Pantsir Attack

As Forças de Defesa de Israel divulgaram o vídeo acima que mostra um sistema antiaéreo Pantsir-S1, de fabricação russa, sendo destruído em ataque por bomba guiada, míssil ou drone suicida.

Os ataques das IDF foram uma resposta aos foguetes que foram lançados pelas Forças Quds do Irã contra as posições das IDF nas colinas de Golan e o fogo de defesa antiaérea sírio contra as aeronaves da IAF.

O Pantsir-S1 (SA-22 Greyhound na classificação da OTAN) é um sofisticado sistema de artilharia antiaérea que conta com mísseis terra-ar de curto e médio alcance, sendo considerado um dos mais avançados do mundo.

Ele é capaz de atingir alvos aéreos em altitudes de até 15 quilômetros. O alcance efetivo de sua componente de artilharia é de quatro quilômetros. A cadência de tiro do canhão antiaéreo de 30 mm é de 5.000 tiros por minuto.

O Ministério da Defesa do Brasil tinha planos há alguns anos para adquirir 12 sistemas Pantsir S1 instalados em um chassi fornecido pela alemã Rheinmetall para criar três baterias, mas a compra foi cancelada.

Algumas fontes indicam que a arma de ataque pode ter sido o míssil Delilah, visto na foto e no vídeo abaixo.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

ATUALIZAÇÃO: (10/5/18 – 18h00)

Algumas fontes indicam que o alvo do vídeo acima encontrava-se na Base Aérea de Mazzeh (arredores da capital Damasco). Comparamos algumas imagens do vídeo com imagens do Google Earth da citada base e há muitas semelhanças (ver imagens abaixo). Estas semelhanças incluem a posição das pistas de taxiamento/serviço e o rumo magnético arredondado (“240”) pintado na cabeceira da pista 24.

Subscribe
Notify of
guest

215 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments