Na data de hoje, em 1940, aconteceu um dos maiores ‘dogfights’ da história sobre o sul da Inglaterra, quando a Luftwaffe tentou destruir a RAF – Royal Air Force. Mais de 100 aviões foram abatidos no que seria lembrado como ‘O dia mais difícil’ da Batalha da Inglaterra

“The Hardest Day” é o nome dado à batalha aérea da Segunda Guerra Mundial travada durante a Batalha da Inglaterra em 18 de agosto de 1940 entre a Luftwaffe alemã e a Força Aérea Real Britânica (RAF). Em junho de 1940, os Aliados foram derrotados na Europa Ocidental e na Escandinávia. A Grã-Bretanha rejeitou propostas para uma paz negociada. Conseqüentemente, Adolf Hitler emitiu a Diretriz No. 16 das forças armadas alemãs (Wehrmacht) ordenando a invasão do Reino Unido.

A invasão do Reino Unido recebeu o codinome Operação Sea Lion (Unternehmen Seelöwe). No entanto, antes que isso pudesse ser realizado, a supremacia aérea ou a superioridade aérea eram necessárias.

A Luftwaffe tinha que destruir a RAF para evitar que atacasse a frota de invasão ou protegesse qualquer tentativa da Marinha Real de interceptar um desembarque pelo mar. Hitler ordenou que o comandante em chefe da Luftwaffe, Reichsmarschall Hermann Göring, e o Oberkommando der Luftwaffe (Alto Comando da Força Aérea) se preparassem para essa tarefa.

O alvo primário era o Comando de Caça da RAF. Em julho de 1940, a Luftwaffe iniciou operações militares para destruir a Força Aérea Real. Durante todo o mês de julho e início de agosto, os alemães atacaram comboios no Canal da Mancha e ocasionalmente campos de aviação da RAF.

Em 13 de agosto, um grande esforço alemão, conhecido como Adlertag (Dia da Águia), foi feito contra aeródromos da RAF, mas falhou. O fracasso não impediu que os alemães persistissem em ataques aéreos contra a RAF ou sua infraestrutura.

Em 18 de agosto de 1940, a Luftwaffe fez um esforço total para destruir o Comando de Caças. As batalhas aéreas que ocorreram neste dia estavam entre os maiores engajamentos aéreos da história naquela época. Ambos os lados sofreram pesadas perdas.

Entre a hora do almoço e a hora do chá, três grandes ataques da Luftwaffe foram tentados, o primeiro e o terceiro por grupos mistos de bombardeiros Dornier Do 17, Junkers Ju 88 e Heinkel He 111, escoltados por caças Messerschmitt Bf 109 e B 110 e um segundo por bombardeiros de mergulho Junkers Ju 87 Stuka, também escoltados por Bf 109s.
Os alvos eram os aeródromos de Kenley, Biggin Hill, Gosport, Ford, Thorney Island, Hornchurch e North Weald, e a estação de radar de Poling. Embora a última onda não tenha atingido seus alvos, que foram obscurecidos por nuvens, a luta não foi menos violenta ao longo da rota.

No ar, os britânicos derrubaram o dobro de aeronaves da Luftwaffe que perderam. No entanto, muitas aeronaves da RAF foram destruídas no solo, igualando as perdas totais de ambos os lados.

Mais batalhas aéreas caras e grandes aconteceram depois de 18 de agosto, mas ambos os lados perderam mais aviões combinados neste dia do que em qualquer outro ponto durante a campanha, incluindo 15 de setembro, o Dia da Batalha da Grã-Bretanha, geralmente considerado o clímax dos combates.

Por essa razão, as batalhas aéreas de 18 de agosto de 1940 ficaram conhecidas como “O dia mais difícil” da Batalha da Inglaterra.

Assista a um trecho do filme “Battle of Britain”, de 1969

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