KAI FA-50

KAI FA-50
KAI FA-50

MANILA – O secretário de Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, disse no dia 7 de junho que o governo quer adquirir mais uma dúzia de aeronaves de treinamento e ataque FA-50 da Coreia do Sul.

Lorenzana fez a observação durante uma entrevista durante o Simpósio 2018 da Força Aérea das Filipinas (PAF), realizado no Campo de Oficiais Comissionados Aguinaldo, na cidade de Quezon.

“Fomos capazes de discutir isso durante a reunião dos líderes seniores, mas é isso que o presidente (Rodrigo Duterte) quer depois que viu como a aeronave é eficaz”, disse Lorenzana.

“Podemos adquirir mais 12, mas isso depende do tipo de construção que a Força Aérea quer”, acrescentou.

Antes de assumir a presidência em 1 de julho de 2016, Duterte disse que a compra pela administração Aquino de 12 jatos FA-50 de treinamento da Coreia do Sul era apenas um desperdício de dinheiro, pois os ativos aéreos seriam usados ​​apenas para cerimônias.

No entanto, o Chefe do Executivo teve uma mudança de mentalidade depois de ver a utilidade e eficácia dos jatos, especialmente durante a campanha aérea para libertar a cidade de Marawi das mãos dos terroristas de Maute.

Lorenzana na mesma entrevista disse que a Coreia do Sul não prometeu nada, mas eles estão preparados para fazê-lo.

“Havia muita coisa sendo discutida não apenas os helicópteros, mas também armas de fogo, eles querem transferir tecnologia para que possamos também produzir nossos equipamentos militares”, disse ele.

A chegada dos aviões é parte da compra da PAF de 12 aviões de combate da Coreia no valor de 18.9 bilhões de pesos filipinos.

O PAF disse que o FA-50 tem uma velocidade máxima de Mach 1,5 ou uma vez e meia a velocidade máxima de som e é capaz de ser equipado com mísseis ar-ar e armas ar-superfície.

A FAMÍLIA DE JATOS GOLDEN EAGLE

FONTE: Boletim de Manila

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Foxtrot

Pois é, e nós com medo de fabricar uma variante do AMX e não ter para quem vender!
Bastaria uma encomenda inicial da FAB/MD de 48 unidades (4 esquadrões), que a indústria fabrica.
Após isso o comprador aparece, vide exemplo do A-29, KC-390 etc.
Parabéns Coreia do Sul, Índia e outros países que caminham para auto suficiência nessa importantíssima área.

Leonardo M.

Esse jato ainda vai vender muito para países que não tem dinheiro para comprar Rafale, Eurofighter, F-35, SU-35 e outros caças caros.
É um verdadeiro mini F-16
Bom para ataque e interceptação de pequenos jatos, aviões turbo helice e treinamento.

Anderson

Acho que o Brasil não tem mais necessidade de fabricar novos AMX, o GRIPEN como vetor de multi-função executará as mesas tarefas do AMX hoje.

Mas também acho que para o piloto no futuro migrar do A-29 para o GRIPEN é um salto muito grande. Acredito sim que falta ao Brasil um vetor de treinamento nos moldes do FA-50.

Ivanmc

O FA-50 para treinamento é muito potente. Eu pensava que o TA-50 era a plataforma de treinamento avançado e o FA-50 seria utilizado como um lift de combate. Assim sendo, é um ótimo vetor o FA-50 um treinador de luxo sem dúvidas. Eu sempre admirei a família KAI T-50. Poderia ser o nosso low.

Walfrido Strobel

O FA-50 não se trata de um treinador de luxo, é um avião biplace que pode acumular atividade de formar caçadores e ser utilizado para interceptações e ataques, o que pode ser interessante para pequenos países como Filipinas ou até como “Lo”, no caso do Iraque que tem o F-16C/D como “HI”.
E realmente nem o T-50 pode ser considerado como avião de instrução avançada, pois a KAI oferece o KT-1 para isso, um avião turbohélice da categoria do Beech T-6 ou Pilatus PC-9.

Ivanmc

Walfrido Strobel, primeiramente eu iria perguntar se você entendeu o contexto do mwu comentário. Mas, vou esclarecer, até porque eu considero os seus comentários, eu citei o FA-50 como treinador de luxo pela sua ótima capacidade e deveria ser utilizado como um lift de ponta tático e deixar o TA-50 para treinamento, o que é o aplicável pelo fabricante KAI. Foi um elogio “Treinador de luxo”, uma ilustração positiva e não pejorativa. Treinador de luxo porque ao invez de utilizar o TA-50 como treinador eles já vão direto no FA-50, o que é muito bom em minha opinião. Acho que… Read more »

Alex Nogueira

Em termos de aviação de caça e ataque a FAB e a Embraer, precisam de um foco só: a dupla F-39 e A-29.

Essa dupla cobre todas as nossas necessidades, só precisam estar bem equipadas (versões que contemplem todos opcionais), armadas e pronto.

*E que o governo forneça verba suficiente para que nossos pilotos utilizem simuladores e voem a quantidade de horas necessárias para um bom adestramento.

Walfrido Strobel

E no futuro comprm pelo menos mais 36 unidades para substituir todos os F-5M e A-1M, podendo manter 12 em cada uma das Alas, (CO,SM,SC,AN e MN), em AN são dois Esq, com esta ideia maluca de pobre, manter todos os 36 Gripens iniciais em Anápolis, fica mais barato mas é uma péssima concentração.

Rinaldo Nery

Você mesmo usou a palavra ¨iniciais¨. Já respondeu sózinho. Não ficarão lá pra sempre (os 36).

Adriano RA

Simples demais para um caça, caro demais para um treinador.

Heli Queiroz

Perfeito seu comentario.
tenho impressao que este avião deve ter uma hora/voo elevada

Mario Navarro

Why doesn’t the Philippines consider the Gripen C/D, it is a very economical fighter, that is effective???

Alex Nogueira

Probably political reasons.