Bell V-280 Valor voa com trem de pouso recolhido
Foram divulgadas imagens da aeronave tilt-rotor Bell V-280 Valor voando pela primeira vez com o trem de pouso recolhido.
O Bell V-280 Valor é proposto para fornecer ao Exército dos EUA o dobro da velocidade e de alcance de helicópteros convencionais. Segundo o fabricante, “o Valor é projetado para oferecer aos comandantes de manobra agilidade operacional incomparável para se auto-desdobrar e realizar uma infinidade de missões de transporte vertical atualmente inatingíveis em uma aeronave convencional.”
O programa V-280 reúne os recursos de engenharia e as capacidades industriais da Bell Helicopter, Lockheed Martin, GE, Moog, IAI, TRU Simulation & Training, Astronics, Eaton, GKN Aerospace, Lord, Meggitt e Spirit AeroSystems – coletivamente referidos como Team Valentia.
A velocidade máxima será de 519 km/h (no Black Hawk é de 350 km/h) e o preço prometido deverá ser o mesmo do Apache (US$ 35 milhões), menos da metade do V-22 Osprey. O alcance será de 1.400 km, com carga útil de 5.400 kg.
No vídeo abaixo, divulgado em maio deste ano, o V-280 Valor voando como avião pela primeira vez, mas ainda com o trem baixado.
Bela maquina!
Os Tilt-Rotors são uma revolução pois agregam aos helicópteros velocidade comparáveis às dos aviões, e cumpre lembrar que ainda nos anos 90 uma avaliação feita entre o V-22 e o CH-46E mostrou que o aparelho da Bell/Boeing tinha menos partes vulneráveis ao fogo inimigo que a aeronave mais antigas. E com as pás dobradas 10 Ospreys ocupavam o espaço de 6 Sea Knights.
Agora o desafio é reduzir o preço.
Não poderia ser uma opção de aeronave AEW para navios como o A140 Atlântico?
Se bem que pelas capacidades dele saindo no valor do apache o Valor não ta saindo nada salgado
Esse convertiplano do tipo tilt rotor tem a vantagem sobre o V-22 que apenas o rotor é que é inclinável e não todo o conjunto propulsor. Ou seja, de cara não existe o “problema” da alta temperatura do bocal de saída queimando o piso do convoo ou da pista de pouso. Também é mais seguro para o pessoal trabalhar em baixo, fixando ou removendo cargas.
Outra vantagem do V-280 é que as metralhadoras laterais podem ser utilizadas sem problema, ao contrário do V-22 que não as têm por conta de tiros poderem atingir os motores quando na posição vertical.
Se o preço for esse mesmo compensa a MB encomendar uns 3 ou 4 bichinho desse para usar com o PHM Atlântico e depois no novo NAe
Falando em paquera, neste vídeo é um L-159?
É sim.
Não é. É um AERO L-39ZA matricula N217AX pertencente a Airbone Tactical Advantage CO LLC alugado para paquera.
Todos os 24 L-159 que voam nos EUA pela Draken e Lewis Fighter Fleet LLC são cinza.
. https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTTfITQjDbHHcc9AD52THkl0veZo2BQPm9tRcZ3-n0eOp9RYTdWtYQzVXYB
Se for “35 pila mesmo ta de graça” Pra comparar, especificações do V-22 Osprey Peso vazio: 15 032 kg (33 100 lb) Peso carregado 21 500 kg (47 400 lb) Peso máx. de decolagem: 27 400 kg (60 400 lb) Velocidade máxima: 565 km/h (305 kn) Velocidade de cruzeiro: 446 km/h (241 kn) Alcance bélico: 722 km (449 mi) Alcance (MTOW): 3 590 km (2 230 mi) Teto máximo: 7 620 m (25 000 ft) Razão de subida: 11.8 m/s Capacidade de carga 9 070 kg (20 000 lb) carga interna ou até 6 800 kg (15 000 lb) de… Read more »
E perdão pelo “preciosismo” mas esse será o primeiro tilt rotor de verdade. Apesar desse “apelido” o V-22 é um “tilt engine”.
Pode ser tilt qualquer coisa, mas essas pás gigantescas faz ele parecer um monstro.
Parece até aquelas turbinas eólicas.
Perguntas aos universitários:
No caso de uma pane de motor uma aeronave de asa fixa plana, uma de asa rotativa faz auto-rotação e essa criança ai acima, faz o que ?
E no caso de pane de apenas um motor, ele tem como lidar com o empuxo assimetrico voando como aeronave e como helicóptero ?
Mazeo,
Essa aí faz as 3 coisas: plana, auto-rotação e os dois motores são interligados. Um motor só faz funcionar os dois rotores.
Tks Bosco !
Apenas achei a área de asa dele pequena, mas esses hélices devem tem uma grande capacidade de auto rotação, pq não são nada pequenos !
Pra mim, tanto essa aeronave quanto o AW609 poderiam no futuro, ser opções interessantes para cumprir a função SAR em toda a extensão de nossa ZEE.
Rui,
“Pode ser tilt qualquer coisa”
Não concordo não! A “classificação” é parte importantíssima para se entender algo, em qualquer área. Na aviação militar não é diferente.
O V-22 é denominado erroneamente como sendo “tilt rotor”, sendo que não o é de fato. O porquê disso, não faço a mínima ideia.
Basicamente há os tilt : rotor, engine, wing e body. Correndo por fora tem o “tailssiter”, que inclina o corpo todo.
Pô Bosco!
Só quis dizer que o trem é feio de dar dó, não que a tembibica da rebimboca da parafuseta fica de trás pra frente!
Calma aí jovem! Hehehehe
Nossa esta seria uma ótima aeronave para a nossa marinha e também para o exército, já pensou ela atuando na região amazônica, no A140, no suprimento de navios em alto mar, enfim, deve ter muitos usos só resta saber se o tio sam venderia pro Brasil caso houvesse interesse em verba para isso.
Transporta quantos militares além da tripulação?
Ivan BC posso estar enganado mas se não me engano são 4 tripulantes e até 14 soldados.
Alex, eu gosto muito do helicóptero aw101 (Itália e Reino Unido), bem capaz e moderno. Ele transporta 26 soldados totalmente equipados, soldados em pé e sem equipamentos transporta 38. Esse v-380 é mais rápido e tem raio de ação superior, porém, custa 10 milhões de dólares a mais e é uma aeronave mais complexa de manter. Em um contrato bem amarrado é possível a cada 2 v-380 ter 3 do aw101, o que implica em maior disponibilidade. Será que ter maior velocidade e raio de ação supera um aw101? Qual a principal finalidade de um helicóptero? não é transportar tropas… Read more »
Perfeito para o Atlântico. A MB tinha interesse no Osprey
Esta máquina promete….tanto é que logo veremos um V22 melhorado para ser seu par com maior carga paga…penso eu! Fora o Quadrireator que também penso que virá….
E também virão versões expecíficas, armadas, AsW/AsuW, etc e etc.
E nem precisa mexer nos DD,s…cabem onde ficavam o Sh60r…
Vai ser revolucionário!! Futuro batendo nas portas…
Ele tem alcance maior do que o V-22, principalmente o alcance de combate que é o dobro do V-22, porém carrega menos carga mas ainda aguenta mais que o Black Hawk. Resumindo, vale muito apena!
V-280
Combat range: 1,482 km
Ferry range: 3,889 km
V-22
Combat range: 722 km
Ferry range: 3 590 km
Olá pessoal.. fica a pergunta, por que nao haveria talvez interesse da Embraer entrar neste nicho da aviação? Seria falta de expertise?
Coisa sem ataque sem defesa..Dinheiro jogado fora.
Uma copia fajuta de Mi-30 abandonado pela sua inutilidade no campo de batalha e gasto da grana que sempre esta em falta..Mas quem quer acreditar num milagre ta ai : V-280! Futuro sem futuro (um troço de “linhas de traz”)..
Estou impressionado com essa analise técnica e totalmente embasada. Vou repassar para a Bell e o governo americano para que cancelem o programa
ScudB,
É você mesmo?? rsrss
Que isso? Como desenvolver uma aeronave VTOL duas vezes mais rápida que um helicóptero do mesmo porte e com 3 vezes o alcance e ainda sem restrição no modo pairado, pode ser dinheiro jogado fora?
Em relação ser cópia do Mi-30 que sequer passou de maquete você pegou pesado. rsrsss
Ele é descendente direto do XV-3 da Bell, que realmente voou na década de 50.
Sr. Bosco , boa noite. contei 11 empresas de certa forma envolvidas no projeto e creio que doravante tanto Boeing quanto Embraer poderão entrar caso se houver outras empresas interessadas em uma nova corrida para lançar um novo projeto mais audacioso. Sinceramente gostei deste Valor e também do Osprey 22 são aeronaves distintas , creio para missões distintas. Gosto deste tipo de disputa entre empresas. este é o jeito que o capitalismo, liberdade em criar, produzir e evoluir qualquer que seja o produto. Odiaria como odeio a estatização de qualquer que seja os meios de produção. finalizando e parafraseando Ozires:… Read more »
Sr Bosco. Boa noite,. contei 11 empresas envolvidas na engenharia do projeto. Creio que a Boeing mais Embraer e quem sabe outras empresa poderão participar de mais um programa que veremos brevemente. excelentes aeronaves. O valor e o Osprey. Podemos ter uma nova proposta? equanto ao Shinocs como transporte. acredito que não existe substituto para helicópteros e sim aperfeiçoamentos e desenvolvimentos. Por favor podemos ter uma terceira via de aeronave? Obrigado.
Sergio, Sem dúvida não há nada melhor que um helicóptero quando se quer da aeronave extrair o máximo relativo à capacidade de elevação de cargas. Nisso, os convertiplanos e helicópteros compostos jamais serão melhores que os helicópteros “puros”. Mas o nicho dos convertiplanos e helicópteros compostos é onde se quer abrir mão de algumas características dos helicópteros puros em favor da velocidade e do alcance. Em vista disso acho que nunca os helicópteros puros serão substituídos mas sem dúvida esses novos conceitos são o futuro no tocante às asas rotativas. Quanto à Boeing, ela tem um outro programa junto com… Read more »
Sr Bosco . Espetacular. Espero que a Boeing/sikorsky consiga este projeto e que a Embraer entre nesta. Parabéns. Liberdade, criatividade, capacidade intelectual. Empresas, parcerias, geração de empregos. O capitalismo dá esta condição de crescimento e progresso. Obrigado.