Coreia do Sul sinaliza progresso no desenvolvimento de radar AESA
A Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA, na sigla em inglês) sinalizou a progressão de seu programa para desenvolver um sistema de radar ativo de varredura eletrônica (AESA) em colaboração com a indústria local.
A DAPA informou em comunicado em 31 de maio que seu programa de radar – destinado à aeronave Korean Fighter Experimental (KFX) – completou a fase preliminar de projeto de dois anos e passará para o estágio crítico de projeto antes de uma revisão do projeto em maio de 2019.
Após a revisão do projeto, a DAPA espera produzir um protótipo piloto em 2020, que será instalado nos primeiros protótipos da KFX a partir de 2022. Após vários anos de testes, a DAPA pretende começar a produção inicial da aeronave e seu radar AESA a partir do meados de 2020.
Sob um contrato de KRW360 bilhões (US$ 334 milhões) concedido em meados de 2016, o programa de desenvolvimento do radar AESA é liderado pela Hanwha Systems, que está colaborando com a Agência para o Desenvolvimento de Defesa (ADD), uma subsidiária da DAPA. A Korea Aerospace Industries (KAI), como principal desenvolvedora do KFX, também está envolvida no programa.
A KAI já havia esboçado uma meta de produzir 250 caças bimotores KFX para substituir as aeronaves F-4E Phantom e F-5E Tiger II da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) e, finalmente, os caças F-16 Fighting Falcon. A KAI também espera exportar várias centenas de caças KFX.
Será que ainda estão chorando para ter tecnologia dada dos EUA, lembro que eles queriam assistência para o Radar AESA, Coisa que o Japão na década de 80 já sabia fazer, e as linhas dele é muito parecida com o F22, parece que esse desenho todo mundo copia, ou é o formato mais apropriado para um menor RCS, o SU57, j20, f35, Shinshin, KFX tem, os turcos estão tentando fazer o mesmo no protótipo deles, sobre a Turquia o Lord Vader acertou o Senado Americano barrou a venda do F35 para eles.
Segundo consta a indústria israelense ajudou.
Nao ajudaram no desenvolvimento, apenas nos testes.
No desenvolvimento atuou mais a Thales francesa, agora nos testes de aplicação e integração na aeronave entraram os israelenses.
O que importa para eles é no final das contas terem o seu AESA.
Os turcos pediram. depois daquele golpe de falsa bandeira e da aproximação com Putin, queriam o que? Seria arriscado demais deixar tecnologia tão sensível nas mãos do Erdogan. Lembrando que o cara fez um verdadeiro expurgo na força aérea turca. Há uma grande deficiência de pilotos por lá.
Parece que os turcos já receberam o convite para a entrega do seu primeiro F-35, que se dará no dia 21/06
é parece mas o Senado ainda tem membros que querem barrar a compra, parece que minha fonte não era tão confiável.
Quem tem china como vizinho precisa das melhores tecnologias sempre……
Duvida, como anda o 5G do Japão ?
Tá mais para Coréia do norte no caso esta
Enfim, no caso do shinshin, ele foi congelado por pouca verba.
Shinshin japonês é um demonstrador de tecnologia, não nasceu para ser operacional.
Mas serviu para o Japão conhecer mais e decidir não se aventurar em um caríssimo 5G sozinho, viu que seriam necessários muitos bilhões de dólares.
Com as tecnoçlogiaas de hoje, aeronave sem radar AESA nem deve decolar, a menos que estejam certos de que não haverá oposição aérea. A Coréia já se apercebeu disso e está cominhando para desenvoler essa tecnogia. O que muitos desconhecem é que esse redar não é um simples radar com mais potenciae alcance. Também é um centro de comunicações completo, e com sua capaciadade de processamento, pode acompanhar dezenas de alvos e comandar o ataque a distancia e dirigir outros meios de compate que possam ser integrados ao sistema.
Luiz Floriano Alves, o Typhoon não tem radar AESA, como é que fica então?
fica defadado
Juvenal Santos
A ultima versão, o Super Thyphon tem. Abço.
Ainda não existe Super Typhoon, muito menos radar AESA operacional nele, eles querem colocar o Captor-E , a entrega seria para o final deste ano, mas parece o caminho será mais longo…
“Será que ainda estão chorando para ter tecnologia dada dos EUA, lembro que eles queriam assistência para o Radar AESA, Coisa que o Japão na década de 80 já sabia fazer, e as linhas dele é muito parecida com o F22, parece que esse desenho todo mundo copia, ou é o formato mais apropriado para um menor RCS, o SU57, j20, f35, Shinshin, KFX tem, os turcos estão tentando fazer o mesmo no protótipo deles, sobre a Turquia o Lord Vader acertou o Senado Americano barrou a venda do F35 para eles.” Deve ser isso mesmo. A China e agora… Read more »