MiG-29M do Egito

MiG-29M do Egito

A Argélia – um dos maiores compradores de equipamentos russos de aviação – mostrou interesse na compra de 14 caças MiG-29M/M2 que poderiam substituir os MiG-29S da Força Aérea Argelina, fabricados na União Soviética, por Bielorússia e Ucrânia. A MiG Corporation não apenas receberá lucros de várias centenas de milhões de dólares, mas também garantirá a ocupação de suas instalações de produção por vários anos. A última tentativa da Rússia de entrar no mercado da Argélia com o MiG-29SMT foi feita em 2006, mas o cliente, tendo recebido os primeiros 15 aviões, devolveu os caças ao fabricante devido à presença de peças abaixo do padrão.

O fato de que a Rússia e Argélia estão conduzindo negociações fechadas sobre a compra do esquadrão de MiG-29M/M2, foi informado por duas fontes no campo da cooperação técnico-militar, e o interlocutor na liderança do departamento militar russo disse que as partes estão discutindo a venda de 14 jatos novos. O montante do contrato potencial (levando em conta os equipamentos que vêm no kit) é estimado em US$ 700-800 milhões. Uma fonte informou ao Kommersant: “Nós presumimos que a assinatura de um contrato firme será possível em um futuro próximo”.

O Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar, na Rosoboronexport (negociando pelo lado russo) e na United Aircraft Corporation (UAC), se abstiveram de comentar ontem. A delegação militar argelina participou na semana passada do fórum internacional “Army 2018” em Kubinka, onde o vice-ministro da Defesa Alexander Coron Fomin e o chefe do departamento de abastecimento do Ministério da Defesa da Argélia, Major-General Mustafa Debbie, discutiram questões relacionadas, inter alia, com o fornecimento de armas.

A Argélia é um dos maiores compradores de equipamentos da aviação russa. Nos últimos dez anos, a frota de sua força aérea foi atualizada com caças Su-30MKA (44 unidades foram recebidas em contrato a partir de 2006, 14 por outro acordo a partir de 2015), helicópteros de transporte Mi-26T2 (14 unidades), aviões de treinamento de combate Yak-130 (16 carros). Além disso, os militares argelinos começaram a receber helicópteros de combate Mi-28NE (42 unidades foram contratadas em 2013). Segundo o especialista do Centro de Análise de Estratégias e Tecnologias Konstantin Makienko, a ativação de compras argelinas foi facilitada pela “intervenção da OTAN na Líbia”: “Se antes de 2011 eles ainda estavam olhando para os produtos dos países ocidentais, então após estes eventos eles concluíram: os parceiros mais confiáveis para o fornecimento de armas são a Rússia e a China.”

Agora a Força Aérea Argelina está armada com várias dezenas de MiG-29S e MiG-29UB soviéticos entregues pela Ucrânia e Bielorrússia. Em 2006, a Argélia queria que seu parque fosse renovado, tendo contratado 28 novos MiG-29SMTs de assento único da Rússia e seis MiG-29UBs de dois lugares. No entanto, o acordo não foi aprovado: depois de receber as primeiras 15 aeronaves, o cliente acusou o lado russo de usar peças usadas e insistiu em devolver as aeronaves ao fabricante. Posteriormente, 28 unidades MiG-29SMT entraram para o arsenal do Ministério da Defesa da Rússia, e em 2014 os militares compraram outros 16 caças.

O pedido da Argélia para o MiG-29M/M2, juntamente com o fornecimento contínuo de 46 aeronaves desse tipo para o Egito, permitirá que a RAC MiG ocupe suas capacidades por vários anos à frente.

Na semana semana passada, a Argélia assinou também um acordo para o possível fornecimento de 18 caças Su-35, durante o Fórum Army 2018.

Cockpit do MiG-29M/M2

FONTE: Kommersant / COLABOROU: Rustam Bogaudinov

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elton

esses caras da argelia parece com quem tem uma obra e chama um pedreiro de m…. e acha que o serviço ficou ruim e depois na proxima reforma chama o mesmo pedreiro de m…. para fazer outro serviço que provavelmente tambem vai ficar ruim

Antunes 1980

Qualquer país sério, jamais compraria novamente equipamentos entregues totalmente comprometidos por fraude e má fé. Como medida conciliatória, talvez os demais equipamentos russos tenham sido entregues com grande qualidade. Somente assim justificaria adquirir novamente estes Mig-29 e/ou Mig-35. Outro fator é o fato de os Estados Unidos não quererem vender seus vetores para a Argélia, ficando assim ela sem opção.

Eduardo von Tongel

Tem opção sim. China, França, Suécia, Coréia…

Marcos Andrey

França, Suécia e Coréia utilizam componentes americanos e provavelmente sofreriam embargos!

Walfrido Strobel

A questão da devolução não foi bem de peças usadas, foi de peças antigas, em 2008 a Argélia devolveu os 15 MiG-29 SMT e UBT recebidos em 2007, pois se verificou que eram células antigas que ficaram paradas na crise do fim da URSS e foram acabadas para serem entregues a Argélia, com isso o Gov. Russo decidiu ficar com os aviões. Estes aviões ficaram 10 anos na linha de produção parada com o fim da URSS e tinham seus componentes com alguma oxidação. Como continuaram a comprar aviões e helicopteros russos creio que este episódio ficou resolvido. O mesmo… Read more »

Marcos Andrey

França, Suécia e Coréia utilizam componentes americanos e provavelmente sofreriam embargos!

Daniel

Gostei da camuflagem dos Migs 29 do Egito.

André

Peças usadas…hahahahah

E tem gente que reclama de instalar pararraios….