Embraer e FAB comemoram 50 anos do primeiro voo do Bandeirante
São José dos Campos, 26 de outubro de 2018 – A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram hoje uma cerimônia para celebrar os 50 anos do primeiro voo do Bandeirante, avião bimotor que representa um marco na história da indústria aeronáutica nacional e que levou à criação da Embraer em 1969 para a produção em série e comercialização do produto.
O evento recriou a solenidade oficial de 26 de outubro de 1968, quando centenas de convidados testemunharam o voo da aeronave que partiu da pista — na época não pavimentada — de São José dos Campos, interior de São Paulo. A celebração contou com a presença do Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, do primeiro diretor superintendente da Embraer, engenheiro Ozires Silva, e da atual diretoria e funcionários da Companhia.
“O Bandeirante representou muito mais do que uma aeronave, mas um novo ciclo de transformação da indústria brasileira. Ele representa um Brasil que é aguerrido, capaz de unir competência, talento e inovação”, disse Paulo Cesar de Souza e Silva, CEO e diretor-presidente da Embraer. “Esta data comemorativa nos oferece uma oportunidade para agradecer e celebrar os pioneiros da Embraer e da indústria aeronáutica brasileira, os nossos próprios bandeirantes, que desbravaram as fronteiras da tecnologia aeronáutica. A Embraer é hoje uma empresa que compete em igualdade de condições tecnológicas com as maiores do mundo porque há 50 anos um grupo de engenheiros, projetistas e pilotos ousou trazer à vida uma aeronave que se tornou uma lenda.”
“Os 50 anos do Bandeirante devem ser comemorados sob diversos pontos de vista. Inicialmente como uma continuidade da genialidade e inventividade do brasileiro no campo da aviação. Ademais, o primeiro voo do Bandeirante representa também o início da inserção do Brasil em um contexto de destaque na indústria aeronáutica mundial, por meio da criação da Embraer e do estabelecimento de sucessivas parcerias de sucesso em diversos projetos, os quais após 50 anos projetaram a empresa a um patamar de reconhecimento e excelência incontestável em nível mundial”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.
O primeiro protótipo do Bandeirante, então denominado de IPD-6504, realizou o voo de teste inaugural em 22 de outubro de 1968, com a presença da equipe técnica do projeto. O avião, pintado nas cores da FAB, deixou o hangar do X10, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), para decolar às 7h07 e retornou para pouso 50 minutos depois sob o comando do major-aviador José Mariotto Ferreira e do engenheiro de voo Michel Cury. Mas foi somente quatro dias depois que o avião foi apresentado oficialmente a autoridades e jornalistas, e o voo novamente realizado.
Digno de seu nome, o avião Bandeirante liderou o desenvolvimento da aviação regional global e impulsionou a indústria aeronáutica brasileira, com o início de uma história de sucesso que permitiu transformar ciência e tecnologia em engenharia e capacidade industrial, hoje reconhecidas em todos os continentes nos quais voam os aviões fabricados pela Embraer.
Para a construção do primeiro protótipo, decorreram três anos e quatro meses, entre os primeiros estudos preliminares e o voo inaugural. Para isso, foram gastos 110 mil horas de projeto, tendo sido executados 12.000 desenhos de fabricação, 22.000 horas de cálculo estrutural e aerodinâmico e 282.000 horas de fabricação do avião e do seu ferramental.
Ao longo de mais de duas décadas, a Embraer produziu e entregou 498 aviões Bandeirante em diversas configurações civis e militares. Atualmente, cerca de 150 aeronaves estão em operação em linhas aéreas, táxi-aéreos, entidades governamentais e Forças Aéreas nas Américas, Ásia, Africa, Europa e Oriente Médio.
Sobre a Embraer
Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.
Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Estava na cerimônia… Foi muito bacana. Um Bandeirante recebeu as mesmas cores do protótipo e foi feita uma encenação do primeiro voo… Seguido de um show aéreo com o Bandeirante, esquadrilha da fumaça, E190, legacy 650, o novo Praetor… E outros.
O discurso do Ozires foi muito emocionante e muita gente derramou lágrimas.
Esteve presente o Min da Defesa… E outras autoridades.
Depois teve batismo da aeronave e a mesma ficou disponível para os funcionários tirarem fotos, selfies, etc…
Na foto da linha de montagem o segundo a direita é algum Bandeirulha?
Aquele bico diferente é o radar?
Sim, é um Bandeirulha, o radome ampliado abriga um radar de busca marítima.
A Embraer foi muito esperta também ao adaptar os tanques de ponta de asa do Xavante no Bandeirulha para ampliar o alcance.
Agora que vi os tanques nas asas!
https://www.facebook.com/Embraer/videos/304244633742558/
Para quem não viu ao vivo ,aqui tem a cerimonia completa,foi muito bonita
Aeronave que marcou a história… Sucesso mundial e razão da criação da Embraer.
E o sucessor dele. Qual vai ser?
Creio que o sucessor foi o Brasília. O próximo, já de outra classe será o KC-390, transporte tático.
Roberto,
Já voei no tempo que meu pai era da FAB!! É um excelente avião!
Paulo
pois é, o Bandeirante é tão ruim que a FAB o opera até hoje e no lugar de adquirir um substituto, resolveu modernizá-lo. Deve ser ruim mesmo…
Concordo
OFF TOPIC
Avibras – Nova familia de MISSEIS DE CRUZEIRO brasileira:
https://www.reddit.com/r/worldroleplay/comments/6tc1sj/news_brazilian_cruise_missile_developments/
AMC-500, lançada por aviao
AVTM-500, lançada por terra
NMC-750, versao naval
INCRIVEL!!!
498 unidades! Nada mal. Um número respeitável para qualquer aeronave, mesmo nos dias atuais.
Off
Boletim Informativo da PCERJ de 25/10 informa sobre aquisição de dois helis Avibrás H125 Esquilo.
Digo, Helibrás.
Voei no p-95b é uma aeronave muito elegante e versátil.
Gostaria de saber sobre o futuro do Bandeirulha? Será modernizado?
Acabou de ser modernizado.
O Brasil não é tão bom assim em tecnologia. Deveria ter avançado mais ao longo do tempo
Temos pessoas e capacidade para fazer qualquer coisa. O que pesa é a hostilidade contra nossas empresas.
Muito me entristece não poder ter levado meu avô, que na época trabalhou na linha de montagem do Bandeirante, e viu o primeiro deles voar, com os hangares ainda sem teto, pra essa cerimônia. Mas também, poucos sabiam que ela ocorreria dentro do DCTA.
Excelente comentário. Continue assim!
MUito bem Roberto, tenho a mesma posição. Comentários assim são perfeitamente dispensáveis??! Valeu!!!
obrigado! continuarei e bem !
PS.: mesquinho é quem desdenha do avião que levou a indústria aeronáutica brasileira a um outro patamar. Quanto à sobrevivência de alguns nesse site não entendi nada. Mas creio que você seja um supra sumo da inteligência por ter achado tanto significado no meu comentário de 4 palavras. Por isso, reitero: continue assim, assim você vai longe! Abraços.
Esforço recompensado de centenas de brasileiros valorosos e visionários, como o Coronel Osires Silva e o Brigadeiro Montenegro.
O Brasil agradece a coragem deles em encarar o que parecia impossível!
Voei bastante no Bandeirante! Do meu ponto de vista foram voos excelentes no que tange à aeronave em si! É inquestionavel sua importancia para o Brasil!
Levou e leva esperança, vida e alegria aos rincões do Brasil.
Saltar, aprender a arte e ver a su importância, não tem preço. Orgulho de todos os que trabalharam, voaram ou fazem sua manutenção. Brasil com memória e com visão para o futuro.
Sei que a conparação é desigual por serem aeronaves completamente diferentes em tamanho e propósito mas o tio sam em 1969 estava aposentando mais por motívos políticos pois so construiram 2 protótipos o Xb 70 Valkyrie. Um acidentou porque um caça acertou seus 2 estabilizadores verticais e foi esse a motivação do cancelamento do projeto e o outro esta no museu da Força aérea em Ohio. Fiz essa comparação mais pela coincidência do ano 1969.
Não pode se deixar de dar crédito ao seu projetista, o francês Max Holste.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Max_Holste
Contagem regressiva para o comentarista “incansável navio de sua majestade” vir aqui lhe confrontar para dizer que isso não pode ser verdade pois franceses só projetam porcarias caras, ineficientes e rainhas de hangar kkkkk
Sim, é verdade, foi projetista dos protótipos. Depois foi embora e o avião foi reprojetado para a produção em série. Aliás uma pessoa só não projeta um avião inteiro, essas pessoas lideram e orientam.
Eu sempre achei o projeto original muito… francês. Clássico até demais. Como o Citroen 2cv.
Como dizem os ingleses, existem 3 maneiras de se fazer as coisas : a certa, a errada e a francesa.
Se quer algo bem feito, pague. De graça não espere muito.
Gostando ou não, em um país onde o empreendimento privado é visto como exploração, acaba sobrando para o Estado.
Aí o Estado se mete a empreendedor, deixando de cumprir seu papel social. Aí vira cabide deficitário de emprego.
Quando se resolve privatizar, é um Deus-me-acuda.
Caro Roberto,
Como falei no outro post, meu pai foi da FAB e pilotava o DC 3!Cancei de viajar neste avião guerreiro da segunda grande guerra!Era barulhento pra caramba, mas era o que tinha na época!!Inclusive tive um acidente em Brasília, quando o DC 3 pousou com uma roda só!Mas mesmo assim, aceitava viajar nele!!
Paulo
Interessante… Uma empresa recém criada, sem experiência, estatal… Não se limitou a trabalhar no comodismo de se pendurar em encomendas estatais… Recebeu o projeto de uma aeronave que não teria a menor chance no mercado… Projetada com auxílio e de acordo com a visão do francês Max Holste, e a reprojetou, tornando-a maior, mais moderna e com melhor desempenho. Com apoio do governo conseguiu encomendas do mercado civil e governamental. Mas ainda assim não poderia parar… A demanda não a manteria no curto prazo… Olhou e escutou o mercado externo. Mais uma vez a aeronave foi redesenhada, cresceu novamente, ganhou… Read more »
O Bandeirante pavimentou o caminho para o Brasília no sentido de abrir o mercado mundial para as aeronaves Embraer. Foi o Bandeirante que levou a marca Embraer para os quatro cantos do mundo. Tanto é que alguns operadores do Bandeirante depois se tornariam também operadores do Brasília. A visão inicial de uma família de aeronaves, a família 12X logo foi desfeita e acabou se desenvolvendo aeronaves completamente diferentes, com pouco de comum entre elas. Ou seja nunca foram uma “família”. E sim… O francês não foi o projetista do bandeirante, mas um consultor, um orientador. Mas o Bandeirante não nasceu… Read more »
Em relação a Embraer deixar de fabricar o EMB-110 eese concentrar no EMB-120, isso foi uma tendencia mundial. O mundo todo fabricava suas aeronaves Commuter de 19 passageiros e de uma hora para outra migraram para as aeronaves de 30 passageiros. Eram fabricados o Twin Otter, Farchild, Jetstream 31, Donier 228, Nord 262, EMB-110 e outros e as vendas sumiram, todos deixaram de ser fabricados, depois somente o Twin Otter e o Dornier 228 voltaram a produção limitada. Tomaram lugar os EMB-120, Short 330/360 ,Jetstream 41, SAAB 340 que depois foram desbancados pelos ERJ e CRJ entrando na fase do… Read more »
Uma correção, eu coloquei o Nord 262 na faixa do EMB-110, mas na verdade foi o Nord 260, protótipo criado por Max Holste para 17 passageiros.
Nord 260 ou Max Holste MH.250 Super Broussard:
A versão final que entrou em produção Nord 262 levava 29 passageiros.
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Fred… muito bom. Mas também acho que alguns pontos devem ser melhor explicados e esclarecidos. Como por exemplo o fato da primeira exportação do Bandeirante ter ocorrido para o Uruguai (Força Aérea) e a segunda para o Chile (Marinha). (em 1975 e 1976). A venda para a Air Littoral foi emblemática por se tratar de uma venda a uma empresa do velho continente. Mas entende que talvez estivesse pensando na primeira exportação para uso comercial. Não disse que a família 12X foi “logo descartada”… mas que os conceitos evoluíram e o conceito de “família” de aeronave deu lugar a aeronaves… Read more »
Excelentes comentários. Como se aprende sobre evolução de uma empresa. Parabéns a todos. A Embraer fez sucesso no passado para um propósito e continuará fazendo sucesso no presente e futuro. parabéns a FAB, fundadores-projetistas, técnicos e engenheiros do passado, presente e futuro. Embraer sempre. sim, começou estatal, foi privatizada e (minha opinião) continua fazendo sucesso.
Mas as coisas não vão bem, atualmente, para a EMB.
Vejam o prejú que o “zero uno” do KC-390 provocou…além do fato que as outras divisões também estão “roendo a corda”.
https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2018/10/30/embraer-registra-prejuizo-de-r84-mi-no-3-tri.htm
Sds.