Bombardier cortará 5 mil empregos, venderá programa de turboélice e setor de treinamento de voo

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Bombardier Q400
Bombardier Q400
Bombardier Q400

Empresa sediada em Montreal disse que as medidas resultarão em US$ 250 milhões em economia anual

A Bombardier anunciou medidas que resultarão em 5 mil perdas de emprego no próximo ano e meio.

A empresa com sede em Montreal anunciou que venderá seu programa de aeronaves turboélices Q Series para a Longview Aviation Capital por US$ 300 milhões.

A operadora chegou a outro acordo para vender sua unidade de voo técnico e treinamento técnico, que é executada fora de Montreal, Quebec e Dallas, para outra multinacional de Montreal, a CAE.

A Bombardier disse que os movimentos resultarão em uma economia anual de US$ 250 milhões.

A Bombardier também está vendendo serviços de treinamento para a CAE por US$ 645 milhões. As transações com a CAE totalizarão US$ 800 milhões em receita para a Bombardier e devem ser concluídas até meados de 2019.

A Bombardier disse que os acordos com a Longview e CAE serão de US$ 900 milhões em recursos líquidos.

A receita do terceiro trimestre da empresa chegou a US$ 3,6 bilhões, uma queda de cerca de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. A companhia registrou um lucro de US$ 149 milhões no trimestre, melhor do que a perda de US$ 100 milhões que viu no mesmo período do ano anterior.

Os investidores ficaram desapontados com a notícia, já que as ações da Bombardier perderam mais de 15% de seu valor e estavam mudando de mãos por US$ 2,74 por ação na Bolsa de Valores de Toronto, perto do meio-dia. As ações caíram até 26% em um ponto da manhã, antes de a bolsa fechar uma negociação nas ações.

O CEO da Bombardier, Alain Bellemare, disse que os cortes e as vendas são necessários e que a empresa continuará a “simplificar” suas operações.

Antes da notícia da venda da divisão turboélice, o analista George Ferguson da Bloomberg Intelligence disse que acha que a Série Q “vai gerar pouco ou nenhum lucro” para a empresa este ano, então faz sentido vendê-la. Embora a maior parte da atenção na Bombardier esteja centrada nos aviões a jato da empresa, poucos deles fazem uma quantia significativa de dinheiro para a empresa.

Os lucros trimestrais da companhia mostram que a Bombardier recebeu 66 pedidos firmes de turboélices Q400 no final de setembro, contra 43 em dezembro passado.

Bombardier C Series virou Airbus A220
Bombardier C Series virou Airbus A220

Airbus pode comprar o restante da C Series

Isso está em contraste com a parte de transporte ferroviário do negócio, que continua gerando caixa. “O transporte gerará quase todo o fluxo de caixa, já que o setor aeroespacial … ficará estável na melhor das hipóteses em 2018”, disse Ferguson.

John Di Bert, diretor financeiro da Bombardier, disse em uma teleconferência com investidores na manhã de quinta-feira que “as ações anunciadas nesta manhã demonstram nossos esforços concentrados em aumentar os ganhos e fluxos de caixa”.

“Continuamos a tomar medidas concretas para reformular o portfólio da Bombardier.”

O porta-voz da Bombardier, Simon Letendre, confirmou que 500 empregos serão cortados em Ontário, onde a empresa emprega 6,5 ​​mil pessoas. Vai cortar 2.500 empregos em Quebec. A empresa tem 70.000 funcionários em todo o mundo.

O restante dos cerca de 2.000 cortes de empregos virão de operações ainda sem nome fora do Canadá.

O governo de Quebec deu à Bombardier US$ 1 bilhão para apoiar a C Series quando o projeto parecia duvidoso em 2016, um número que foi atingido por US$ 372 milhões em um empréstimo sem juros alguns meses depois pelo governo federal.

Ambos os movimentos foram questionados na época, e foram novamente quando a Bombardier efetivamente deu o programa para a Airbus de graça há um ano. É provável que surjam dúvidas sobre o valor desse dinheiro do governo, agora que a empresa está demitindo milhares de trabalhadores, pela terceira vez em tantos anos.

O analista da Bloomberg, Ferguson, diz que a Bombardier está totalmente comprometida em agilizar as operações e espera mais vendas de ativos que irão desnudar a empresa à sombra do que já foi.

“É provável que, se a C Series for um sucesso, a Airbus comprará o restante com custo, dadas as opções”, disse ele na quinta-feira. “A Bombardier parece pronta para se resumir a um fabricante de jatos executivos e ferroviários”.

FONTE: CBC News do Canadá

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