Imagem divulgada mostra caças J-20 liderados por uma aeronave que poderia ser o bombardeiro stealth H-20
Imagem divulgada mostra caças J-20 liderados por uma aeronave que poderia ser o bombardeiro stealth H-20

A mídia chinesa anunciou no dia 15 de outubro que o mais novo bombardeiro stealth estratégico de longo alcance será revelado durante um desfile como parte das comemorações do 70º aniversário da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) em 2019.

De acordo com a imprensa, a China revelará seu novo avião na parada militar da Força Aérea em larga escala para marcar o 70º aniversário da fundação da PLAAF. No entanto, não há nenhuma declaração oficial ou confirmada pelo governo ou militares chineses.

A existência do programa de bombardeiros foi confirmada pelo comandante da PLAAF, general Ma Xiaotian, em 2016, embora Rupprecht tenha escrito no relatório da Fundação Jamestown que está em desenvolvimento desde o final dos anos 90 ou início dos anos 2000.

Analistas especulam que o protótipo do novo bombardeiro estratégico chinês de grande tonelagem, também conhecido como H-20, deve fazer seu primeiro voo em breve.

A televisão estatal chinesa também confirmou que o bombardeiro H-20 subirá aos céus ​​em um futuro próximo.

Além disso, a silhueta de uma aeronave desconhecida foi vista em uma noite de gala da divisão estratégica de bombardeiros da China, levando os observadores militares a especular no domingo que poderia ser o novo bombardeiro furtivo H-20. A festa de gala foi realizada em 7 de outubro em uma divisão de bombardeiros não especificada sob o comando do leste do Exército de Libertação Popular (PLA), informou o site oficial da PLAAF na quinta-feira.

De acordo com o Global Times, em uma festa de gala para construir uma “divisão de bombardeiros estratégicos de primeira classe”, a silhueta de uma aeronave misteriosa apareceu em uma tela grande em fotos divulgadas com publicidade para o evento.

A aeronave não se assemelhava às concepções divulgadas do bombardeiro estratégico conhecido da China, pois ostentava winglets em ângulo nas extremidades de suas asas, sem cauda visível. A reportagem não mencionou a aeronave misteriosa, mas os leitores online especularam que poderia ser o H-20, o bombardeiro stealth estratégico de longa distância da China em desenvolvimento.

Alguns especialistas militares dizem que o design do H-20 será espelhado no bombardeiro stealth Northrop Grumman B-2 Spirit dos EUA.

Espera-se que as especificações do H-20 incluam um alcance de 12.000 quilômetros sem uma sessão de reabastecimento e um compartimento de armas que possa transportar mais de 20 toneladas de munições, incluindo armas termonucleares.

FONTE: Defence Blog

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments