Vídeo: Saab Colaboração Real, 15º episódio
É fundamental que quem esteja no cockpit tenha plena confiança nos benefícios e capacidades da aeronave. Por isso, a opinião dos pilotos da FAB sobre o Gripen é extremamente relevante! Veja mais no episódio 15 de websérie Colaboração Real!
Entre 2019 e 2024, 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira. Para cumprir o cronograma, a Saab tem uma forte parceria colaborativa com empresas brasileiras, tais como Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra e Atmos.
A aquisição dos caças Gripen pela Força Aérea Brasileira representa um enorme salto tecnológico para a indústria brasileira, por meio de um extenso programa de transferência de tecnologia, que vai permitir que aviões supersônicos sejam desenvolvidos, produzidos e mantidos também aqui no Brasil.
Entre outubro de 2015 e 2024, mais de 350 profissionais, entre engenheiros, operadores, técnicos e pilotos das empresas parceiras da Saab e da Força Aérea Brasileira, estão indo à Suécia para participar de cursos e treinamentos on-the-job. Habilidades e conhecimentos estão sendo adquiridos pela indústria brasileira, possibilitando um extenso trabalho de desenvolvimento e produção do Gripen, incluindo a montagem final no Brasil.
A Saab, empresa de defesa e segurança, e a Embraer Defesa & Segurança inauguraram em dezembro de 2016 o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network – GDDN), em Gavião Peixoto (SP).
No dia 9 de maio de 2018 a Saab apresentou a fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo – a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que terá um papel fundamental no Programa Gripen brasileiro.
A SAM vai produzir o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).
Assista aos outros vídeos da série clicando aqui.
So quero é que chegue logo e que mais 2 lotes sejam adquiridos
Alguém sabe se o primeiro aparelho a ser entregue à FAB está em produção?
Qual o mês previsto para a entrega?
Se não me engano o primeiro brazuca em produção foi apresentado a uma comitiva que foi lá na Suécia, tem foto;
Foi em outubro do ano passado, já deve estar até voando pelo estado em que já se encontrava na foto.
Não, ainda não está voando. Esse é o que será entregue, instrumentado, no ano que vem, para os voos de teste e certificação da versão brasileira.
Ancioso para que comece a ser entregue, e que possamos ver todos, F-39+A-29+KC-390+E-99+A-1M+F-5EM e também A-4M da MB, todos operando juntos!
Então serão entregues 7,2 caças por ano, até que não está ruim! Se não houver nenhum imprevisto em 2020 já estaremos com 1 esquadrão voando.
O cronograma de entrega foi publicado aqui no PA. E em 2020 não teremos entregas para a FAB. Ano que vem será recebido o primeiro, para voos de trste e certificação e em 2021 sim, é que teremos as primeiras entregas da versão final e definitiva. Se não me engano, serão 8 células em 2021.
Cronograma de emtregas do F-39 para a FAB:
Julho/2019 – 1° voo da aeronave monoplace instrumentada da FAB
Junho/2020 – início da produção de aeronaves na Embraer
Outubro/2021 – 1° voo da aeronave biplace instrumentada
Outubro/2021 – entrega das primeiras 8 aeronaves operacionais
Novembro/2021 – entrega de mais 3 aeronaves
Agosto/2022 – entrega 1° monoposto produzido na Embraer
Setembro/2023 – entrega 1° biposto operacional
Novembro/2024 – entrega da 36ª e última aeronave (1 biposto)
Isso significa que muito provavelmente a primeira unidade brasileira já está em produção, certo?
Por curiosidade, qual é índice de nacionalização do Gripen? Como ficou a imagem das bandeirinhas? Achei muito estranho a avibras não ter sido citada.
O Gripen E 39-9 fez testes de motor. A SAAB liberou um vídeo.
O Carlos Alberto Soares bateu várias vezes nessa tecla: 2022. Pelo cronograma do colega Flanker acima, e sabendo que cronogramas assim dificilmente conseguem ser seguidos à risca, pois imprevistos acontecem, vejo que ele tinha razão, e se duvidar, pode acontecer pra lá de 2023, ainda mais vendo os rumores nada animadores do prosub.
Só hoje assisti o vídeo, então vamos a uma pergunta atrasada aos entendidos: Aos 40 seg aparece uma fiação presa por durepox (aparentemente). Isso é normal para um caça de 4ª geração em fase de desenvolvimento e/ou divulgação?
Aliás esse deve ser o C/D