Acidente com A-29 Super Tucano nos Estados Unidos
Aeronave caiu na área de testes de White Sands no Novo México
Um avião de ataque leve A-29 Super Tucano caiu na sexta-feira durante uma missão de bombardeio no Novo México. Um piloto ficou ferido, enquanto a condição do segundo não foi divulgada.
O avião caiu no Red Rio Bombing Range, localizado a cerca de 105 quilômetros ao norte da Base Aérea Holloman, no Novo México, informou a 49ª Ala em um comunicado.
Um dos tripulantes sofreu ferimentos leves e foi levado de helicóptero para um hospital local, segundo o comunicado. Informações sobre o segundo piloto “serão divulgadas quando estiverem disponíveis”, acrescentou.
O A-29 caiu enquanto participava de treinamento como parte do Light Attack Experiment da base Holloman, um programa que visa criar uma frota de novas aeronaves de ataque leve. A USAF está considerando o A-29 Super Tucano e o AT-6 Wolverine como candidatos.
A conta “A-29 for America” no Twitter divulgou foto de uma aeronave A-29 na sexta-feira pela manhã, antes do início de um voo de teste.
#FlashbackFriday The A-29 getting prepped for a re-arming demo at @HollomanAFB last summer for Phase I of the Light Attack Experiment. The A-29 has more than 150 load configurations. pic.twitter.com/FB6FCMszV4
— A-29 for America (@A29forAmerica) June 22, 2018
Haaaaaaaa qual é????? Logo agora?
Curiosamente estou ouvindo Black Sabbath – Sabotage no momento em que leio está notícia.
Você tem bom gosto musical amigo. ?
Sem mais.
Sem o resultado a investigação oficial não dá para dizer muita coisa, mas se pararmos para ver o histórico da aeronave, ela conta com vários acidentes. Por exemplo, um dos protótipos caiu, acho que no norte do Brasil, durante a etapa de desenvolvimento no começo da década passada.
O EMB-312 tem aproximadamente 1.800 kg de massa, contra 3.200 kg do EMB-314, com praticamente a mesma área alar. Logicamente o Super Tucano será uma aeronave muito menos dócil e que exige mais respeito do piloto, do que a aeronave que lhe deu origem.
Aí você só estaria certo se a motorização fosse a mesma! O que não é o caso!
Augusto, você esquece das consequências do aumento da carga alar. A diferença em velocidade de estol será grande, por exemplo. O próprio estol será mais abrupto. Velocidades de decolagem e pouso serão consideravelmente maiores, com o grande aumento de peso.
Lembre-se, por exemplo, do acidente fatal do EDA na transição para o Super Tucano.
No caso do acidente que aconteceu agora, estou apenas especulando que pode ter sido falha humana. Se o piloto da americano saiu do T-6 Texan para o Super Tucano, ele pode ter superestimado a capacidade de curva da aeronave e entrado num estol.
Estol num tráfego de estande de tiro? Difícil. .. Nem no topo do balsing.
E se o piloto fosse “novato” no modelo?
Já foi tratado aqui no blog esse assunto da asa.
A corda da mesma é diferente.
O PC21 tem menos área de asa que o ST.
No Afeganistão também houve perda de uma aeronave. Causa? Motor.
Acho que é o perfil do aerofólio não? A área alar é a mesma.
Muito trágico para um processo em que a vitoria estava quase certa.
E que comece as teorias da conspiração !!!
Bom dia galera !
É uma aeronave já testada e aprovada em combate… Infelizmente acidentes acontecem, mas não creio que isso vá mudar toda a percepção sobre as qualidades do avião ! Que se investigue e que as medidas necessárias sejam tomadas para impedir que ocorra novamente (como é feito com qualquer acidente na aviação)… Vida que segue ! Que os pilotos se recuperem logo… !
Falou tudo… não dá para colocarmos na cabeça que a Embraer irá perder a concorrência por conta dessa queda sem saber a real causa do ocorrido. Avião cai por inúmeros fatores que podem ser humanos ou mecânicos/estruturais… abraço
Espero que o segundo piloto esteja bem, enfim, caiu em missão de bombardeio, talvez o piloto não tenha conseguido recuperar a aeronave de um possível mergulho, ou a configuração do armamento tenha deixado a aeronave instável devido assimetria.
Apenas minha opinião de leigo.
Lembro que já li (acho que aqui no PA ou em outros lugares), que o A-29 tem problemas para recuperar parafuso devido ao travamento do flap/profundor de cauda, algo assim, me corrijam se estiver errado por favor.
Não existe isso de uma aeronave operacional “estar com problemas”. Ou a aeronave está operacional ou ela está com problemas
Acho que você não entendeu meu comentário, ao que parece, o A-29, é um avião difícil de recuperar caso entre em parafuso…
Sim, o ST está longe de ser um avião dócil, como o Clésio tem enfatizado em seus comentários
Nada a ver. O avião tinha problemas nas cablagens do auto rudder, que já foram resolvidos a partir da implantação de Boletins Técnicos.
No céu não tem acostamento!
Qndo eu tava na Disciplina de Cavalaria, o brado do meu pelotão era: Só cai quem monta! Bem para aeronaves é quase isso, se fosse rainha de hangar não cairia.
Um fato interessante é que apesar de um histórico de acidentes, também há um histórico da recuperação dos tripulantes envolvidos.
Um bom projeto, uma boa aeronaves e uns maus momentos. Bola pra frente!
Infelizmente é um acidente que poderia acontecer com qualquer vetor. A USAF é uma arma aérea profissional que já conhece muito bem o A-29 desde o programa LAS é mais importante do que isso está assistindo a excelente performance dele com a Força aérea afegã. Isso claro sem falar que já bastante tempo assistiram a atuação do aparelho contra as FARCS a serviço da Colômbia.
HMS TIRELESS Disse tudo agora!
Acontece. Veremos agora o desenrolar de tudo isso e espero que o 2º piloto esteja bem.
Resta saber se os testes irão continuar e, caso continue, a que tempo será substituída a aeronave acidentada.
E pelo que me lembro seria em agosto o resultado final da competição OA-X.
ja estou vendo a galera me chingando ai ,, mas pode ser esageiro , mas … o fabricante do concorrente nao poderia ter ordenado este acidente ??? kkkkk parece loucura mas neste mundo em que tudo pode/deve acontecer ,,, grana e poder falam mais alto do que tuuuudo. ainda mais nesta area tao restrita e fechada e monopolizada que e a de aviaçao e defesa… kkkk podem me chingar ai agora, rsrsrsrs , mas que nada e impossivel, aaaaaa isso sim e verdade. (nao se esqueçam que depois da vistoria americana , um foguete nosso explodiu, ate hoje sem nenhuma… Read more »
Amigo olhe o X da questao. abrs
Boa, Henrique!…….kkkkkkkk
kkkkkk
Não houve vistoria americana em Alcântara às vésperas do lançamento coisa nenhuma. E o relatório com as causas do acidente é público e já foi mencionado inclusive neste site.
É uma pena, justamente agora que a EDS vai se tornar uma empresa independente e depende desesperadamente do sucesso dos programas em andamento.
Riso. Olá JT&D. Sem muita relação com a realidade, li no sensacionalista que as ações da Boeing caíram no pregão de sábado.. riso. Parece que foi pane-seca.
Não sei qual o problema que vocês vêem em um acidente como esse! Caiu? Sim, mas isso só acontece para quem voa. É uma aeronave mais que testada e provada, inclusive em combate, com inúmeros sucessos. A USAF é uma instituição mais que séria e que sabe muito bem o que quer. Se a aeronave estivesse em desencolvimento ou se estivesse se discutindo suas capacidades como aeronave em si, ela sequer estaria participando do certame. Caiu o A-29, mas quem garante que o AT-6 não pode cair amanhã ou depois? Isso, simplesmente, acontece!! E, pra variar, as mais estapafúrdias teorias… Read more »
Aviões caem. Acontece. A troco de quê os americanos sabotariam sua própria concorrência para prejudicar um avião que eles não tinham nenhuma obrigação de analisar? Oras, eles poderiam, a qualquer momento, escolher outro vetor sem precisar de nenhuma conspiração, inclusive colocando em risco seus pilotos.
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COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Mas se tivesse acontecido sabotagem não seria do governo…
Se dizem que sabotaram as torres gêmeas pra poder fazer uma guerra pq não um aviãozinho? Muahahaha
Se tu acredita nisso, aí não tem jeito ou argumento…..kkkkk
Eles também matam os próprios presidentes.. riso
Enquanto por aqui já é o contrário, os presidentes (leia-se politicos em geral) que matam o povo
Olá Aircobra. No Japão, os políticos que são pegos em flagrante matam a si mesmos.
Já por aqui eles contratam os melhores advogados que o dinheiro (nosso) pode comprar
Estou torcendo para a recuperação da saúde dos pilotos , no mais a pericia vai nos informar melhor.
Não sei porque paranoia com a queda do Tucano, tem que esperar a investigação para corrigir algum erro de procedimento ou de imperícia ou técnica. O ST já comprovou sua superioridade no seu segmento então bola pra frente.
É por isso que exceto pelo “avião agrícola” e o MQ-9 ocupados combatendo o EI, qndo foi pra mandar um avião pro Iraque testar o conceito, os americanos recauchutaram 2 velharias da guerra do Vietnam.
Como não sou acionista da Embraer nem da Petrobras…que os responsáveis alinhem as ações necessárias e boa sorte!
Comentários de Pilotos Fabianos,
estes eu aceito.
Simples assim.
Mesmo assim ele é melhor do que esse T-meia! Outra coisa ao longo do tempo várias aeronaves já caíram nesse mal fadado polígono de tiro de white Sands!
Esquenta não!!
Segundo minhas fontes, essa concorrência renderia a construção de centenas de aeronaves. Os alienígenas não conseguem detectar turboelices de alta performance, somente aeronaves a reação, tornando o ST o unico inimigo capaz de derrota los. Assim, eles sabotaram para terem mais chance na invasão que ocorrerá em 2019. Aff…
Só piora…
O outro piloto morreu.
http://www.navy.mil/submit/display.asp?story_id=106117&utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_content=100000280748790
Que lastima. Resta agora esperar as investigações. Lembrando que a EMBRAER como projetista do aviao vai participar das investigações.
Piloto naval?!?
Há uma série de matérias divididas em três partes aqui no PA onde 2 oficiais falam sobre a adoção do A29-ST pelos US MARINES CORPS. Interessante a leitura.
Já começa com uma declaração importante: “A solução: comprar cem Super Tucanos ao custo de oito F-35. ”
https://www.aereo.jor.br/2013/09/11/ha-lugar-para-o-super-tucano-na-aviacao-dos-marines-parte-1/
Alcântara manda lembranças à todos.
Meu Deus!!! Um avião cai, durante testes de avaliação de um programa, para o qual foi escolhido como um dos finalistas, por livre arbítrio do comprador, e você, como muitos, enxerga uma conspiração? Faça-me o favor!!
Montana, honestamente ? Nada a ver.
Um piloto morreu? Sério isso?
Olha, não quero falar nada.
Mas o gato subiu no telhado pro ST na USAF.
Uma pena.
Não creio! Na verdade até acho que a USAF já escolheu o A-29 e esse processo é pro forma.
Também acho.
Morreu piloto de F-22 por hipóxia e o avião continua aí…
Aí o avião é deles mesmo. A preocupação é o uso político que a beechcraft possa fazer desse acidente
O piloto que pereceu era da UsNavy.
https://www.google.com.br/amp/amp.timeinc.net/thedrive/the-war-zone/21725/u-s-navy-pilot-pronounced-dead-in-a-29-super-tucano-crash-at-white-sands-missile-range%3fsource=dam
Sds.
Pois então, isto me faz crer que os resultados desse programa da USAF, pode ser seguido de pedidos de aparelhos tanto para a USNAVY, quanto ao USMARINE. Se bem que para os MARINES ainda faz algum sentido, mas não para a NAVY, visto que não existem aeronaves desse tipo operando embarcado.
A não ser que, a depender da necessidade de apoio aéreo aproximado, a USNAVY esteja pensando em algo menos custoso e resolva bancar o desenvolvimento de um A-29, ou AT-6, naval.
É esperar para ver.
Aguardem o debrefing da missão para realmente ver o que aconteceu.
Não acredito que divulguem qualquer informação para a imprensa. Infelizmente só poderemos ter uma idéia do que aconteceu pelo resultado da concorrência
Se o AT-6 ganhar é por causa do acidente com o A-29? E se o A-29 ganhar? Aí, como se explicam as teorias conspiratórias? É muita viagem na maionese!!!
Bem, eu não disse isso. Apenas acho que nada será revelado enquanto a concorrência estiver em andamento. Por outro lado, é evidente o favoritismo do ST, e é obvio que, dependendo da causa, o acidente pode influir no resultado. Isso não é viajem na maionese, isso chama-se “pensamento lógico”.
Meu caro, foi exatamente isso que vc falou, e repetiu! Disse que o acidente pode influenciar a escolha do vencedor. E é nisso que eu discordo. Mesmo que o acidente tenha sido causado por defeito mecânico, isso não desabona o aparelho. Aviões, depois que deixam o chão, podem cair, a qualquer tempo. E qual causa do acidente poderia depôr contra a aeronave, se esse avião já foi testado, retestado, avaliado, reavaliado, e é operado por inúmeras FA há anos? Todos seus operadores sabem de suas limitações e aquilo que não podem exigir dele em voo. Então, no meu entendimento, isso… Read more »
Eu devo ter tomado rivotril vencido … estou lendo comentários que possa ser sabotagem, sério isso, até relação com Alcântara …
Nilton, acho que nós dois tomamos medicamento vencido…..é muita viagem do pessoal… tá louco!!!
0 super tucano já levou essa!!! Esse trágico acidente só vai atrasar o anúncio do resultado da sua Vitória!!!
a USAF e o Pentágono são bastante transparentes nestas situações, diferente de outras por aí.
Pois é! Galerinha esquece que nos EUA não tem essa de escolha “político-etílica”…
Que noticia triste , pela perda de um piloto e pelo A-29 sinistrado nesta concorrência.
Quando ocorrem isto, eles param o processo da concorrência até sair o resultado da investigação ?
Em pouco mais de um ano este é o segundo ST que “cai” em áreas de teste nos USA.
Ano passado um ST adquirido para o Afeganistão caiu na Geórgia, após o instrutor americano e o aluno afegão ejetarem em segurança.
Não lembro se foram divulgadas as causas o acidente.
Sds.
2 A-29 em uso pelos gringos caíram em menos de 24 meses, e com uma fatalidade, uma investigação rigorosa deve haver.
Os EUA não vão condenar, ou absolver, o modelo assim, do nada.
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Os A-29 que caíram são da Sierra Nevada ? Como anda o controle de qualidade lá ?
Se não me engano a primeira queda foi por falha do motor.
O campo de testes do A29 está lá no Afeganistão e nas florestas amazônica contra as FARC.
E os concorrentes têm seus históricos de quedas ou ainda não foram testados em combate.
e este programa está testando conceitos, não apenas aeronaves.
Como a Embraer está com linha de montagem nos EUA e em vias de ser comprada pela Boeing, ser ‘brasileira’ não será problema.
Amigo, a Embraer Segurança e Defesa, que é quem fabrica o ST e o licencia para Sierra Nevada, não está sendo vendida para a Boeing. Repito, a parte de produtos militares da Embraer, que tem como produtos principais o ST e o KC 390 e que montará o Gripen não será incluída no negócio com a Boeing
Pessoal.
Alguns foristas aqui se mostraram surpresos por ter um piloto naval nos testes com as aeronaves no programa OA-X. Foi o piloto que faleceu, infelizmente, no acidente.
Me lembrei de uma série de matérias aqui no P.A onde dois oficiais do USMC opinam a respeito da adoção do A29-ST nas missões CAS da corporação. Recomendo a leitura.
Já começa com uma declaração importante: “A solução: comprar cem Super Tucanos ao custo de oito F-35. ”
https://www.aereo.jor.br/2013/09/11/ha-lugar-para-o-super-tucano-na-aviacao-dos-marines-parte-1/
Impressionante a quantidade de asneiras que estão escrevendo.
O avião está sendo avaliado e certamente está sendo voado no limite ou ultrapassando o seu envelope de voo.
Como em qualquer acidente aéreo há que se esperar pelo
resultado da perícia.
No entanto os “especialistas” aqui do blog , certamente munidos de uma bola de cristal, ja estao emitindo suas opiniões altamente abalizadas sobre o assunto.
O piloto falecido era da reserva da marinha. Eles tê a possibilidade de trabalhar para contratantes. Então, possivelmente ele não estava em missão de avaliação de algum requisito naval, apenas trabalhava para a Sierra Nevada, creio eu.
USAF suspende OA-X e pensa encerrar o circo mais cedo!!!!
“The US Air Force suspended its light attack experiment at Hollomon AFB in New Mexico after the fatal crash of a Sierra Nevada/Embraer A-29 Super Tucano on June 22.”
“The USAF is examining the data collected thus far in the about a month-long second phase of the experiment to determine if it has enough information to end the contest early.”
(https://www.flightglobal.com/news/articles/usaf-suspends-light-attack-experiment-and-looks-to-e-449818/)