F-18 Hornets do Blue Angels

F-18 Hornets do Blue Angels

F-18 Hornets do Blue Angels
F/A-18 Hornets do Blue Angels

A Boeing recebeu um contrato de US$ 17 milhões para converter nove caças F/A-18E e 2 F/A-18F para a configuração Blue Angel.

A partir de 2022, os Blue Angels da Marinha dos EUA (US Navy) voarão no F/A-18E Super Hornet durante os shows aéreos.

O Esquadrão de Demonstração Aérea da Marinha dos Estados Unidos da América, popularmente conhecido como Blue Angels, foi formado em 24 de abril de 1946 e é a primeira equipe do mundo de acrobacia aérea e demonstração militar aérea.

Originalmente, a equipe era composta por três aeronaves por formação, passou para quatro, e atualmente opera com seis aeronaves por apresentação. Há ainda uma sétima aeronave para suporte, no caso de um eventual problema mecânico em alguma outra das aeronaves.

São divididos em dois grupos: o primeiro é composto por quatro aeronaves e apresenta formações em baixa velocidade (o grupo “diamante”); o segundo grupo, composto por duas aeronaves, apresenta manobras pouco abaixo da velocidade do som, o que demonstra as habilidades dos F/A-18 Hornet. No final da apresentação, as seis aeronaves reúnem-se para a formação delta.

Em sua história, 26 pilotos do grupo faleceram em acidentes de apresentação ou treinamento. Segundo dados de 2006, 262 pilotos tinham passado pelo grupo, o que resulta em uma taxa de fatalidade de 10%.

O orçamento do Blue Angels em 2011 foi de US$ 37 milhões, provenientes do orçamento de Defesa.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Telles

Legal! As celulas atuais já foram bastaaante usadas.

Rodrigo M

Tal como, retirada do canhão (meio óbvio) talvez do gancho de parada, redimensionamento de componentes internos para manutenção do CG? talvez até alguma modificação no motor?? Entre outros.. Agora não me recordo de matéria semelhante em relação aos nossos ST da esquadrilha, será que passaram por alguma “tunada” também? Seria interessante mais detalhes a respeito dessa(s) conversão(sões).

Gustavo

pude ver acrobacias tanto no hornet quanto no Super hornet ao vivo, do Super hornet com o piloto de testes da Boeing inclusive, acho que as manobras não devem se alterar nos Blue angels, talvez ganhe uma ou duas de baixíssima velocidade pela maior potencia dos motores, mas o ponto é que ambos foram sensacionais e as melhores memorias que tenho até hoje. Nada chegou perto para mim, mesmo porque sou fã de carteirinha dessa família hornet/SuperHornet. Os blue angels estarão bem servidos e continuarão muito melhores que os Thunderbirds. rs

HMS TIRELESS

Você já assistiu as duas equipes (Thunderbirds e Blue Angels) Gustavo? Poderia discorrer para nós as diferenças entre elas?

Gustavo

Não, somente os blue angels. Os thunderbirds é mais uma brincadeira visto a “provocação” interna nos EUA sobre quem são os melhores por lá. Os thunderbirds só vi no youtube mesmo.

Rui Chapéu

aonde vc viu?

Oshkosh? ou em algum outro evento anual?

JCuritiba

Se for no mesmo lugar que eu, foi na AFA no Portões Abertos de 2012, caso não me falhe a memória. Foi muuuuuito bom!!!!

Gustavo

JCuritiba, Na AFA estava presente também, o piloto da boeing fez miséria com o SH… Fato engraçado, todos os pilotos americanos ficaram de boca aberta com uma churrascaria na cidade, comeram tanto que parecia que não comiam há um mês. hahaha ficaram quase 10 dias por aqui, muito abertos em responder as dúvidas que tínhamos. O piloto que mais conversei foi Steven (ele era do Strike Fighter Squadron 122 VFA 122 “Flying Eagles”), mostrou vídeos no celular dele do dia a dia do porta-aviões, treinamentos e ele tinha mais de 2 mil horas no SH, instrutor do SH e tinha… Read more »

Gustavo

Toronto

Sidney

Especulando! Qual seria o substituto do F-16 para os Thunderbirds? Um novo F-16 zerado? O F-35?Ou este é proibitivo considerando seu valor? Mas sendo eles tão ricos, não seria uma possibilidade pela capacidade de impressionar e levar a mensagem do poder que possuem.

Walfrido Strobel

Eles tem F-35A do primeiro lote desatualizado que não devem modernizar, se quiserem poderão deslocar alguns para os Thunderbirds.
Mas não devem ser tão manobráveis e bonitos como os F-16, não ficaria bonito uma esquadrilha de F-35.

Rui Chapéu

E se fossem F-35B ??

Ah, esqueci que o B é dos Marines…

Clésio Luiz

Existe a possibilidade de usarem o vencedor da concorrência T-X, já que a USAF está cortando gastos de todas as formas. Manter uma esquadrilha como os Thunderbirds pode sair caro demais com o F-35.

Vale lembrar que o T-X será supersônico, usando o motor F404.

HMS TIRELESS

A-4 bem levinho deveria ser um espetáculo voando! Tem até um clipe do Van Halen com eles, Dreams:

https://www.youtube.com/watch?v=u5JdDDxqikU

Marcelo-SP

Que show, esse vídeo!!! Van Halen, A-4’s… Respira os lindos anos 80!!! Valeu por compartilhar, Tireless!!!

Delfim

E aqui botaram A-29 para a Fumaça. Há quem diga que o AT-27 tinha desempenho acrobático melhor.

Clésio Luiz

Em taxa de curva deve ser melhor, mas o T-29 acelera melhor, sobe mais.

Thiago Telles

Rodrigo, eles mantem os ganchos de parada.

Russian Bear

Os Blue Angels estão mais bem equipados que a FAB! Eles tem meia dúzia de SuperHornet’s, que dão uma surra nos nossos F-5 da década de 70.

Overandout

Quem pode, pode.

Russian Bear

Ainda prefiro os Russian Knights com seus Su-30SM.
Eles sim sabem fazer acrobacias aéreas com o caça mais manobrável do planeta !

Rodrigo Maçolla

Também tive o prazer de ver os dois tipos em 2012 na AFA nos 60 anos da Fumaça, no sábado de manhã tava chovendo e o teto baixo mesmo assim ocorreram as demonstrações foi possível ver o Hornet Legacy de demonstração do Canadá – CFA-18 e F-18 Super Hornet com o piloto de teste da Boeing, e cheguei a conclusão de que o Hornet Legacy é sim um pouco mais ágil, mais nada tão diferente, Me impressionou bastante as passagens que o CFA-18 fez a baixa altura em grande velocidade seguido de curva, muito rápido mesmo. No Super Hornet o… Read more »

Thiago Telles

Engracado q em osh os blue angels nao voavam em formação completa até esse ano 2018. Parece esse ano foi o primeiro com formação completa. Parece, nao sei se foram mesmo completos. Alguma coisa c restrição do espaço aereo d oshkosh por estar muito dentro de areas residenciais para manobras em conjunto c aeronaves desse porte. Oq nunca entendi bem pois oq nao falta ali é aeronave voando em formação de dezenas ao mesmo tempo. Pelo menos era essa a história ou justificativa. Ia apenas uma aeronave representando. Já em sunnfun q é bem mais isolado me parece nunca houve… Read more »

Billy

Dreams.

Thiago Telles
Saldanha da Gama

Enquanto o Gripen não chega, faço minha mente pensar que estes caças são nossos, com parte das nossas cores, que aliás são bonitos pra caramba! Sonhar ainda não custa nada, assim como respirar (nem sempre) st4

HENRIQUE

Tive a oportunidade de assistir a THUNDERBITS, achei as manobras meio sem graça isso é opinião minha como também a EDA com o super tucano e achava as manobras com o T-27 melhores, não resta dúvidas que o A-29 é maior e tem mais potência. um grande abraços em todos.

Sérgio Luís

Fantástica a aerodinâmica!!!
A tripulação fica “distante” do restante da aeronave e acima da linha superior do “charuto” dando uma ótima visualização para dogs!

Ypojucan

Também vão comprar um C-130J ex-RAF ( da versão curta “C5”)para substituir o cansado C-130T matricula 164763, que dá apoio aos deslocamentos por onde a equipe passa. Tudo novo nos BLUE ANGELS.