Projeto 14-X: IEAv recebe fase 2 do projeto executivo para ensaio em voo do motor scramjet

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14-X
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O Projeto 14-X tem como objetivo principal demonstrar em voo a operacionalidade de um veículo waverider integrado ao motor scramjet, a uma velocidade equivalente a 10 vezes a velocidade do som (número de Mach 10) na atmosfera sensível (estratosfera). Atualmente, está planejado para o ano de 2020 o primeiro ensaio em voo do sistema de propulsão (motor scramjet) do 14-X, com o intuito de validar as simulações computacionais e os dados de laboratório relativos ao princípio de funcionamento do motor (combustão supersônica), além de operacionalizar subsistemas críticos do motor scramjet.

Para tanto, o IEAv conta com a parceria da empresa Orbital Engenharia para a elaboração do projeto executivo de integração do motor scramjet 14-X S ao veículo hipersônico acelerador (foguete de sondagem do IAE). A entrega dos serviços contratados está ocorrendo por meio de 4 (quatro) fases, das quais: 1) Entrega da documentação da definição da missão; 2) Entrega da documentação da configuração do sistema integrado; 3) Entrega da documentação do projeto preliminar; e finalmente 4) Entrega da documentação do projeto detalhado.

No início do mês de julho, a empresa contratada realizou com sucesso, e no prazo, a entrega da fase 2 acima mencionada, a qual se refere à montagem, transporte, preparação e integração do demonstrador 14-X S para lançamento, bem como as especificações de equipamentos de telemedidas e telecomandos, entre outras configurações.

Para o Diretor do Instituto, Cel Av Lester de Abreu Faria, “pouco a pouco as dificuldades vão sendo superadas e o domínio da tecnologia alcançado. A fase 2 do contrato é um importante marco do projeto, uma vez que começamos a verificar e entender o veículo como um todo integrado e a chegar mais perto do grande desafio atual que é ver o protótipo voar e confirmar todos os nossos estudos até aqui, em busca do domínio da tecnologia hipersônica”

IEAV, IFI, IAE, CLA, DCTA e Orbital Engenharia finalizam a SRR do demonstrador tecnológico “SCRAMJET 14-X S”

No Projeto PROPHIPER (Propulsão Hipersônica), o 14-X é um protótipo de aeronave hipersônica não tripulada (VANT) brasileiro, ainda em desenvolvimento, mas já com bons resultados em simulações e ensaios de solo. Esta aeronave será equipada com um motor scramjet, o qual é integrado na fuselagem, sem partes móveis. O seu princípio de funcionamento se baseia no fato de que, durante o voo, o ar flui de acordo com a geometria do veículo e com a sua velocidade, sendo dirigido para o motor na parte inferior da aeronave. Utiliza o “conceito waverider”, no qual uma onda fornece sustentabilidade necessária para o seu voo. Tanto a aeronave quanto o motor são de construção totalmente brasileira, estando o IEAv se preparando para lançamentos próximos.

Nesse sentido, no dia 7 de junho de 2018, reuniram-se diferentes atores, dentre os quais a empresa Orbital Engenharia (contratada para elaborar o projeto executivo de engenharia de sistemas visando à integração do demonstrador tecnológico scramjet 14-X S a um veículo acelerador hipersônico (VAH)), e especialistas do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do próprio Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), os quais se reuniram para revisão dos requisitos de sistema (SSR) do motor scramjet 14-X S, fase essa de extrema importância para a continuidade do Projeto. Tal revisão proporciona o início da fase de projeto preliminar do motor.

Conforme comentado pelo Gerente do Projeto 14-X, Israel Rêgo, “Avançamos muito desde a revisão de definição de missão (MDR), acabamos de finalizar a SSR e agora estamos prontos para detalhar o projeto do demonstrador”, afirma o especialista.

A elaboração do projeto executivo supracitado (contrato nº 035/GAP-SJ-IEAv/2017), dar-se-á por meio de 4 (quatro) fases:

  • Fase 1: Entrega da documentação da definição da missão (revisada em 16/05/2018);
  • Fase 2: Entrega da documentação da configuração do sistema integrado(revisada em 07/06/2018);
  • Fase 3: Entrega da documentação do projeto preliminar (prevista para novembro de 2018); e
  • Fase 4: Entrega da documentação do projeto detalhado (prevista para janeiro de 2019).

Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “o projeto PRPHIPER se mostra como um grande e relevante ponto de inflexão não só para a tecnologia nacional, mas ainda para a Base Industrial de Defesa e para o desenvolvimento do Cluster Tecnológico de São José dos Campos e cidades do entorno. Assim, cada passo que damos e cada desafio que superamos, se mostra como um grande avanço para o Brasil, nos cenários social, tecnológico, econômico e tantos outros que possam se beneficiar de grandes ideias e projetos como esse”.

Comparação entre o funcionamento de um motor a jato convencional e um motor scramjet
Comparação entre o funcionamento de um motor a jato convencional e um motor scramjet

FONTE: Instituto de Estudos Avançados – DCTA

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