Caça J-20
Caça J-20 (clique nas imagens do post para ver os detalhes)

Imagens mais recentes, que surgiram recentemente na Internet chinesa, mostram um caça stealth J-20 sem sua tinta cinza e em seu revestimento primário saindo da fábrica da Chengdu Aircraft Company e testando o aeródromo.

O J-20 já tinha sido visto em seu revestimento amarelo antes, mas essas imagens são muito detalhadas em comparação à grande maioria das que surgiram no passado. Os  símbolos de dragão no nariz e cauda foram adicionados em editor de imagens e não foram realmente pintados na aeronave.

As imagens mostram as áreas onde as antenas estão colocadas abaixo do revestimento do J-20, bem como onde outras estruturas compostas furtivas são usadas para minimizar a seção transversal do radar da aeronave. A grande Diverterless Supersonic Inlet (DSI) do J-20 também é mostrada em detalhes, incluindo vários painéis porosos que também ajudam a separar o ar da camada limite turbulenta de sua superfície – um processo necessário para alimentar seus motores com fluxo de ar estável em todo o seu envelope de voo.

Os grandes canards de manobra do jato também são exibidos em grande estilo. Essas superfícies de controle ajudam a dar ao grande jato sua agilidade, embora seja improvável que eles se movam muito quando a aeronave está em configuração de cruzeiro de combate, onde minimizar sua assinatura de radar frontal é fundamental para sua sobrevivência. Eles também funcionam como grandes freios de ar durante o rolamento após o pouso.

Uma lente Luneburg também é vista abaixo do jato para fornecer um amplo retorno do radar. Como os caças stealth norte-americanos, esses dispositivos são usados ​​para ajudar os controladores de tráfego aéreo a ver a aeronave durante voos de trânsito e para algumas operações de treinamento. Em alguns casos, eles também mascaram a verdadeira natureza da assinatura de radar da aeronave.

No nariz do J-20, são vistas aberturas para um sistema de alerta de aproximação de mísseis e o que poderia eventualmente ser um sistema eletro-óptico de abertura distribuída, assim como tiras de luz de voo em formação embutidas perfeitamente na superfície do jato. Um único tubo pitot é visto no mesmo local que o encontrado no F-22.

Talvez o mais interessante de tudo seja o sistema de sensores ópticos sob o nariz. No passado, a China tinha sido bastante sensível ao exibir sensor montado no queixo, com a imagem borrada em vídeos e imagens oficiais do J-20. Durante muito tempo, o sistema ainda não existia, mas agora, após anos de desenvolvimento de aviônicos, uma capacidade eletro-ótica montada no queixo parece ter se tornado operacional na crescente força J-20 da China, e a PLAAF está mais disposta a mostrar em fotos.

Muito pouco realmente vaza da China em relação a sistemas de armas sensíveis sem o governo permitir. Em outras palavras, eles nos permitem ver o que eles querem que vejamos.

O sistema parece ser um análogo ao sistema de direcionamento eletro-ótico (EOTS) do F-35, com capacidade de vigilância multifunção e designador a laser.

Custos e produção

O custo revelado de pesquisa e desenvolvimento do J-20 foi estimado em mais de 30 bilhões de yuans (US$ 4,4 bilhões), com um custo por aeronave de US$ 110 milhões.

Os analistas estimam que seis J-20s estão em serviço ativo, identificados com números de cauda 78271-78276, e o tamanho da frota já pode ter dobrado até o final do ano passado com novas aeronaves que saíram, embora lentamente, da linha de produção.

Mas o início lento da produção do J-20 não é um caso incomum. É realmente um longo voo da entrada de um serviço de aeronaves para a produção em massa.
O F-22 teve seu voo inaugural em 1997, mas a produção de pequenos lotes não começou até oito anos depois.

Em 2011, a produção do F-22 foi encerrada devido aos altos custos envolvidos e à falta – na época – de qualquer aeronave que pudesse desafiar seu domínio.

O F-35A, variante de pouso e decolagem convencional do Joint Strike Fighter, demorou ainda mais – 10 anos para ser exato – de voos de teste no final de 2006 para produção em baixa cadência em 2016.

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