TALLINN — AFX18, o exercício anual em grande escala das Forças Armadas suecas para a prática da defesa territorial da Suécia, deve começar esta semana e este ano também envolverá a Força Aérea Estoniana, disseram porta-vozes da sede das Forças de Fefesa da Estônia.

“Este é o primeiro exercício conjunto entre as forças aéreas da Estônia e da Suécia após a restauração da independência”, disse o comandante da Força Aérea da Estônia, coronel Riivo Valge. “Este é definitivamente um desafio interessante para ambas as partes e uma excelente oportunidade para praticar a cooperação entre diferentes países.”

Um esquadrão de oito caças JAS 39 Gripen participantes do exercício chegará à base aérea de Amari em 22 de maio. Juntamente com as aeronaves, aproximadamente 100 membros da Força Aérea Sueca serão posicionados em Amari durante o exercício.

Os voos serão realizados 24 horas por dia e as batalhas aéreas do exercício serão realizadas no espaço aéreo sueco, mas os caças também poderão ser vistos voando pela Estônia. Os membros da Força Aérea Sueca no exercício irão praticar a condução de várias operações aéreas com parceiros.

Até 3.500 pessoas uniformizadas participarão do AFX18 e todos os ramos das Forças Armadas Suecas estarão envolvidos. Os países estrangeiros participantes do exercício incluem Estônia, Finlândia, França e Espanha.

FONTE: Baltic News Service

NOTA DO EDITOR: O exercício AFX18 coincide com a divulgação pelo governo sueco de um livreto que explica aos cidadãos como se comportar em caso de agressão externa, um reflexo das tensões com a Rússia. Para conhecer o conteúdo do livreto, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments