Aniversário de Santos Dumont será celebrado com festa no Museu Aeroespacial
O Museu Aeroespacial (MUSAL) irá promover nos dias 21 e 22 de julho uma grande festa em comemoração aos 145 anos do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont. O evento irá oferecer uma programação de shows aéreos e atrações musicais, além de uma infra-estrutura de alimentação e entretenimento.
Relembrando os principais inventos do Pai da Aviação, uma das grandes atrações da festa será o vôo das réplicas do 14-Bis e do Demoiselle que será feito pelo piloto e projetista Alan Calassa. Além disso, o Campo dos Afonsos também receberá os balões cativos, shows aéreos da Esquadrilha CEU e demonstrações operacionais da Força Aérea Brasileira. Entre as atrações musicais estarão o grupo Revelação, Fabinho Carioca, banda KENZZY, Johny e Érika, Patrulha Canina e Palhaço Topetão.
Os visitantes também contarão com ações sociais em parcerias com instituições de ensino, que irão disponibilizar serviços como aferição de pressão e glicemia, balcão de empregos, bolsas de estudos e cursos gratuitos.
O evento não contará com estacionamento, por isso a organização aconselha que os visitantes utilizem o transporte público. Para o chefe da Comunicação Social do MUSAL, Ivan Soares, o evento é uma grande oportunidade de diversão para toda família e também para conhecer mais sobre aviação.
“Celebrar o aniversário do Pai da Aviação, Santos Dumont, é uma grande honra. Esperamos receber toda a família carioca para se encantar com aviação e a história do nosso grande inventor.”, convida.
Pai da Aviação
Alberto Santos-Dumont, inventor brasileiro, nascido na Fazenda Cabangu, Palmira, atual Santos Dumont (MG), em 20 de julho de 1873, tendo falecido no Guarujá, Santos (SP), em 23 de julho de 1932. O mineiro dedicou a sua vida à aviação, tendo sido o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais-pesado-que-o-ar com propulsão própria, o 14-Bis. De 1989 a 1909, planejou, construiu e experimentou mais de duas dezenas de invenções entre balões livres, dirigíveis e aviões.
Seu vôo histórico aconteceu em 23 de outubro de 1906, quando o 14-Bis desprendeu-se do solo por meios próprios e percorreu uma distância de quase 70 metros a uma altura entre 2 e 3 metros.
Serviço:
Divisão de Comunicação Social do MUSAL (Sr. Ivan Soares)
Telefones: (21) 2157-2519 / (21) 98872-4625 (Whatsapp)
E-mail: museuaeroespacial@gmail.com
Pelo texto, dentre outros feitos, ele quem inventou o avião.
Está muito claro que os primeiros a voar com um mais pesado que o ar foram os irmãos Wright. Só no Brasil o Santos Dumont foi o primeiro. Os irmãos voaram quase três anos antes, e dominaram a técnica do vôo.
Santos Dumont deve ser colocado como um pioneiro.
E qual foi a prova que eles apresentaram nflopes? Pelo pouco que li sobre eles, tentaram vender a aeronave sem apresentar provas para ninguém. Não venderam nada. Assim é difícil acreditar que eles tenham tido muito sucesso antes do voo público de Santos Dumont.
E o avíão que inventaram era lançado com uma catapulta.Não saia do chão com meios próprios.
1903 – voou sem catapulta.
1904 – “In late August of 1904 they began to consider using a catapult to fling the Flyer into the air.”
“Nos fins de Agosto de 1904 eles começaram a considerar o uso de uma catapulta para alçar o Flyer no ar.”
1905- tem fotos do Flyer III voando, isso é um ano antes do 14-bis ter voado na frança.
Tem fotos aqui nesse link para explicar melhor, e dentro do site tem mais fotos e a cronologia dos fatos. Coloquei o link específico da catapulta.
http://www.wright-brothers.org/History_Wing/Wright_Story/Inventing_the_Airplane/Little_More_Oomph/Wright_Catapult.htm
Rui, isso é a teoria. A questão toda é a apresentação de provas e de testemunhas não ligadas financeiramente ao Wright, de que os fatos ocorreram como foi descrito por eles. Até onde sei, eles tentaram vender a aeronave para alguns compradores, até para o governo americano. Mas quando questionados sobre os protótipos, não apresentaram nada. A primeira apresentação pública ocorreu cerca de 2 anos depois do voo de Santos Dumont, depois que outros inventores fizeram o mesmo e na Europa, longe dos alegados voos na América. Tem um europeu (acho que húngaro) que também clama ter voado antes, mas… Read more »
Para quem gosta de manobras e passagem de caças podem desistir, faz tempo que a FAB não nos brinda com isso, uma Pena sinceramente, falta recursos e só falam em contingenciamento, quem quiser ver de perto um verdadeiro Show aéreo, procure outro país, porque aqui é só aeronave no Pátio e olhe lá, quando tem.
Enquanto isso, nos desfiles de comemoração dos 100 anos da RAF fomos brindados com a passagem de vários Tucanos T1! Orgulho.
Off topic: https://veja.abril.com.br/economia/airbus-renomeia-avioes-cseries-se-prepara-para-disputa-com-boeing/
Ja disse e repito se esse museu sair do papel doo todo meu acervo : A palentologia do voo – 50 anos de estudos + de 750 exemplares fosseis e replicas (etudo e coleção de+ 50 anos sobre a saga do homem que um dia alçoou voo.Museus do mundo inteiro daria a vida pra ter alguns exemplares que possuo sobre o assunto. Imagina a coleção completa. Do primeiro ser vivo na terra até o primeiro dinossauro que voou . Quem viver vera.