Senado dos EUA aprova proibição de venda do F-35 à Turquia
O Senado americano aprovou uma importante lei de defesa que bloqueia a venda de jatos de combate F-35 para a Turquia, a menos que ela abandone um acordo para comprar sistemas de defesa antimísseis S-400 da Rússia.
A legislação, aprovada em 18 de junho por 85-10, também contém uma provisão para bloquear o acordo do presidente Donald Trump com a China para permitir que a gigante das telecomunicações ZTE permaneça no negócio apesar das violações das sanções dos EUA contra o Irã e a Coreia do Norte.
As duas disposições que visam a Turquia e a ZTE fazem parte do massivo National Defense Authorization Act, que autoriza mais de US$ 700 bilhões em gastos de defesa em armas e programas militares.
A Câmara dos Representantes aprovou sua própria versão do projeto, e as duas medidas devem agora ser reconciliadas antes que uma medida de compromisso possa ser aprovada e enviada a Trump para sua assinatura ou veto.
Tanto o Senado quanto a Câmara viram esforços bipartidários para impedir a venda do mais avançado jato de combate dos EUA à Turquia, um aliado da Otan que tem uma relação cada vez mais tensa com Washington.
A Turquia é atualmente um dos países parceiros no programa F-35 e tinha planos de comprar cerca de 100 dos jatos stealth, fabricados pela Lockheed Martin Corp.
O projeto do Senado impediria a entrega dos jatos, a menos que Trump certificasse que a Turquia não está ameaçando a Otan, comprando equipamentos de defesa da Rússia ou detendo cidadãos dos EUA.
Oficiais da Otan alertaram repetidamente a Turquia de que os sistemas russos S-400, que ela concordou em comprar em 2016, não são compatíveis com as defesas da Otan, mas a Turquia rejeitou essas preocupações e continuou com o acordo russo.
Legisladores dos EUA aprovando a provisão também citaram preocupações sobre os laços de Ancara com Moscou sob o presidente Recep Tayyip Erdogan e a prisão de cidadãos dos EUA e do consulado como parte de um expurgo de seus oponentes desde um golpe abortado contra ele em julho de 2016.
A provisão do projeto de lei do Senado para matar o acordo de Trump para permitir que a ZTE retome compras de empresas de tecnologia dos EUA para que ela possa permanecer no negócio não está incluída na versão do projeto, que restringe o Departamento de Defesa usando equipamentos ou serviços da ZTE ou da gigante chinesa de telecomunicações Huawei.
Republicanos e democratas expressaram preocupações com a segurança nacional sobre a ZTE depois que ela quebrou um acordo para disciplinar os executivos que admitiram uma conspiração para escapar das sanções dos EUA ao vender equipamentos sensíveis ao Irã e à Coreia do Norte.
Sob o acordo de Trump, a ZTE teria que pagar mais US$ 1 bilhão em multas pelas violações de suas sanções em troca de uma proibição anterior de compra de equipamentos de fornecedores dos EUA, que a empresa alegou que a colocaria fora do mercado.
A decisão de bloquear o negócio de Trump causou uma queda de quase 17 por cento no valor das ações da ZTE nos primeiros minutos de negociação na bolsa de Hong Kong em 19 de junho. As ações da empresa caíram cerca de 60 por cento como resultado do debate nos EUA sobre o seu futuro.
FONTE: Radio Free Europe
A Turquia sabe que é um aliado interessante tanto pro ocidente e pro oriente e vai continuar em cima do muro até quando der. Enquanto isso a OTAN já tá de saco cheio da ações ambíguas da Turquia, mas vai aguentar até onde der pra não entregar um país com uma posição tão importante no mapa no colo dos inimigos.
Tiago,
Os Turcos sabem que não estão perdendo nada. o F-35 é um fiasco, pois até o Thump quer encerrar o programa.
Então eles devem estar satisfeitos com essa lei, não é?
Avião não é bom, eles não querem o avião, não é?
Ao que parece, a Turquia afirmou que não vai aceitar chantagens dos EUA. Rússia e China agradecem.
É muito bom estar em uma democracia ocidental elogiando consórcio autocrático/totalitário sino-russo não é!? Quero ver se mudar para um desses países…..
É mole defender comunismo morando numa democracia, quero ver defender o comunismo morando na Coreia do norte,Cuba,china(uma economia fadada ao fracasso por ser totalitária e dependente do estado). Quanto a Rússia tem até uma certa estabilidade, mas não tem como competir com os americanos. A Europa está perdida dentro do socialismo, se desintegrando como sociedade assim como o Brasil!
Quem defendeu o comunismo? Alias, eu não vejo os russos ou os chineses incomodados, pelo contrário, enquanto a europa entrou numa espiral totalitária esquerdista os eua seguem o mesmo caminho, só não conseguiram por causa da tradicional descentralização. Defender o “ocidente” é defender todos os valores antagônicos as tradições ocidentais. Isso é típico de quem nunca leu um livro e se guia pelas palavras de charlatões.
Está todo mundo vendo, na copa, que país lindo que a Rússia é. Eles têm total segurança, coisa que não temos aqui. E o povo é muito mais próspero que o Brasil. E você disse que a China, hoje a maior economia do mundo, é fadada ao fracasso? seu computador, seu celular e seu relógio provavelmente foram fabricados lá.
Se você for analisar a economia chinesa é mais aberta que a brasileira que é bem mais fechada e já fracassou e vai continuar fracassando se não houver uma reforma tributária/previdenciária/política!!
Eu amigo, ontem mesmo você estava defendendo que o establishment derrubasse o trump para defender “os próprios interesses e os interesses do povo”. Você não acredita em democracia, esse é só um espantalho que você criou para defender o globalismo.
HMS TIRELESS 18 de junho de 2018 at 17:31
“Trump ainda não irritou o estabilishment de verdade! Na hora que isso acontecer ele ganha uma passagem só de ida para a Trump Tower ou Mar-a-lago afinal é para isso que servem as instituições, para livrar o Estado e o cidadão de estorvos guindados ao poder por maioria eventuais”
E você ainda vem usar esse discursinho de “democracia’? Sério, ao menos tente fingir, porque é óbvio que você não tem propriedade e nem estudou o suficiente para sustentar seu discurso falso.
Trump é o sintoma do que está acontecendo com os EUA, tanto no campo interno quanto no externo. A perda de importância relativa com relação a outras potências que estão tomando a dianteira em diversos campos, o empobrecimento de grandes parcelas da população com uma colossal concentração de renda, dívida nacional estratosférica de US$ 21 tri (apenas as dívidas de estudantes universitários chegam a US$ 1,3 tri), déficits orçamentos dantescos (US$ 1 tri por ano) e etc. tudo isso está levando a este estado de coisas. E os arroubos de Trump não vão ajudar em nada. Pelo contrário. Só vão… Read more »
Que democracia é essa? Faz o que eu quero ou o que eu quero?
Vejo aquisições de Su-35 ou Su-57!
Ainda há um longo caminho a percorrer até que a entrega dos aparelhos seja efetivamente bloqueada aos turcos. Depois do Senado o projeto de Lei precisa passar pela câmara dos representantes para por fim ser sancionado ou não por Trump.
Então, ainda é cedo….
Quanto tempo você acha que leva isso, HMS? Será que antes do segundo turno das eleições da Turquia (8 de julho)?
O processo legislativo americano não é igual ao brasileiro, especialmente no que tange à legislação orçamentária. A vedação foi incluída na aprovação do orçamento de defesa.
Tanto aqui como nos EUA a iniciativa da lei orçamentária é do chefe do executivo. Ele pode vetar emendas que tenham sido incluídas pelo legislativo.
Nossa senhora!!
A Turquia fora da OTAN e a Grécia vai nadar de braçada em investimentos e facilitação de aquisição de armamentos!
Quem é louco de permitir que a Turquia saia da OTAN Serjão!? Contudo acho que Erdogan ainda vai colocar o país em uma roubada de proporções apocalípticas.
Sérgio. O pior não é (só) a Turquia fora da OTAN. Será a posição extremamente enfraquecida que os EUA terão no Oriente Médio. Restou quem como aliado? Israel? Jordânia? Arábia Saudita ? (até quando?). O OM está mudando e em passo acelerado. A influência da Rússia e da China (que poderíamos estender até o Paquistão) está crescendo enormemente.
Não se esqueça do Egito, dos emirados árabes unidos, da Jordânia, do Iraque. Aliás, no OM os EUA são aliados de todos aqueles que, com armas, treinamento e apoio soviético, tomaram um cacete de Israel, três vezes, menos a Síria.
Legal são os aliados russos: Cazaquistão, Síria e Irã hahahahahhahah
Não aposte um tostão em Egito e Iraque aliados dos EUA.
Também não aposte um tostão que o Irã irá destruir Israel.
Isso nem precisa. É só dar tempo ao tempo. E não vai demorar muito. Bibi está muito nervoso.
O que estamos vendo é não apenas a posição de Israel cada vez mais robusta como também os planos dos seus inimigos, especialmente os persas, fracassando. Não é à toa que aquele sub do sub do clero estava tão nervoso.
Em tempo: Israel ataca cada vez em mais profundidade na Síria. Essa semana atacou perto da fronteira do Iraque matando doze combatentes xiitas e destruindo infraestruturas do seu mesmos.
HMS, foi o Erdogan quem ameaçou e “se” não houver o fornecimento do f-35 será uma quebra de confiança!
Cada vez mais arriscado fazer negócios com o EUA hein. O cliente perde toda a sua futura liberdade de escolha. Olhos bem abertos Brasil…
Falar dos expurgos que acontecem na Turquia e do genocídio contra os Curdos você não quer, né?
A culpa é dos EUA por não querer dotar um país volátil com um caça de última geração.
1ª Que expurgo acontece na turquia? A turquia viveu um golpe de estado armado pelos governos globalistas que querem que os responsáveis por matarem pessoas covardemente, inclusive usando apaches contra civis desarmados no chão, sejam anistiados. 2ª Os curdos são terroristas que tentam desanexar metade do território curdo para constituir um estado comunista, até os próprios eua os consideram terroristas e usam o ypg de fachada para financia-los, assim como usam do mesmo artificio para financiar outros grupos inimigos numa “aliança de conveniência”. 3ª Volátil são os eua que embargam e mudam contratos ao sabor da politicagem interna, o brasil… Read more »
Erdogan vai fazer igual na guerra da Bosnia e na Guerra de Kosovo. A simples mençao de criacao de um estado independente do Kurdistao ja vai ser motivo para que o “Sultao Otomano” comece a limpeza “etnica”. Aí nós veremos como vai ser a reacao do Ocidente. Veremos se o Ocidente vai considerar isso “limpeza etnica” igual na Bosnia e Kosovo ou “combate ao terrorismo”. Estao criticando os partidos curdos que pegam em armas e dizendo que sao apenas “terroristas” mas vale lembrar que antes da independencia Israel tbm pegou em armas usando ate msmo da pratica de atentados terroristas… Read more »
É um tiro no pé. Essa centena de jatos que deixará de ser exportada para a Turquia vai mexer e muito na equação financeira da LM e, por tabela, aumentar o preço do F-35 para os EUA. Literalmente, é o preço que se paga por uma posição geopolítica.
Poggio, acho que não querem cometer o mesmo erro do que aconteceu com o Tomcat no Irã, e olha que em relação ao F-35 o buraco de sensibilidade tecnológica é mais embaixo. Mas acho que ainda muita água irá rolar por baixo dessa ponte. Pode ter certeza que do outro lado, o Putin já está dando cartadas por baixo dos panos. Se a Turquia se comportar bem, vai lembrar muito o governo Vargas durante a política pendular, e ainda por cima sem uma Guerra Mundial fungando no cangote para acelerar ainda mais o processo decisório. Ele vai jogar com o… Read more »
Mega bloco China, Rússia, Índia, Irã, Paquistão, Turquia e outros…, acho que a escalada de poder nas mãos das potências orientais so tende a aumentar, lamento muito não termos um governo forte e com compromisso nacional para aproximar o Brasil estrategicamente de China e Rússia, ja ia me esquecendo, Arábia Saudita se alinhando com a Rússia na política de preço do barril de petróleo, a queda dos EUA vai ser melancólica…, enquanto isso em Israel até ministro de estado entregando informações estratégicas para o Irã
Temos o BRICs que essa DESgraça desse DESgoverno quer torpedear.
__________________, “uzbriqui” foi apenas e tão somente uma sigla criada por um banqueiro para orientar o fluxo de capital especulativo. Nunca foi um bloco coeso e apenas foi levado à sério pela malfadada “diplomacia dos atabaques” do governo passado. Ademais o nosso papel no bloco seria secundário, caudatário, seríamos o fazendão de China e Rússia apenas fornecendo matéria prima e servindo de massa de manobra quando nos embates do consórcio autocrático/ totalitário contra os EUA.
Outrossim nem precisou o atual governo “torpedear” o bloco pois ele mesmo afundou na própria irrelevância.
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO AOS OUTROS COMENTARISTAS
não concordo, absolutamente, mesmo entendendo que o dito BRICs não tem futuro nenhum como aliança ou bloco econômico , eu o defendo como mais uma vetrine geopolitica, uma ferramenta onde procurar apoio para influenciar as instituições de governança global. É uma das tantas que o Brasil pode e deve usar, não única, não a melhor, apenas uma opção a mais , como jogo de diplomacia, é claro que esse eixo é inexistente e insustentável pelas diversidade e divergências, mas como disse, com inteligência pode ou poderia ser utilizado para pressionar influenciar outros aliados ocidentais e obter mais vantagens ou mesmo… Read more »
É um erro incluir a Índia no mesmo grupo em que China e Paquistão. Total falta de conhecimento de geopolítica.
A Índia anunciou recentemente que se tornará membro permanente da OCS, dias atrás
Sem contar os contatos recentes entre China e Índia em diversos setores, mas principalmente na economia. Li, recentemente, que os dois podem até criar um consórcio para compras conjuntas de petróleo no exterior.
Já imaginaram?
Creio que esse mega bloco não vai sair, Índia e Paquistão nunca estariam no mesmo bloco, China e Índia dificilmente. Suplementando, o Irã e o Paquistão tem problemas por causa do estado com base xiita iraniano enquanto o Paquistão é sunita e sempre fomentou converter xiitas ao sunismo, sem contar que os balochs, um dos povos que formam o Paquistão e possuem uma insurgência por lá, são uma etnia iraniana, não sei se isso é outro ponto de distensão na relação entre eles, uma vez que os balochs também querem a reunião dos seus territórios dentro do Irã. Além disso… Read more »
Em política e geopolítica as coisas não acontecem do dia pra noite, desde a derrota do Império Otomano na I guerra mundial o Ocidente apoiou governos no novos países do Oriente Médio que se alinhavam aos interesses ocidentais, Turquia, Líbano, Jordânia, Irã, etc, um a um estes países estão naturalmente se alinhando em oposição ao Ocidente, a Turquia foi um dos últimos dessa lista, desde que assumiu o poder essa era a meta do Erdogan, e ele está certo, é inteligente, racional e extremamente pragmático, está fazendo a Turquia crescer geopoliticamente e ele (assim como eu rs) é um saudosista… Read more »
É evidente que a hegemonia econômica está se deslocando para o Oriente, e a China será a protagonista desse processo. Não é à toa que os EUA estão estrebuchando. Mas, a marcha da História não pode ser interrompida e estamos assistindo essa mudança de guarda.
Erdogan “inteligente, racional e pragmático”? Meu amigo, a Turquia tem prazo de validade e Erdogan está rapidamente levando o país ao desastre. Aliás segundo alguns especialistas a economia turca até 2020 vai quebrar
Já o Irã, não apenas tomou um bom corretivo da potência de fato por aquelas bandas (Israel) no mês passado como ainda por cima está incomodando à Rússia na Síria, tanto que Putin já declarou que os quer fora do país.
_________________
_________________
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO AOS OUTROS COMENTARISTAS
‘da potência de fato por aquelas bandas (Israel)”
Uma potência que recebe ajuda financeira para ter suas armas… Interessante.
A ajuda norte-americana corresponde a menos de 20% do orçamento de defesa de Israel, lembrando que também o Egito recebe ajuda similar dos EUA. E nos tempos da URSS os países árabes recebiam quantidades incalculáveis de armas de graça.
E agora?
Prezado Tireless,
A Jordânia também recebe ajuda similar.
Na verdade os acordos de paz entre Israel e Egito e Israel e Jordânia incluem pagamentos anuais em dinheiro aos 3 , de uma verba exclusivamente para ser usada com equipamentos militares , embora o montante que cada país recebe seja diferente.
A hegemonia econômica será do Oriente (na verdade já é) e a China será (já é) a líder dessa situação.
Não confie aos EUA o depósito de um alfinete.
Simples.
Deve ser por isso que os chineses tem a maior parte de suas reservas internacionais nos EUA.
Pois prepare-se para o próximo round. Deve ser justamente com essa dívida em poder dos chineses. Seria como um cataclismo econômico para os EUA.
E um cataclisma ainda pior para a China…rs!
Já ia me esquecendo de outro grande momento do Império Otomano, o cerco a Viena em 1683, o exército mulçumano do Sultão era na época considerado o mais poderoso do mundo, as melhores peças de artilharia (que por sinal os canhões modernos fundidos em uma peça so ao invés de vários anéis foi tb uma invenção otomana)
Um dos poucos monarcas que conseguiram deter os otomanos foi Vlad Tepes.
Sinistro!
Antonio
Perfeito.
Vlad Tepes segurou os Turcos pelo tempo necessario para que a Europa pudesse se organizar. Graças aos esforcos de Vlad e da Wallachya a Europa nao se tornou Otomana.
Isso tem 335 anos Rubinho! de lá para cá o último momento de glória dos Otomanos foi em Galipoli. Depois disso foram apenas derrotas e humilhações, e se colocarmos os árabes na jogada a surra é ainda pior pois perderam quatro guerra contra Israel.
Calma! É só uma aula de História Geral. Fascinante! Quem estuda sobre o passado pode entender o presente.
Entende o presente e sabe que no futuro mais derrotas esperam os árabes e os Otomanos, especialmente se se meterem a besta com Israel. Os Persas que o digam, até agora não conseguiram superar a humilhação…rs!
Se vc não tivesse cabulado as aulas de História, saberia que os persas já ocuparam a Palestina, assim como os assírios, egípcios, macedônios, romanos, otomanos e muitos outros povos. Ali é local de passeio.
Periga até dos aiatolás reclamarem este território, visto os registros históricos de sua posse bem antes de Cristo.
Resumidamente o Erdogan é para a Turquia oque Getúlio Vargas foi para o Brasil
Getúlio Vargas dos 19 anos que esteve no poder 15 deles o foram como ditador. Também é o único presidente brasileiro diretamente envolvido na morte de uma pessoa (Olga Benário, Judia, comunista, grávida e indefesa, entregue aos nazistas para morrer em um campo de extermínio) e sua ditadura, o Estado Novo, matou mais pessoas que a ditadura militar de 1964 a 1985. Para piorar era fascista e teve que aceitar a presença norte-americana no país na II GM depois que FDR ameaçou invadir o Nordeste. E perdeu o poder duas vezes. Na primeira foi derrubado por um golpe de Estado… Read more »
Em que livro de História tu leu que o Vargas era fascista?
Qualquer um que fuja do bordão segundo o qual o caudilho de São Borja seria o “pai dos pobres”…
Caro Colega. Parece-me um erro analisar o passado a partir da ética e moral do presente. Sugiro a biografia de Getúlio escrita pelo Lira Neto. É um excelente ponto de partida para compreender o contexto da revolução de 30 e o fim da República Velha e compreender o significado do Estado Novo no período pós-crise de 29. Alguns colegas aqui do blog escreveram excelentes dissertações sobre a FEB que ajudaria a entender as razões que levaram o Brasil a enviar tropas à Europa contra a Alemanha.
Perfeito comentário. Inclusive no que diz respeito à análise baseada na ética e moral do presente. Sem contar os intelectuais de Google que temos atualmente. Sofrível.
Já apareceu o pessoal com as ideias de “blocos”? kkkk
Todo mundo contra o ocidente malvadão, principalmente a Apple na China. Sei!
Excelente noticia. Jamais deveriamos vender armas estratégicas aos inimigos do Ocidente e de Israel.
Até que enfim Republicanos e Democratas coincidem em proteger os interesses nacionais.
Turquia deve ser banida da OTAN.
“Jamais deveríamos”, desculpe perguntar, vc é cidadão norte-americano ?
Na verdade uma Turquia anti-ocidental é tudo que os EUA e Israel mais temiam.
Erdogan tem demonstrado apoio aos palestinos e defendendo a volta deles a Jerusalém.
Uma coisa é os palestinos quererem, outra é conseguirem…..
Os árabes e aliados já perderam quatro guerras contra Israel e mais recentemente os persas tomaram um poderoso corretivo que os fez se retirar com o rabinho entre as pernas. E se Erdogan se meter a besta periga Ancara virar um aterro radioativo.
É como eu digo, a vida dos inimigos de Israel é tremendamente infeliz já que se trata de um caso de amor permanente com a derrota e não raro com a humilhação. Os persas que o digam….
Israel depende, única e exclusivamente, de dois fatores:
1) A benevolência americana;
2) A paciência russa.
E dê-se por satisfeito.
Israel discorda, tanto que está atacando os iranianos como bem quer, para desespero dos seus odiadores…rs!
O próximo!
Mais ou menos, Antonio. A relação EUA-Israel é benéfica para ambos e dificilmente irá mudar. E mesmo no campo militar, os judeus estão desenvolvendo projetos próprios que são revolucionários. Quanto à Rússia, coitada . . . Perdeu o posto para a China, enfrenta uma série de problemas econômicos e está atolada até o pescoço na Ucrânia e na Síria. Ainda acha que vão procurar problemas com Israel? Seria um péssimo negócio e os russos sabem disso.
Sim, eu sou.
O bom e necessário ao Brasil é fortalecer todos os laços continentais com os Estados Unidos, comerciais, militares e tecnológicos.
Temos que ser um aliado forte dos Americanos, evidentemente com gestores competentes para defenderem o interesse do Brasil.
Temos que mudar essa ideia de ser um quintal do uncle sam, e sim parceiro confiável, entrar na Otan e apoiar ações americanas. Veremos quais as contrapartidas.
Devemos ter laços fortes e permanentes com que domina o globo e em breve o espaço.
Aliás, manda uns 40 desses F. 35 pra cá.
Pelo que vimos na reportagem, temos impossibilidades físicas, químicas e transcendentais: Ser aliado dos EUA com gestores que defendam interesses nacionais.
Os EUA não procuram parceiros, até a Inglaterra (que é a “mãe” deles) os americanos procuram subjugar e tratar como um satélite, uma parceria com Rússia e China renderia muito mais ao Brasil
Só que isso ficou escrachado demais nos dias de hoje. O mundo está percebendo isso.
Até a Europa está ‘escabreada’ com os EUA e parece que a situação está tomando contornos insuperáveis.
Melhor assim.
A “parceria” que a China propôs ao Brasil foi o nosso amado bananão virar a fazenda deles, apenas fornecendo commodities baratas…
Isso é que “parceria” não é Camilinho? a famosa “Caracú”
A parte mais engraçada é que em todos os comentários nesse blog só tem gente que defende o Brasil ser ou submisso aos Americanos ou a Russos/Chineses. Nunca ninguém comenta em por exemplo o Brasil se desenvolver a ponto ser independente de outros países, de não ser submisso a ninguém. Elogiam que a UE ta “acordando” em relação ao Americanos e Ingleses ao mesmo tempo em que defendem que o Brasil se submeta aos interesses Rússia/China, como se esses fossem os senhores bonzinhos do mundo que só visam ajudar seu aliados e nunca seus próprios interesses.. Sempre ou defendem o… Read more »
Pois é, o Brasil deveria fazer como a Suíça e a Suécia nas guerras mundiais, alisar os aliados por um lado, e o eixo pelo outro. Enquanto os trouxas se digladiam pelo poder, nós lucramos com a venda de suprimentos.
Pois é, Thy. E vai ver se lá na Rússia ou EUA eles reproduzem este tipo de comportamento… Lá eles são nacionalistas até o osso. Qualquer casebre tem uma bandeira e ninguém debocha disso, muito pelo contrário, têm orgulho. Aqui ser nacionalista é feio, é ridículo. Tem gente aqui que gostaria que o Brasil fosse um vagãozinho de commodities da Rússia/China. Já outros disseram que não se importariam de (literalmente) falar inglês caso o Brasil fosse invadido pelos EUA. Claro, nem todos esses comentários devem ser levados ao pé da letra por sua forma, mas o que eles querem dizer… Read more »
O Brasil não ganha nada ao se alinhar automaticamente a qualquer país. Os Brasil deve ser independente a se alinhar aos bons acordos e práticas mundiais.
Os russos ajudaram muito os programas espaciais da China e Índia, evidente que estes países tb fizeram a sua parte, o Brasil até no período governado pelos militares que simpatizavam com os EUA, oque os EUA forneceram ao Brasil ? Boicotaram tecnologias nas mais diversas áreas, os russos vendem aviões para a China, os chineses copiam e nem sanções a Rússia aplica rs
Sobre a Apple, ano passado a Xiaomi ultrapassou a mesma e agora ja e a segunda maior fabricante de smartphones do mundo
Agora eu gostei! Tem que ferrar todos esses ditadores que ameaçam a liberdade e a democracia.
Mania de muita gente achar que o Brasil tem que estar aliado(submisso) aos EUA ou outro país ou bloco.
Em Pernambuco tem um ditado que dia que” “Quem nasce com alma de cachorro, só é feliz quando tem um dono para balançar o rabo”.
Conheço bem esse ditado, vale para muita gente….
Nascer uma única vez e ainda ter alma de cachorro é triste…
Eu vejo muitos Stephen’s por aqui, que pena
O único problema é que em relações internacionais muitas vezes é interessante participar de blocos para poder salvaguardar alguns interesses em uma posição de força.
Nem que seja o Movimento dos Não Alinhados.
Caso contrário, pode acontecer do país ser jogado em um tanque cheio de tubarões.
Temer como gesto de boa vontade para a futura aliança tecnológica EUA-Brasil vai entregar a Embraer para os americanos, resta a nós aguardar a contraparte americana. É só esperar que o desenvolvimento tecnológico do Brasil VEM. Falando sério agora, todo mundo quer estar ao lado do mais forte,é o natural, MAS talveeez eles não nos enxerguem da mesma forma que gostaríamos de sermos vistos por eles. Esse é o grande problema, como os EUA nos enxergam?,Será que é com benevolência? Será que quem o engrandecimento de um país do nosso porte?, Lembre-se que os EUA estavam realizando espionagem numa de… Read more »
E o que você acha que teríamos em uma aliança com China e Rússia? Você realmente acha que eles iriam nos tratar com igualdade? Sinto muito mas não é assim! Na verdade a relação que China e Rússia querem do Brasil é a de mero fornecedor de matérias primas e no caso dos chineses um mercado dócil para os seus manufaturados. Você acha que temos alguma chance assim?
Outra: você realmente acha que China e Rússia não nos espionam?
Com a Rússia e China não sabemos. Com os EUA temos a certeza. Basta olhar como estamos.
Não sabemos? Quem nos rebaixou à condição de fazendão para fornecer commodities foi a China e não os EUA, que por sinal compram muito mais bens de alto valor agregado do Brasil do que China e Rússia juntos…
A propósito, um cidadão russo foi surpreendido tentando invadir o CIGS em Manaus. Amadorismo é isso….
EUA não têm nada a acrescentar aos países de Terceiro Mundo.
Muito menos a China, que apenas quer explorar os países do terceiro mundo! Mas há quem goste de ser explorado, deve ser síndrome de Estocolmo….
‘’Muito menos a China, que apenas quer explorar os países do terceiro mundo! Mas há quem goste de ser explorado, deve ser síndrome de Estocolmo….’’ ‘’ em nos rebaixou à condição de fazendão para fornecer commodities foi a China e não os EUA,’’ Jesus cristo! É uma cegueira inacreditável, como se os países europeus e os EUA não fizessem exatamente isso durante séculos, é com imenso desprazer que irei responder, caso o Sir Tireless não tenha conhecimento de nossa vergonhosa história econômica, o Brasil sempre foi um patético exportador de commodities, o único período em que o brasil foi ‘’industrializado’’… Read more »
Com todo o respeito, vocês estão mostrando perspectivas muito limitadas sobre relações internacionais.
Nem a China transformou o Brasil num fazendão propositalmente nem os EUA estão de todo errados em salvaguardar sua tecnologia.
Cabe lembrar que há poucas décadas atrás a China tinha uma economia pior que a brasileira, hoje joga de igual para igual com os maiores do mundo globalizado.
Vocês vão ficar nessa espiral eternamente.
Meu caro Matheus, como eu disse anteriormente o apreço de alguns coma China deve ser síndrome de Estocolmo. Ou então muita arenga no DCE…. Como eu afirmei, por menos santos que sejam os EUA compram do Brasil mais produtos com alto valor agregado do que China e Rússia. Ou você vai ignorar que o maior mercado para os E-Jets da EMBRAER são justamente as Feeders norte-americanas. Enquanto isso os Chineses compram de nós commodities,quando compraram muito criaram uma bolha econômica aqui, quando a bolha estourou veio a recessão. E como disse o empresariado brasileiro ligado à indústria reclama, e com… Read more »
Não entendo essa sanha que algumas pessoas tem com a Rússia. De certo compartilham do mesmo sentimento dos próprios russos de que estão destinados a ser “o grande poder mundial”. Com a China ainda se compreende, pois de fato caminha para ser uma grande potência, mas o que a Rússia tem além do seu arsenal nuclear? É um país economicamente limitado e com uma população que tende a encolher cada vez mais.
‘’ Na verdade a relação que China e Rússia querem do Brasil é a de mero fornecedor de matérias primas’’, E Qual é a diferença para os EUA, quando os mesmos estiveram interessados em nosso desenvolvimento?, você é extremamente contraditório, tem uma língua afiada para falar do ‘’Eixo do mal’’, mas se esquece que tudo que você acusa o ‘’Eixo’’ de fazer os EUA idem, mas para o ultimo você se recusa a enxergar e reconhecer alguma falha da estratégia deles conosco (do ponto de vista de nosso desenvolvimento) por que é a eles que aparentemente prefere você tratar como… Read more »
Meu caro, com todos os problemas na relação os EUA ainda são o país que mais compra do Brasil bens de alto valor agregado, a EMBRAER que o diga! Bem diferente dos chineses, que basicamente compram de nós matérias primas. Não é à toa que o empresariado nacional do setor das indústrias reclama tanto.
AVISO DOS EDITORES. A DISCUSSÃO DESVIOU COMPLETAMENTE. FOQUEM NO TEMA PRINCIPAL DA MATÉRIA.
”você realmente acha que China e Rússia não nos espionam?”, Você me magoa supondo uma ingenuidade dessas, é obvio que essas potencias nos espionam, sempre espionaram, mas quem possui maior capacidade de espionagem?, quem tem tradição e é dona das gigantes de TI que controlam e sabem sobre nós cada vez mais?, quem montou o maior esquema de espionagem da história, Que levou a vários anti-comunistas pirados a acreditarem que toda essa espionagem tem como objetivo instaurar um ditadura comunista??, Sua comparação é muito assimétrica. Sobre esse espião russo eu tenho duvidas, que tipo de espião invade um centro guarnecido… Read more »
“O que tem super relevante nesse centro?”
É isso que dá somente querer saber de Rússia e China. Se você realmente conhecesse as instituições do Brasil, inclusive o EB, saberia o que é o CIGS
Pessoal,
A Turquia comprou o S-400. Com o F-35 ela teria o laboratório perfeito para testar as fragilidades de cada um. O problema é que os americanos teriam demais a perder já que injetaram mais de US$400 bilhões até agora no Lightinig e vão injetar até o final do programa ao todo US$ 1 trilhão.
Tem posts que são mais torcida que qualquer coisa, uns torcem para os Americanos enquanto outros torcem para os Chineses ou Russos, cada um acha que o seu escolhido é melhor que o outro, só que esquecem que moramos no Brasil, esquecem que a China, Russia ou os EUA estão pouco se lixando com os brasileiros. Vejo muitos não defendendo ideias, postando análises ou informações úteis, mas sim defendendo de forma infantil a sua posição, custe o que custar. Quanto ao F-35, dia 21 os caças serão entregues aos Turcos, tudo bem que ficarão nos EUA para treinamento mas alguém… Read more »
Decisão errada!!! Foi o ultimo pingo para terminar de jogar a Turquia no colo da Russia. O lobby israelense teve muitissimo a very com essa decisão.
http://www.businessinsider.com/us-denied-turkey-f-35s-now-may-buy-russian-su-57-in-a-nato-nightmare-2018-6?r=UK&IR=T
https://www-haaretz-com.cdn.ampproject.org/v/s/www.haaretz.com/amp/israel-news/.premium-israel-wary-about-f-35-sale-to-turkey-hopes-u-s-denies-upgrade-1.6119034?amp_js_v=a1&_gsa=1&usqp=mq331AQECAE4AQ%3D%3D#referrer=https://www.google.com&_tf=From%20%251%24s&share=https%3A%2F%2Fwww.haaretz.com%2Fisrael-news%2F.premium-israel-wary-about-f-35-sale-to-turkey-hopes-u-s-denies-upgrade-1.6119034
Você sabe como funciona o processo legislativo? Pois é…..
Pode ter certeza que daqui a 2 dias os turcos vão receber os aviões….
Não vejo tal democracia para a Turquia ter liberdade de comprar o sistema de defesa apropriado para eles? Democracia só existe se você obedece a ordem de Washington.
O mais perigoso ainda é a mania do governo dos Estados Unidos de não respeitar o acordo assinado. Eles rompem acordo qualquer hora que eles ficam zangados com qualquer coisa.
Já que Turquia resolveu comprar sistema de defesa S-400 Russo, já começaram a campanha de demonização de a Turquia. Haja paciência!.
Seu “argumento” foi o mesmo que a “diplomacia dos atabaques” usou para tentar emplacar a venda do Super Tucano ao “cúmpanhêro” Chávez……
Por mim teriam vendido até para o EI. Não importa para quem se vende armas, o destinatário é que é responsável por o que irá fazer com a arma, não quem vende.
Se de fato os EUA cancelarem a venda a Turquia seria ressarcida do valor já investido no F-35?
Será que a Turquia sem a opção do F-35 investiria no Su-57? Seria muita reviravolta caso a Turquia ajudasse a Rússia a terminar o projeto do Su-57, já que a quase 3 anos atrás a Turquia abatia um Su-24 da própria Rússia.
Isso só mostra que de fato existe o fator político e o lobby.
Maurício. 19 de junho de 2018 at 18:08 >>>
Não foi Erdogan que ordenou abate do SU-24 Russo. Foi uma ala radical da Força Aérea da Turquia influenciada pelos EUA. Foram esses que tentaram dar golpe em Erdogan em 2016.
“Ala radical da Força Aérea Turca”? então na força aérea turca todo mundo faz o que quer? você já ouviu falar em hierarquia?
Agora, a verdade sobre o abate do Su-24 é que foi ordenado pelo próprio Erdogan depois que os russos desmontaram um bem elaborado esquema de contrabando de petróleo das áreas do “califado” do ISIS levado a cabo por pessoas ligadas ao sultão de Ancara. Aliás, as fotos dos caminhões calcinados após o bombardeio russo viralizaram na internet.
Quanto ao golpe, foi um auto-golpe de Erdogan para se perpetuar no poder.
Não quero nem imaginar o custo de manter 100 F-35, com certeza vai levar a força aérea turca a falência.
É menos que manter 100 Rafales viu!?
E os EUA seguem na sua trajetória de perder a credibilidade em acordos importantes. O que pode acontecer com isso? O dólar se esfacelar com o crescente bilateralismo, vai ficar difícil para o Tio Sam rodar a impressora para rolar sua dívida monstruosa. Se continuar assim os EUA voltarão para o século XIX, quando não tinham influência política nenhuma no mundo.
Meu Deus, a quantidade de comentários doidos kkkkkk e olha que eu estou comentando pouco kkkk
Eu parto pelo simples princípio, quem fabricou o F-35 foi os EUA ou a Turquia ? Que eu saiba foi os EUA, se eles entendem que a Turquia não é mais confiável, então eles tem o direito de não vender para eles, devolve o dinheiro e que os turcos vão ser feliz no colo do urso pimpão! Tem uma galera que ainda não entendeu que a Turquia do Erdogan querem ser parceiros dos russos do Putin, esquecem já perderam os turcos para eles, o Trump pode levar o Erdogan pra jantar a luz de vela, dar flores, um colar de… Read more »
foi mal moderação, vou maneirar
Se essa noticia for confirmada entao nessa questao eu acho que a decisao americana foi a mais acertada.
Erdogan nao é de confiança e esta se tornando um tirano para o proprio povo ao implementar a sharia transformando a Turquia numa Teocracia Islamica.
Por outro lado tbm seria bom se Putin evitasse fornecer o S400 para um tirano que poderia se voltar contra ele caso viesse a promover futuramente o fundamentalismo islamico nas republicas do caucaso que fazem parte da Federacao Russa.
Bom, a Rússia agradece. Ela não só enfraquece a OTAN com o afastamento cada vez maior da Turquia com os EUA, como ainda consegue um provável parceiro para o SU-57. Meio que sem querer, o Putin marcou dois gols (Desculpem, época de Copa).
HMS Tireless
“Quanto ao golpe, foi um auto-golpe de Erdogan para se perpetuar no poder.”
É mesmo? Você tava lá nas fileiras do exercito turco? Manda umas fotos ai. Informações privilegiadas… Rsrsrs
geopoliticamente é uma grande perda para os EUA e a OTAN, e uma grande vitória para a Rússia do Putin, mas quem escolheu ir para o lado de lá foi o Erdogan, era uma luta perdida, acredito que qualquer “agrado” que a OTAN e EUA fizer de nada adiantará, como eu disse antes, o coração do Erdogan é do Putin rsrs.. o senado americano está sim correto em barrar, se entregarem os F-35 para os turcos, ae será uma vitória em dose dupla para Erdogan e Putin, a não entrega dos F-35 será mais pra aliviar o estrago que é… Read more »
O coração eleitoral do Trump é Putin também
se a CNN confirmou então deve ser “verdade” rsrs…
A CNN trabalha com a verdade dela já o FBI trabalha com fatos rsrsrs
Então quer dizer que isso desobriga os Turcos não colocarem mais valores no projeto e ainda pedir devolução.
Vão perder dinheiro e se bobear um importante aliado no Oriente Médio …tudo por causa do Fiasco 35 o abacaxi voador.
Fiasco mesmo é achar que o F-35 é um abacaxi voador. Os israelenses, que entendem um pouquinho mais de aviões de combate que você, discordam da sua opinião.
E aí? Vai conseguir refutar a melhor força aérea do mundo?
Bem-vinda ao grupo dos países soberanos e ao mundo multipolar, Turquia. Próximos passos: sair da OTAN, fechar a base de incirlik e negar o acesso da OTAN ao Mar Negro, lago russo.
Quanto ao ex-Mar da OTAN, agora dividido com os russos e seu porto de Tartus, será reivindicado pelo Rússia. E China é convidada para a festa e vocês verão muita gente de olho puxado navegando no Mediterrâneo.
Seja muito bem-vinda, Turquia.
Sinto lhe informar cemzinho mas o fim de Erdogan será o mesmo de Nasser ou seja, derrota é humilhação…
Pode escrever…
100nick-Elã 19 de junho de 2018 at 21:04
100nick… é serio isso?
Viraria o F-35 Turco um novo F-14 iraniano?
Erdogan parece sonhar com os tempos do Império Otomano. Não sei se ele planeja se aliar a alguém ou mesmo se seria um aliado confiável para quem quer que fosse.
Não devemos esquecer que a Turquia través de suas industria já teve ou tem acesso a diversos equipamentos e partes estruturais do F-35. Neste sentido colaciono texto explicativo da participação turca no programa JSF (https://www.f35.com/global/participation/turkey-industrial-participation) Abaixo estão os detalhes sobre as 10 empresas turcas que apoiaram o desenvolvimento e / ou produção do F-35 / F135. • A Alp Aviation vem apoiando o programa desde 2004 e atualmente fabrica estruturas e montagens de estruturas de produção F-35, componentes de trens de pouso de produção e mais de 100 peças de motores de produção F135 para incluir rotores de lâminas integrados… Read more »
Se o su-35 já custa 65 milhões de dólares o Su-57 deverá ser mais caro que o F-35.
Alguns falam que o novo Sukhoi, quando estiver finalizado, deverá custar entre 100 a 120 milhões de dólares a unidade, mais os extras.
Vão deixar de vender mais de 100 F-35? É um negócio de mais de USD 10 Bi! Acho que vão acabar chegando a um acordo e os caças serão vendidos. Não dá para imaginar essa proibição ir adiante. Algo parecido, pelo que eu me lembre, só o que aconteceu com os F-16 que seriam vendidos ao Irã, mas o Irã chutou o balde em um nível bem maior que a Turquia.
O único aliado americano no Oriente Médio é Israel. A Turquia vai acabar entrando na mira da IDF por causa de seu apoio aos terroristas Palestinos.
Os EUA acabam de se retirar da Comissão de Direitos Humanos da ONU, por causa do obscecado anti-sionismo praticado pela moralmente falida organização.
Não é Trump que está querendo rasgar o acordo Delfim mas sim o congresso. Aliás quem pode fazer os turcos receberem seus aviões é justamente o homem laranja caso vete o dispositivo da lei que impede a entrega dos jatos.
A Turquia vai se afastar dos EUA e Otan. Isso é inevitável. Pelo menos enquanto o Erdogan estiver por lá. Mas isso não significa que a Turquia vai ser aliada única dos russos. Turcos e Russos nunca se gostaram. Não vai ser agora que vão ser namorados fiéis. Vão ter relações comerciais mais próximas e nada mais do que isso. Existem “tumores malignos” do passado que impedem uma amizade íntima entre os dois países. O tal bloco Rússia, China, Índia, Paquistão, Irã e Turquia, que alguns citaram, é completamente impossível de ser composto. Uma insanidade pensar nisso. Índia e Paquistão… Read more »
Há muitas verdades no seu texto mas também á incógnitas difíceis demais que você tentou prever.
Acredito que a Rússia continuará sendo um grande player da geopolítica, não como China é EUA mas como o 3° poder, que convenhamos é muito mais que o Brasil será um dia.
Oraculo
Comentario perfeito!
Parabens!
Comentário quase perfeito. A Rússia sempre será o segundo player mundial, falando politicamente. Seu poder de influência global, assim como sua presença cada vez mais acentuada no leste europeu e oriente médio é cada vez maior. Não enxergar isso é miopia de uma assíduo telespectador dos filmes americanos da sessão da tarde. A Rússia é economicamente muito inferior aos Estados Unidos, porém sua mentalidade, tecnologia e estratégia é capaz de preeencher os vazios deixados pelas políticas desastrosas do ocidente. O tempo dirá quem é o país a contrapor a esta nova ordem mundial liberada pelos americanos e europeus.
Protagonismo não se divide. A tendência é sempre um superar o outro. E as apostas são todas no Gigante do Oriente.
Oráculo,
Excelente comentário!
Prezado Oráculo, . Foram tantos assuntos que vc abordou, que merecia uma garrafa de uísque pare emendar um bom debate noite a dentro. Mas como não será possível, me permita algumas observações. . “A Turquia vai se afastar dos EUA e Otan.” Sim, mas – tem sempre um mas – o afastamento será com o ocidente, começando pela Europa e passando pelos EUA na sequência. Sim, Erdogan é o catalisador, mas não é o único motivo. Os turcos – suas lideranças – vislumbram uma janela de oportunidade de retomar um pouco de suas ‘glórias’ imperiais do passado. . “Mas isso… Read more »
Se eu fosse o Erdogan eu não sairia muito em público senão ele vai virar o JFK 2, ele vai receber o tradicional presente de quem ousa desobecer as ordens do Bastião da liberdade e democracia, também olharia o que tem na comida rsrsrs.
A vida desse cara vai virar o inferno.
Boa sorte Sultão! Vai precisar…
Não fale assim do professor!
O olavao é uma das maiores mentes que já existiu.
Fla x Flu.
Tô fora.
Shalom. (rs)
Off
A Colômbia vai de F 16, o contrato sai em até 12 meses,
mas devem atencipa-lo.
Desta vez os Estados Unidos agiram certo. Estar sob o guarda-chuva da OTAN exige algumas obrigatoriedades, e a Turquia não cumpriu grande parte delas. A Turquia tem constantemente ameaça as tropas americanas na Síria e contrapondo o maior aliado do tio sam na região, que é Israel. Agora o que resta a Turquia é escolher um lado, que provavelmente seja a Rússia. Mesmo a Rússia não confia plenamente em Erdogan, que se mostra um líder falso e traiçoeiro .
Se os EUA fizeram isso será um tremendo tiro no pé. Parte dos motores do F-35 europeu são feitos na Turquia e se confirmando a entrega deles será atrasada em anos! A Turquia provavelmente vai comprar briga devido ao crescente sentimento antiamericano e a personalidade do Edorgan de nunca se curvar ao exterior. O senado está jogando a Turquia no colo da Rússia e consequentemente colocando Ancara na órbita de Moscou. Senadores também estão pensando em aplicar a lei contra exportações de armas russas sobre a Índia, um tiro no pé maior ainda. Na Índia (devido a brutal colonização inglesa… Read more »
Defensor da Liberdade ( 19 de junho de 2018 at 18:41 );
Prezado… Não é assim tão simples…
Uma arma de elevado padrão tecnológico e de grande potencial estratégico exige sim responsabilidade de quem vende, visto esta ter potencial para alterar o equilíbrio de poderes numa determinada região, o que pode redundar em disputas acirradas; logo fora do controle de qualquer orgão internacional…
Agora… É claro que no caso dos turcos a questão é ainda mais complexa, haja visto que, tal como lembrado pelos colegas acima, a Turquia a parceira de peso no projeto.