Caças F-15E, F-35B e Rafale no Exercício Trilateral Point Blank 18-3
Nas fotos, caças F-15E da USAF da Base RAF Lakenheath, F-35B Lightning II britânico da Base RAF Marham, Rafale da Força Aérea Francesa de Mont de Marsan – França e avião-tanque Voyager da RAF de Brize Norton, voam em formação durante o Exercício Trilateral Point Blank 18-3, em 27 de novembro de 2018.
Este exercício Point Blank representa uma oportunidade para melhorar a interoperabilidade entre os aliados da OTAN e a integração entre aviões de combate de quarta e quinta geração.
Mais de 40 aeronaves da Força Aérea dos EUA, da Royal Air Force e da Força Aérea Francesa participam deste exercício trilateral.
Assista também ao vídeo disponibilizado no final deste post.
FOTOS: USAF/RAF
Na minha opnião, o mais belo caça da atualidade (Rafale) ao lado do mais feio (F 35).
assino embaixo.
mas poderia ser pior…a Boeing poderia ter ganho o JSF com o X-32 ? aquilo sim era de doer…
Verdade, não que ache o f35 feio… Para mim até é bonito menos quando está no chão, mas a voar até tem a sua beleza, diferente, mas ainda assim não é ausente de bons ângulos….
Rafale fantástico.
F-15 já mostrando a idade do projeto.
F-15E é superior ao Rafale em alcance, capacidade de armas e radar, o que o levaram a derrotar o caça francês em concorrências na Coréia do Sul e Cingapura. E por falar em radar a unidade instalada no F-15E ( APG-82) é superior, eu diria até vastamente, ao radar do Su-35.
Aceite os fatos….
É né?!
Rsrsrsrs
Hms, ainda assim, não fogem muito um do outro, na minha opinião o Rafale não é melhor por falta de vontade e até mesmo por falta de necessidade, o f15 tem orçamentos gigantes e infinitos por de trás das suas capacidades, o Rafale por sua vez é mais modesto mas nao sendo superior também não fica atrás de um caça moderno da actualidade. Ambos grandes caças, modernos, capazes e com vasto leque operacional.
Acrescentando que o Rafale não ganha concorrência por falta de peso geopolítico da França, a mesma coisa se pode dizer do que os franceses fazem relativamente às suas capacidades, que não se avistando urgência em aumentar mais (não deixa de ser um avião com programas de melhoria constante, tal como o f15) o mesmo não se pode dizer do F15 que continua a preencher várias das vértebras da espinha aérea dos estados unidos, um país em guerra constante, que portanto exige dos seus meios parâmetros mais bélicos, dando exemplo do constante aumento de capacidade de carga do F15 e da… Read more »
https://aviatia.net/rafale-vs-f-15/. No link uma comparação em “overral” dos dois, de um site minimamente reconhecido da área.
Ainda de acordo com os dados, posso dizer já que vice está enganado, por exemplo, relativamente ao alcance do F15, que não é superior ao do Rafale.
Neste link que vc postou não compara o alcance dos 2 .Nem alcance bélico e nem de translado .O que consta é que o Rafale consome mais combustivel que o F-15.
F-15 assim como qualquer outro caça de quarta geração demonstra sinais da idade. mas ele (na sua ultima versão o F-15X) é aquela coroa loira de 40 anos que passou a vida na academia mantendo o corpo em forma.
E sinceramente essa comparação pode ser feita para F-16V SU-35 (sim, o fabuloso e fantástico que na verdade é uma evolução do SU-27) MiG-35 E/A-18G e por ai vai.
São aviões fantasticos que mantidos atualizados tem um papel bem presente no campo de batalha e lutam de igual para igual uns com os outros.
Concordo
O Rafale tem o sistema de guerra eletrônica mais avançado entre os caças.
O sistema de guerra eletrônica do Rafale, o SPECTRA, não é mais avançado que o do F-35 não…
Concordo consigo hms, nesse aspecto, o f35 é de facto o caça mais recheado. É Bill, o link tem sim informação do alcance, volte a consultar, está logo no início.
Discordo vinicius
muito lindo!
Agora que eu percebi, como a barriga do F-35 é esquisita, cheia de curvas, bem diferente, junto a superfície lisa dá um o aspecto é meio orgânico.
Eu acho a barriga do F35 a parte mais bonita do avião, para mim a mais bonita de qualquer avião, assim como a do Rafale e do F16 ^^. São gostos de facto.
Eu ja acho uma das partes mais bonitas ,ainda mais quando as abas estão abertas .
Será que vai ser como nas redflag que os F35 deita e rola em cima dos caças de 4° geração? Rafale é lindo pena ser tão caro.
Entre outras aeronaves que não estão na foto e que se somariam em um caso de guerra, creio que a primeira foto já dá pra mostrar que o negócio é beeeeem mais embaixo.
Poder demais em uma foto.
Rafale simplesmente o mais belo dos caças após o Tomcat.
Gostaria de ver uma formação para delírio aqui dos amantes da aviação de caça, contrapondo a OTAN: GRIPEN NG, MIG 35 e claro o SU 57. Ficaria TOP também!
Esqueceu do mais belo de todos: O MIG 31.
O Mig-31 é um belo avião mesmo, mais bonito que o Mig-25, que ao contrário do Foxhound parece abrutalhado.
Gripen beleza mais ou menos ,MIG 35 avião feio ,SU 57 tbm .Acho queo unico avião Russo q se salva em, beleza é da familia Su-27.
Sim verdade, não coloquei também para não ficar injusto na formação o SU 35.
Realmente , lendo aí em cima descobri que realmente eu não conheço nada de caças. Parabéns!!!
Era bem mais fácil os Sukhoi virarem bolas de fogo no céu…hehehehe
F35 parece mais feio voando mesmo… Ele muito gordinho no bico que alias nem tem…
Rafale sem duvida e o mais bonito dos caças atuais mas pra mim om mais bonito de todos e o mirage2000
Off Topic:
Pilotos suecos de Viggen recebem medalha americana por escolta de SR-71 avariado durante Guerra Fria:
https://www.dvidshub.net/image/4933392/swedish-pilots-presented-with-us-air-medal
Os suecos conseguiam a proeza de interceptar o SR-71 com o Viggen, coisa que os soviéticos só conseguiam com os Mig-25 e 31.
Mas os 2 se valiam das rotas do SR-71 para interceptação, os cara fizeram por + de 20 anos a mesma rota no Baltico, pra vc ver o nível de confiança
Prezados, As propostas por detrás de ‘Rafale’ e F-15 são completamente distintas… O F-15 nasceu como uma aeronave para obter a dominância aérea. Sua função seria invadir o espaço de batalha, domina-lo e garantir as vagas seguintes. Tornou-se multifuncional apenas com a entrada em serviço do ‘Strike Eagle’, lá no final dos anos 80. Caminho similar seguiu o ‘Flanker’, que culminou no Su-35. Já o ‘Rafale’, tem em sua gênese o propósito de ser multifuncional, sendo pensado desde o início para ser uma plataforma a ser operada de terra e no mar ( por isso as dimensões que podem parecer… Read more »
Você está errado.
Desapeguem disso de caça de superioridade aérea, ou caça de ataque ao solo, isso non ecxist mais.
Um Rafale é tão bom ou até melhor que o F-15 para conseguir superioridade aérea.
Tem sensores passivos e ativos de maior qualidade e em mais numero que o F-15, e 1000x mais manobrável, tem mais aceleração, tem supercruise.
O que posso dizer é que os franceses descobriram como todo mundo, que caças multifuncao ou onminiroles podem fazer tudo que os dedicados fazem e até melhor, basta rechea-los de tecnologia.
Algusto L…
O que expus foi a origem desses vetores, isto é, pra que eles foram concebidos em suas respectivas épocas… E sim, o F-15 foi pensado para ser um vetor de dominância aérea.
Evidente que o Rafale, surgido mais de uma década depois, está a frente, e incorpora novos conceitos em sua própria gênese, possíveis pela tecnologia; como também deixei claro em meu comentário…
Mas também é claro que nos dias de hoje, o hardware que pode ser embarcado em ambos eventualmente os tornam capazes de realizar as mesmas missões, muito embora com desempenhos algo distintos…
DCS, as versões mais modernas diminuem as vantagens do Rafale.
Agora o APG-63v3 não me parece ser superior ao RBE-2 AA, o APG-82 que é.
O legion pod digamos é um pouco inferior ao IRST do Rafale por que, não tem laser e nem formação de imagem.
Sobre o Eye tiger, nunca ouvir falar e nunca vi fts dos F-15SG ou K equipados com ele.
Agora o Spectra é superior em MAGE.
Sem contar que o Rafale tem um sistema de alerta de mísseis com sistemas ativos e passivos.
Augusto L 29 de novembro de 2018 at 11:01
Você está errado.
Desapeguem disso de caça de superioridade aérea, ou caça de ataque ao solo, isso non ecxist mais.
Um Rafale é tão bom ou até melhor que o F-15 para conseguir superioridade aérea.
Tem sensores passivos e ativos de maior qualidade e em mais numero que o F-15, e 1000x mais manobrável, tem mais aceleração,****<<>>*****
-Tua informação esta errada, pois o Rafale não possui supercruise!!!
Bob, na verdade o F-15A/C voam basicamente por FBW.
A diferença em relação ao F-16 é que o Eagle possui backup mecânico e não é instável.
E o fato de não ter flaps/slats no bordo de ataque (para diminuir manutenção/peso) custou a ele uns graus nas taxas de curva em velocidades subsônicas, quando comparado com os outros caças de 4ª geração. Mas essa parte é especulação minha.
Hoje em dia o fator RCS de uma aeronave conta muito, nesse quesito o F-15 perde disparado para o Rafale, o F-15 assim como o Su-27 é uma árvore de Natal, isso é um fato.
O projeto do Rafale é mais moderno, por mais que o F-15 seja um belo caça, ele ainda continua sendo um caça do início dos anos 70.
No quesito beleza, eu colocaria o F-18 no lugar do F-15, o F-22 no lugar do F-35 e o Mirage-2000 no lugar do Rafale.
O Rafale além de ter um RCS menor, o que nem é tanto.
Também tem trocentos sensores passivos, tanto de IR quando de detecção de emissões RF, além de ter melhor aceleração, Super Cruise, e ter maior manobrabilidade que o EAGLE em altas velocidades.
Na verdade tanto o Rafale quanto o Typhoon são os reis no quesito de energia em altas velocidades.
A águia americana só seria pario para eles, se compensasse as desvantagens com eletrônica mais avançada.
Augusto, o F-15 tem um RCS bem alto, se não for o maior, é um dos.
Eu citei o RCS em favor do Rafale, mas acho que um combate aéreo seria bem equilibrado entre eles, acho que o Rafale no fim tem a vantagem, mas o F-15 iria dar trabalho, tem o fator piloto que também conta muito.
Não se esqueça que existe uma versão stealth do F-15. Manobrabilidade em alta velocidade é inútil já que a força g que o piloto pode suportar acaba limitando e os dogfights são feitos em menor velocidade.
Vamos ser sinceros, o F-15 Silent Eagle não passa de uma gambiarra, puro marketing, não tem como uma aeronave projetada nos anos 60 ser stealth, não existe milagre para isso, basta olhar as “pequenes” entradas de ar do F-15.
O mesmo acontece com o tal F-18 e seus “pods stealths”, isso é apenas marketing, ninguém se interessou.
O pessoal já malha o J-20 e o Su-57 dizendo que não são stealth, imagina um F-15 ou F-18.
Relação peso potencia e taxa de subida do Rafale é melhor
Sou mais a MUSEX com F-5 BR , A-37 e Mirage 2000 40 anos
Felipe, você esqueceu de colocar na sua lista o F-16, que aliás é mais velho que o Mirage-2000.