Entrega do primeiro PC-21 à QinetiQ
Sob o contrato firmado com a empresa britânica QinetiQ em 2016, a Pilatus fornecerá dois PC-21 para a Escola de Pilotos de Teste do Império (ETPS), sediada em Wiltshire, no sul da Inglaterra. Operado pela QinetiQ, o ETPS funciona como um centro de treinamento para engenheiros de teste de voo e pilotos de teste, e desfruta de excelente reputação em todo o mundo.
Em 17 de julho, Markus Bucher, CEO da Pilatus, apresentou um souvenir tradicional suíço a Steve Wadey, CEO do QinetiQ Group Plc, para comemorar a entrega de seu primeiro avião de treinamento PC-21. O segundo PC-21 será entregue no quarto trimestre de 2018 e será usado nos cursos de treinamento de pilotos de teste que terão início no início de 2019.
O PC-21: uma parte importante do novo programa de treinamento
Os dois PC-21 foram produzidos com um recurso de Instrumentação de Teste de Voo totalmente integrado para uso pela ETPS em pilotos de teste de treinamento e engenheiros de teste de voo.
A aquisição dos dois PC-21s faz parte de um projeto de transformação e modernização atualmente em curso na ETPS. Steve Wadey comentou: “Estamos muito satisfeitos em ver um PC-21 operando no Reino Unido pela primeira vez. Essas aeronaves terão um papel principal no programa de treinamento. Estamos muito satisfeitos que, com o suporte da Pilatus, estamos no caminho certo para oferecer novos serviços de treinamento para o benefício de nossos clientes.”
A entrega do primeiro PC-21 é outro marco importante no processo de desenvolvimento e fortalecimento da relação entre Pilatus e QinetiQ. Markus Bucher disse: “Estamos extremamente orgulhosos de que nossos PC-21 foram selecionados para a prestigiada Escola de Pilotos de Teste da Empire. O QinetiQ é o nono membro da família de operadores PC-21.
Estamos confiantes de que os muitos pilotos de teste internacionais que voarão nesses aviões PC-21 nos céus do Reino Unido se beneficiarão do investimento contínuo no desenvolvimento deste avião de treinamento. Com o PC-21, os melhores futuros pilotos de teste serão treinados com o sistema de treinamento mais capaz do mundo ”.
O PC-21 foi desenvolvido para atender às crescentes exigências do treinamento da força aérea. Seu excelente desempenho, ótima aerodinâmica, equipamentos de última geração, flexibilidade e facilidade de manutenção garantem que sejam muito superiores a outras aeronaves de treinamento. Horas de treinamento previamente voadas em jatos podem agora ser voadas exclusivamente no PC-21, gerando economias substanciais.
O consumo de combustível, as emissões de ruído e os custos associados podem ser bastante reduzidos. A Pilatus também desenvolveu um sistema de treinamento totalmente integrado para acompanhar o PC-21. Ele compreende os mais recentes simuladores, treinamento baseado em computador e instrução em sala de aula piloto. Nove clientes compraram 211 aviões PC-21 desde o primeiro voo em 2002.
FONTE: Pilatus Aircraft
http://www2.fab.mil.br/eda/index.php/2015-04-24-14-30-17?id=148
https://www.aereo.jor.br/2015/08/19/35-anos-do-embraer-emb-312-tucano-t-27/
https://www.pilatus-aircraft.com/en/fly/pc-21
O T 27 se estivesse em produção numa versão NG seria um concorrente ?
Os T 27 com MRO na Colombia seriam um concorremte ?
Não, são aeronaves de categorias distintas apesar de algumas semelhanças sendo que o PC-21 esta num patamar acima.
Realmente o PC-21 está em um patamar superior, mas agora as coisas estão evoluindo para turbo-hélices mais potentes na instrução avançada e onde usamos o T-27 Tucano com 750 shp, Singapura, França e Austrália estão usando o PC-21 com seus 1.600 shp, algo impensável a alguns anos atrás.
Seria como utilizar o ST no quarto ano da AFA, passando direto do T-25 ao A-29, claro que tecnicamente é possível, pois Singapura e Austrália passam direto do PAC CT-4B neozelandês terceirizado da BAE Systems Australia direto ao PC-21 auxiliado por bons simuladores.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRQSfyIJjROndq4XbEn0bCcmR3BW82HqYiZKBpScAMIXbsYGr4eSTXlMxPZ3g
Olhando este CT-4 parece um T-23 Uirapuri(Zarapa) usado antes do T-25 na instrução primária e básica da AFA, mas não tem nada a ver, este neozelandês é bem versáti e totalmente acrobático.
Vejam este vídeo de uma demonstração, mas cabe uma observação, o T-23 tinha motor de 160hp, o CT-4B da BAE Systems tem 210 hp e o CT-4E da equipe de demonstração tem 260hp.
. https://youtu.be/doLe3maNsQs
É impressionante o númeto de tipos que esta escola tem a disposição, alguns não são seus como o Tornado e Gripen, mas estão a sua disposição por contrato.
. http://www.etps.qinetiq.com/school/fleet/Pages/default.aspx
O PC-21 é muito lindo e aparentemente é extremamente capaz, acho que deve ser o turboélice de maior desempenho (manobras e velocidade) disponível no mercado.
Pelo que consta no catalogo da Pilatus, dispoem de um abrangente sistema de instrução que envolve simuladores e a possibilidade de montar o cockpit (disposição de telas e botões) de modo semelhante ao de aeronaves de caça de última geração, como Gripen, Rafale, etc.
https://youtu.be/9pfmWDlFrSw
Pergunta:
PC 21 “a la” A 29, é possível ?
Seria um forte concorrente ?
A sua asa foi desenvolvida para altas velocidades em instrução, seu objetivo é ter um comportamento proximo aos dos jatos, não serve para caregar muito peso só armamento relacionafo a instrução. Veja como é pequena a asa do PC-21, o que o deixa bem mais rápido do que o ST que tem a mesma motorização. . http://www.grumania.com/xtcommerce/images/product_images/popup_images/546_0.jpg Por outro lado depois da crise com os pacifistas suiços depois que o México atacou os índios separatistas com os PC-7 a Pilatus resolveu sair do mercado de aeronaves de ataque, chegando ao ridículo de dizer que não sabia que os PC-7 mexicanos… Read more »
Interessante notar que mesmo com uma asa menor e uma fuselagem claramente pensada em velocidade, o PC-21 ainda não consegue igualar a velocidade de caças da 2ª Guerra. Imagino que aquele canopi enorme, obrigatório nos treinadores modernos, seja o culpado. Ou a hélice, pensando em não criar problemas de torque (como acontecia com o P-51), não transforma toda a potência em empuxo, visando criar uma experiencia “de jato”, com pouco ou nenhum atuação de leme e aileron na aplicação de potência.
De qualquer forma, ainda é o treinador turboélice de maior performance da atualidade.
Olhando direito, eu retiro parcialmente o que disse, já que o único warbird com potência semelhante que o PC-21 não supera é o P-51B/D. E mesmo assim é por pouco, e ainda possui razão de subida superior.
Quando eu li “escola de pilotos de testes do império” a primeira coisa que imaginei foi um grupo de pilotos indo em direção a uma fileira de TIE fighters….
Aviãozinho interessante!!!
Belo avião, aerodinâmica impecável! pelo andar da carruagem, vamos acabar comprando por aqui…