nesta categoria foi o Piper PA-25 Pawnee, mais leve que o Ipanema com motor de 235 a 260 hp porém vendeu 5150 unidades, hoje é fabricado pela FADEA sob licença, também é usado para reboque de planadores.
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Rinaldo Nery

Hoje o melhor pulverizador é o Air Tractor, turbohélice.

FernandoEMB

Existem várias “categorias” de aviões na aviação agrícola… os leves, os médios e os mais pesados. E claro que os preços variam muito também.