LCA Tejas na linha de montagem
LCA Tejas na linha de montagem

Dois contratos foram assinados entre a Força Aérea Indiana (IAF) e a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para aquisição de (i) 20 aeronaves LCA Tejas padrão Initial Operational Clearance (IOC) em 31 de março de 2006 para serem concluídas até dezembro de 2011 e (ii) 20 aeronaves padrão Final Operational Clearance (FOC) em 23 de dezembro de 2010 para serem concluídas até 2016.

Do total de 20 aeronaves IOC (16 caças e 4 treinadores), 9 caças foram entregues pela HAL para a IAF até o momento. A produção de 11 aeronaves IOC restantes (7 de caça + 4 de treinamento) está sendo realizada na HAL. A aeronave é atualmente capaz de realizar Operações de Defesa Aérea e o ataque terrestre convencional com bombas pesadas.

A produção de 20 aeronaves FOC será retomada após a liberação do FOC pela Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA) para a qual a meta atual é dezembro de 2018.

A fim de acelerar a produção de aeronaves leves de combate (LCA) Tejas e obter a liberação da FOC dada pela ADA, as seguintes iniciativas foram tomadas:

  • Para aumentar a capacidade de produção de 8 aeronaves existentes para 16 aeronaves por ano, o Governo da Índia (GoI) sancionou o montante de Rs.1381.04 Crore em março de 2017.
  • Melhorar a cadência de produção do LCA Tejas principalmente através da terceirização de módulos principais para parceiros privados com a HAL passando para o papel de integrador principal.
  • Estabelecimento de segunda linha para atividades estruturais e de equipamento na Divisão de Aeronaves, HAL.
  • Aumento no número de gabaritos para fuselagem dianteira, fuselagem central, fuselagem traseira e asas.
  • Redução do tempo de ciclo de fabricação através de melhor gerenciamento da cadeia de suprimentos, aprendizado e aumento de mão de obra.
  • Modularização de teares elétricos para redução do tempo de ciclo de aeronaves.

Além das 40 aeronaves (20 IOC e 20 FOC), o Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) liberou a aquisição de 83 jatos LCA Mk1A para o IAF para os quais a cotação foi submetida pela HAL.

Além disso, a fim de reforçar a força dos esquadrões de caça, o governo da Índia também planejou fabricar aviões de combate através do modelo de Parceria Estratégica.

Estas informações foram dadas por Raksha Rajya Mantri Dr. Subhash Bhamre em uma resposta escrita ao Dr. Banda Prakash em Rajya Sabha hoje.

FONTE: Ministério da Defesa da Índia

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments