Airbus A220-300

Airbus A220-300

Airbus A220-300
Airbus A220-300

Por Richard Weiss, Benjamin D. Katz e Corinne Gretler

(Bloomberg) — A Swiss Air saudou a chegada de seu último avião com grande fanfarra, apelidando o modelo Airbus A220 de “avião do sussurro” e prometendo aos bairros do entorno do Aeroporto de Zurique 50% menos barulho que as aeronaves mais antigas.

Mas o rótulo acabou assombrando a unidade da Deutsche Lufthansa porque, segundo descrição dos moradores, os dois motores do avião de fuselagem estreita emitem um som parecido com um estranho uivado quando a aeronave chega à terra, irritando quem mora no trajeto do voo.

“É ainda mais barulhento do que outras aeronaves”, disse Klaus Stoehlker, porta-voz da Fundação Contra o Barulho dos Aviões, com sede em Zurique. “Eles o descrevem como algo temporário que ocorrerá apenas enquanto fazem avaliações, mas passaram nove meses e o barulho não foi embora.”

‘Acasalamento de baleia orca’

O Aeroporto de Zurique recebeu reclamações em sua linha telefônica para barulhos relatando sons incomuns quando o A220 passa pelo céu, disse uma porta-voz, acrescentando que a instalação está trabalhando com a Swiss para buscar uma solução rápida. O avião — que foi desenvolvido pela Bombardier e atualmente faz parte da linha da Airbus — não viola as regras e o som, que dura alguns segundos, não gerou a aplicação das tarifas maiores aplicadas aos jatos que emitem ruídos mais fortes.

A Airbus e a Swiss afirmaram que estão cientes da situação e em contato próximo com a fabricante de motores Pratt & Whitney, que está analisando o barulho — comparado por alguns ao canto de acasalamento de uma baleia orca — para determinar sua causa. O som “ocorre ocasionalmente” durante os movimentos do acelerador quando o A220 está em baixa potência, disse uma porta-voz da Pratt, acrescentando que a pegada total do ruído do jato ainda representa uma melhora de 75% em relação aos aviões mais antigos.

O problema, que afeta os modelos A220 aparentemente de forma aleatória, pode manchar a imagem do avião de alternativa ideal para aeroportos com limitação de ruído. Aeroportos concentradores como o de Frankfurt operam com toques de recolher rigorosos no período noturno, enquanto o Aeroporto da Cidade de Londres, também atendido pela Swiss com o avião, restringe os voos nos fins de semana.

O nome Whisperjet foi aplicado a uma série de aviões ao longo das décadas, como o BAE-146 e o Boeing 727 da Eastern Airlines, cujos motores montados na traseira deixavam a frente da cabine silenciosa, mas a traseira especialmente barulhenta.

–Com a colaboração de Frederic Tomesco.

FONTE: Economia UOL

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Hahahah é desse avião que a Embraer tem medo? Rsrs vão lá e entreguem o melhor avião regional do mercado a Boeing, um excelente negócio rsrs

Walfrido Strobel

Com a turbina aeronáutica da mesma família PW1000G deve fazer o mesmo ruido.
Aviões que usam a PW1000G nas variadas versões: Airbus A220, Mitsubishi Regional Jet (MRJ), Embraer E2, e como opçional o Irkut MC-21 e Airbus A320NEO.
Isso parece mais uma frescura dos suiços.

Wellington Góes

Parecendo o pessoal do Lago Sul em BSB. rsrsrs

DomSaf

Park Way está bem pior, acredite! Quando a Varig pousava MD11, pense…

Everton Matheus

Eu não posso avaliar algo que ainda não escutei, não estou la do lado para avaliar o mérito e a veracidade dessas informações. MASSSSSS, a Bombardier enchia a boca para falar que os seus C-séries(A220) eram as aeronaves mais silenciosas e tal, eu queria saber se esse tipo de analise(de quem vende) é feita em relação ao ponto de vista só do passageiro ou leva em consideração o publico externo também? Porque ao que parece é silencioso só para quem esta dentro. Ja li uma outra noticia similar sobre essa aeronave, mas achei que era FakeNews.

BILL27

Aqui em casa ,quando alguns aviões vem para pouso em GRU e passam sobre minha casa ,aos 3000 mts de altitude ,nem sempre acontece ,mas a ultima vez que vi ,era um A320 e os E 175 tbm faz um barulho bem maior ,pra mim o som é bonito , mas ele é mais alto e parece ser ocasionado pela desaceleração .

BILL27

Exatamente , é isso mesmo.O mesmo não ocorre com os aviões da Boeing .

Camila

Eu também percebo este som somente nos aviões Airbus, Boing não faz muito barulho em velocidade reduzida. Mas me agrada só de escutar já sei que se trata de Airbus.

Fawcett

Pena que o Sucatão foi pro lixo. Se eu fosse o Bolsonaro iria nele pra Zurique só pra acabar com esta frescura.

BRArmy

KKKKKKK BOA…

Marcos10

O motor é silencioso, porém o barulho reclamado é em baixa potência, com o avião no pátio, que emite uma frequência incomoda. Seriam duas baleias acasalando: Airbus e Bombardier.

Marcelo Paiva

A série A320 faz/fazia um barulho similar nas aproximações para pouso. Me parece que tinha a ver com a entrada do vent (respiro) dos tanques da asa. Em determinada velocidade a baixa altura era criado um efeito sonoro similar aquele produzido quando de sopra a boca de uma garrafa vazia.

BILL27

Eu gosto do barulho ,mas eu nunca consegui filmar ,pq é de repente ,quando vou pra janela o avião ja passou e o barulho tbm rs.

BILL27

Eu gosto do barulho ,mas eu nunca consegui filmar ,pq é de repente ,quando vou pra janela o avião ja passou e o barulho tbm rs.

BILL27

https://www.youtube.com/watch?v=FIBirVz7aLU

2:58 ,será que este barulho q eles se incomodam????

Addler

Cara por esse video que vc mandou eu escutei certinho no minuto 2:58 e realmente aparece um som parecido com baleia rsrs, sinistro. Essa aeronave pode ser boa, mas os nossos E-Jets dão uma surra..

Angelo

Olá BILL , muito legal sua observação .
Achei esse Vídeo em que o E190 E2 faz um ruído semelhante de longe logo no primeiro segundo do vídeo e melhor audível no minuto 3,36.Abraços!

https://www.youtube.com/watch?v=Je3f7_-ZRuA

BILL27

Exato brother ..È o memso ruido .Se for mesmo isso ,não vejo um problema tão grande .

Rinaldo Nery

Essa matéria foi paga pela Boeing?

Delfim

Pensem num instrumento de sopro, que é um tubo no qual uma coluna de ar passando vibra em frequência audível. O formato e dimensões do turbofan dão o tom e timbre sonoro.

Mauro Oliveira

Ok então, fechem o aeroporto, e quando os alemães quiserem ir para os EUA ou para a ásia, mandem eles irem de trem

tassios

A bombardier é “ruim” até na airbus kkkkkkkk