F-16I Block 52 Sufa, com tanques conformais

F-16I Sufa
F-16I Sufa

Uma década se passou desde o restabelecimento do Esquadrão 201 (“Um”) como um esquadrão operando aeronaves Sufa (F-16I). O esquadrão, que foi o último a integrar aeronaves Sufa na IAF, está no auge de sua atividade. “No último semestre, triplicamos nossa atividade operacional”.

Em junho de 1999, o Primeiro Ministro de Israel e o Secretário de Defesa aprovaram a recomendação da IAF de comprar aviões de combate avançados Sufa. A aeronave substituiu aeronaves Kurnas (F-4), que foram desativadas no início de 2000.

Em julho de 2008, o 201º (“One”) esquadrão foi reaberto na Base Aérea Ramon como esquadrão operando aeronaves Sufa. “O esquadrão, que foi estabelecido há quase 50 anos como o primeiro esquadrão Kurnas, foi reaberto como quarto e último esquadrão a operar aeronaves Sufa”, afirmou o tenente-coronel S’, comandante do esquadrão.

Uma década depois, o 201º Esquadrão continua a operar aeronaves Sufa. Suas principais missões incluem missões de ataque, reconhecimento e superioridade aérea.

“O Sufa é um avião de dois lugares com sistemas avançados e capacidade de voo noturno”, explicou o tenente-coronel S ’. “Além disso, o esquadrão possui capacidades únicas de ataque e reconhecimento”.

F-16I Sufa

Sufa chegando para um pouso

Em 2008, um ano após o nascimento da equipe de criação, o 201º Esquadrão foi oficialmente reaberto. “A IAF está em constante evolução e enfrenta novas necessidades operacionais. Como resultado, foi decidido estabelecer quatro esquadrões operando o Sufa”, elaborou o Coronel (Res’) S ’, comandante do 201º Esquadrão durante sua reabertura. “No começo, não tínhamos nada, da infraestrutura ao pessoal. Entendemos que qualquer coisa que não planejássemos não aconteceria”. A equipe responsável pelo estabelecimento do esquadrão contou com a ajuda de esquadrões Sufa previamente criados. “Um dos benefícios de ser o quarto esquadrão a ser estabelecido foi que poderíamos aprender com as conclusões tiradas pelos outros esquadrões durante o seu estabelecimento”.

O Coronel (Res ’) S’ falou sobre um dos maiores desafios em estabelecer um esquadrão: “Quando um novo esquadrão é criado, as pessoas mais talentosas da IAF são levadas para servir nele. Nós estabelecemos o esquadrão depois que vários outros novos esquadrões foram criados, e os esquadrões mais antigos já haviam transferido seus membros mais fortes para os novos esquadrões. Encontrar um pessoal adequado para o esquadrão foi um desafio complexo, mas acabou levando-nos a encontrar pessoas que entendiam o significado de abrir um novo esquadrão ”.

Bomba SPICE 1000
Bomba SPICE 1000

Munição SPICE

“O esquadrão assumiu grande parte da atividade operacional ao longo dos anos, integrando novos sistemas de armas e substituindo seu pessoal”, explicou o Coronel S. “Na última década, integramos e continuaremos a integrar novas munições que manterão nossa relevância no campo de batalha em evolução”.

Há um mês, o esquadrão integrou a munição SPICE fabricada pela indústria Rafael. A SPICE é uma munição eletro-ótica avançada com recursos de alta precisão, penetração e defesa. As bombas SPICE são guiadas por imagens e possuem alta capacidade de manobra e resposta, visando alvos móveis e imóveis. Os primeiros a integrarem a munição foram os esquadrões que operam aviões Barak (F-16C/D), e eventualmente serão integrados em todos os esquadrões de combate.

“Demora cerca de uma década para um esquadrão completar seu processo de estabelecimento e vinte anos até que esteja completamente estável”, disse o coronel S. “Durante este período, nós solidificamos as doutrinas de voo do esquadrão. Embora o esquadrão já tenha 50 anos, criamos novas tradições e doutrinas como um esquadrão Sufa. Há uma geração de membros da tripulação que realizaram a totalidade do seu serviço no esquadrão, que não é mais composto de pessoas de outros esquadrões”. O Col. (Res ’) S’ acrescentou: “Agora o esquadrão é como qualquer outro esquadrão. Olhando para trás, o significado do 201º esquadrão e sua equipe me emociona”.

“Ultimamente, nossa força operacional cresceu significativamente. Nos últimos seis meses, triplicamos o escopo de nossa atividade operacional ”, concluiu o Cel. S’. “A divisão Sufa é a maior divisão de jatos de combate da IAF e continuará a servir como o pilar da IAF, que continuará a desenvolver e integrar novos sistemas de armas”.

FONTE: Força Aérea Israelense

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