Gripen no Brasil: Saab apresentará instalações de fábrica
Evento para apresentar ‘próximos passos do projeto’ da Saab Aeronáutica Montagens, em São Bernardo do Campo, será nesta quarta-feira, 9 de maio
A Saab, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que nesta quarta-feira (9/5/2018) apresentará a convidados as instalações de sua fábrica de aeroestruturas em São Bernardo do Campo (SP), denominada SAM (Saab Aeronáutica Montagens), engajada no programa para atender à encomenda de 36 caças Saab Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB).
No convite à imprensa, além de informar que serão conhecidos “os próximos passos do projeto da nova fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo”, a empresa também mencionou que os convidados irão “conhecer de perto os progressos do Programa Gripen Brasileiro”.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, estarão presentes ao evento os executivos Marcelo Lima, diretor-geral da SAM, Mikael Franzén, chefe da Unidade de Negócios Gripen Brasil na Saab, Bengt Janér, diretor Gripen Brasil da Saab e Jonas Hjelm, vice presidente senior da Saab Aeronautics.
Aeroestruturas – Segundo informe da Saab feito em outubro do ano passado para anunciar o diretor da SAM, Marcelo Lima, as instalações da fábrica em São Bernardo do Campo deverão “produzir aeroestruturas, como cone de cauda, freios aerodinâmicos, asas, fuselagem dianteira (tanto da versão monoposto quando da biposto) e fuselagem traseira para os caças Gripen da Força Aérea Brasileira.” Essas partes serão enviadas a Gavião Peixoto (SP), local da linha de montagem final dos componentes de 15 dos 36 caças Gripen da encomenda da FAB. Em Gavião Peixoto, onde a Embraer realiza a montagem final de suas aeronaves da área de Defesa, já existe o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN).
Segundo cronograma divulgado pela FAB, a partir de de 2020 começará a produção do primeiro dos 15 caças a serem feitos no Brasil, neste caso um monoposto (Gripen E) previsto para entrega em agosto de 2022. O primeiro biposto (Gripen F) deverá deixar a linha de montagem no ano seguinte. Antes disso, ficará a cargo da fábrica da Saab na Suécia produzir as primeiras aeronaves da encomenda brasileira. O exemplar que abre as entregas do Gripen E para o Brasil no ano que vem, e que atualmente se encontra em produção, será empregado nos testes da versão da FAB (que, entre outros diferenciais, terá painel com tela única de grande área). A partir de 2021 serão entregues aviões de série para esquadrões operacionais da FAB baseados em Anápolis (GO).
Logística – Segundo a Saab, a escolha de São Bernardo do Campo para a SAM foi devido à cidade ter “longa tradição em receber empresas suecas”, assim como pela “qualidade de sua força de trabalho industria”, proximidade de “universidades, indústrias e centros de pesquisa”, e também pela facilidades logísticas, como o acesso a portos, aeroportos, rodovias, ao polo aeronáutico de São José dos Campos e ao GDDN em Gavião Peixoto.
Aguarde mais informações aqui no Poder Aéreo.
Fotos de caças Gripen C e do protótipo do Gripen E em caráter meramente ilustrativo. Clique nos links do texto para ver matérias anteriores sobre o tema.
Off Topic : agora no canal mais Globosat. Matéria sobre o kc 390 .
avido por fotos do evento e da linha de produção kkkkkkkk
Oseias, a fábrica está sendo instalada e, pelo que foi informado anteriormente, o primeiro núcleo de trabalhadores está em fase de treinamento. Linha de produção de aeroestruturas, funcionando, só mais tarde.
Interessante. Mas não entendo o porque dessa fabrica. Seria uma contra partida comercial, falta de confiança na Embraer ou aproveitar mão de obra mais barata para certas partes da aeronave em futuras encomendas?
Olá.
Acredito ser por “segurança”…
Vai que alguém resolva negociar a área de Defesa e Segurança da Embraer…
SDS.
A Embraer não poderia fabricar partes e componentes do caça . Ela vai montar as aeronaves e só .Todo o resto fica a cargo eda SAAB.A SAAB não iria tranferir este tip ode conhecimento a Embraer
BILL27, Tem dezenas de engenheiros da Embraer que passaram por treinamento na Saab, outros tantos ainda passando ou que passarão, o que inclui participação em vários detalhes do projeto do avião. Isso não é só pra saberem montar o caça aqui no Brasil. Já conversei com alguns na Suécia, e embora obviamente não pudessem detalhar, mostraram em que áreas estavam trabalhando e responderam minhas perguntas até onde foi possível. Tem projeto, integração, um monte de detalhes que vão até o sostema de refrigeração dos sistemas eletrônicos instalados em diversas partes do caça (um dos exemplos do que tratei com pessoal… Read more »
Sim ,isso eu acompanhei aqui no site .
Eu quis dizer que estas seções que serão fabricadas na SAAB , alem das asas da Akaer ,não vai ser passado a Embraer ,muito menos o ferramental para a construção de tudo isso ou estou equivocado ?
Obrigado pelos esclarecimentos brother
BILL27, que eu saiba Akaer não faz asa, ela projeta. Não entendi essa pergunta sobre ferramental. Cada empresa responsável por um item específico ou serviço faz a sua parte, não entendo porque uma empresa vai repetir o ferramental de outra para uma atividade que não será de sua responsabilidade. Seria o mesmo que uma fábrica de automóveis, que eventualmente compra paralamas de um fornecedor X porque assim é o modelo do negócio, ter também na sua fábrica a prensa e molde de estamparia para fazer lá mesmo o paralamas que já vem feito. Cada produto tem seu modelo de negócios… Read more »
Na verdade é estranho porque o grupo inbra era o responsável pelas estruturas. O que pode ter acontecido para a Saab assumir? Pior, e a transferência de tecnologia?
É!!Isso é muito bom! Com um pequeno atraso aqui e ali os cronogramas estão sendo cumpridos. Mas, onde está os protótipos, testes… Eu quero ver o Gripen E/ Gripen NG realizando testes de manobras extremas…, alguém já viu os protótipos fazendo pelo menos uma cobra? a toda prova! como o KC 390 que está buscando os seus parâmetros e limites como o ocorrido novamente e recente.
Cobra?
“Mas não entendo o porque dessa fabrica. Seria uma contra partida comercial, falta de confiança na Embraer ou aproveitar mão de obra mais barata para certas partes da aeronave em futuras encomendas?”
.
É offset.
https://youtu.be/DFM6c0gPkZw?t=42m17s
Para quem não é de SP, São Bernardo do Campo é ao lado da Rodovia Preso Dutra e em 1h30 min você está em São José dos Campos
Mas as peças não vão para São José dos Campos. Para quem não é de SP, Gavião Peixoto fica próximo de Araraquara, a uns 300 km de São Paulo
Leonardo, acho que você se confundiu. São Bernardo do Campo fica ao sul da cidade de São Paulo, e pela cidade passam as rodovias Anchieta e Imigrantes, rumo ao litoral (Santos). Já a rodovia Presidente Dutra (que une São Paulo ao Rio de Janeiro pelo Vale do Paraíba) passa pela Zona Norte de São Paulo. Desde 2015, essas rodovias são cruzadas pelo Rodoanel, facilitando a ligação. O mesmo vale para acessar saindo da Anchieta e Imigrantes, e passando pelo Rodoanel, rodovias rumo ao interior do Estado de São Paulo, onde está Gavião Peixoto.
As estradas em questão: Rodovia dos Imigrantes, Rodoanel Mário Covas, Rodovia dos Bandeirantes e Rodovia Washington Luis. Muito pouco se reclama do estado das mesmas, geralmente mencionadas entre as melhores estradas em conservação no Brasil, mas costuma-se reclamar bastante dos valores dos pedágios, que no caso eu creio que impactarão muito pouco em itens de altíssimo valor agregado como componentes aeronáuticos.
Não sei se você conhece as estradas, mas inúmeras indústrias ficam em suas margens, assim como empresas de logística e seus depósitos.
São Jose dos Campos ?? A aeronaves vai ser montada em GP ,bem mais longe do que SJC
SBC ao lado da Dutra? Caramba é bem longe… mas a malha rodoviária ( tirando o pedágio ) é a melhor do Brasil…
Roberto, não entendi. Qual o problema ou a novidade de se transportar partes estruturais de aeronaves por via terrestre até uma linha de montagem final? Transporta-se itens do tipo de avião, navio, caminhão etc em todo o mundo.
Nunão, creio que o Roberto não esteja falando de infraestrutura rodoviária, e sim de efetiva absorção de tecnologia pela indústria nacional…
Não me pareceu.
A mim também não
Com a palavra Bob Santana, para nos esclarecer sua enigmática frase
Roberto, nesse caso específico, o caminho é muito bom. Caro pra rodar, mas bom. Desconheço buraqueira nessa ligação.
PS – depois que eu conhecer o pequeno trecho entre a saída da Imigrantes e a entrada da fábrica eu digo pelo menos se tem buraco nessa ponta inicial. Já o trechinho final da outra ponta do caminho, em Gavião Peixoto, vou ficar devendo, só fui pra lá de avião.
Vocês estão falando das melhores estradas do Brasil. Desconheço algo melhor fora de São Paulo. Pode até ter, e olha que sou do tempo da Texaco.
Chegando a Araraquara via W. Luiz, é necessário segui original uma vacinalista até a Embraer GPX. Já passei por ali mas faz alguns anos.
Asfalto não vai ser problema brother ,tampouco o tamanho das partes ,então é tranquilo .Posso estar enganado ,mas não conheço algum caça que teve esta logistica toda na sua fabricação ,digo e mtermos rodoviarios
Obviamente a escolha do local foi política. Todas as indústrias que podem estão deixando o ABC, como a própria Embraer fez, ao instalar a EDS em Gavião Peixoto. A Saab poderia ter escolhido São Carlos, a uns 50km de Gavião Peixoto e com duas universidades de ponta, uma das quais com um curso de engenharia aeronáutica. Ao invés disso foram de encontro com o que restou de um dos sindicatos mais agressivos do país
JT8D, e desde quando a Embraer deixou o ABC? Ela nunca esteve no ABC paulista.
Verdade Nunão, mas podemos dizer que ela se afastou mais ainda rsrs
JT8D
SBC foi escolhida em homenagem ao Marinho, não o da Globo, mas o do Sindicato, que foi piloto de testes da Saab.
Era o que eu imaginava …
Marcos10, pode explicar melhor isso? Você só pode estar brincando!
Durante o FX2, o Marinho era prefeito de São José dos Campos e fez lobby junto ao governo federal e Congresso pelo Gripen pois os suecos prometeram construir a fábrica lá.
Prefeito de São Bernardo do Campo, Robsonmkt, não de São José.
Também teve lobby da Dassault, ele voou no Rafale, foi à França etc.
piloto de testes kkkk ,o cara foi fazer um voo normal ,igual a grande imprensa televisiva fez
É papel do prefeito fazer o que ele fez.
Neste aspecto em particular, não vejo nenhuma irregularidade.
Até onde sei GP foi escolhida por razões climáticas,topográficas , geográficas e de logística em áreas diversas. Se no processo a Embraer se livrou de sindicatos,aí foi bônus.
O prefeito de SBC a época fez muito lobby ,ate´voou no caça .Pra mim tá claro que foi uma escolha no mínimo politica .
Tudo bem, mas chamá-lo de piloto de testes é ofender as capacidades e talento dos pilotos de testes da empresa. Conheci dois deles pessoalmente, não merecem isso. E conheci e fiz perguntas ao ex-prefeito também, em mais de um evento de empresas de defesa baseadas na cidade. Preferi conversar com os pilotos lá na Suécia, sem desmerecer os dotes oratórios do político do ABC, cada um na sua. Mas chega de falar disso, política não é o tema do site.
Exatamente isso, Nunão! Foi o que quis eizer com minha pergunta ao Marcos10.
Voou no Rafale também.
Serão apenas 15 células, não vai nem piorar o transito da Washington Luis
Nem da pra acreditar que montaram uma fabrica para construir peças para apenas 15 caças…
Pelo menos financeiramnete ,parece uma coisa inviavel
A ideia é produzir mais peças depois dessas, Bill, e não só para essa encomenda daqui ou só para Gripen. Ninguém investe fábrica para um só projeto.
Mais detalhes eu perguntarei na quarta-feira.
Viracopos? Cumbica?
Não é mais fácil os lotes de motores irem de avião de carga direto pra Gavião Peixoto não? Tem pista lá, foi alvo de mais de uma centena de comentários outro dia mesmo. E um monte de motores já foram entregues em Gavião Peixoto até hoje, se foi direto pra lá, ou por Viracopos, ou mesmo de navio via Santos e depois por estrada, enfim, não deve faltar experiência nisso…
Sem dúvida esse é o menor dos problemas
Roberto, às vezes parece que você é novo aqui no Blog…
O motor é o GE F414, fabricado nos EUA.
Não é nem o F404 que você mencionou nem a versão dele que foi fabricada sob licença pela Volvo.
Nunão,segundo consta,é a maior pista em extensão do hemisfério sul,única capaz de operar space shuttle ao sul do equador.
unboxing do F 414 é soda hein kkkkkkk
Nunão ,eu nunca vi um cargueiro pousar lá …Não sei se tem torre de controle la tbm.O mais lógico seria pousar em VCP
Respondi hipoteticamente, Bill, ninguém tem todas as respostas…
Óbvio que tem torre. Já pousei lá. Não é aeroclube do interior. Está sob a jurisdição do APP Academia.
Tem que ver se tem alfandegamento. Se não, para trazer mercadoria do exterior, tem antes que pousar em aeroporto com alfândega para resolver a burocracia da importação (e também da entrada de pessoas estrangeiras, se for o caso).
Qual o cronograma de entrega? Doze por ano?
Então devem chegar uns quatro motores trimestralmente.
Marcos, são quinze motores pra entregar em Gavião Peixoto entre 2020 e 2024, pois são quinze aeronaves a montar no Brasil.
Outros motores deverão ser mandados pra Suécia, pras aeronaves que serão montadas lá, depois provavelmente encaixotadas em partes maiores (asas, fuselagem) para transporte ao Brasil e remontagem aqui.
Os aviões não vão vir em voo pra cá ? Não entendi brother
Bill, nem sempre faz sentido fazer isso. Veja o caso do próprio Brasil: teve Tucano entregue à França por via aérea, mas teve Tucano entregue a outros países encaixotado.
Caças Gripen pra África do Sul foram de navio. Caças F-5 encomendados aos EUA vieram pinga-pinga em voo pra cá. Mirage III vieram encaixotados.
A informação que eu tenho, ao menos até agora, é que vão mandar pra cá com partes maiores desmontadas pra juntar de novo na Embraer. Nada do outro mundo. O vídeo que o Bardini postou mais acima também fala a mesma coisa.
Fiquei com uma dúvida. 15 aeronaves serão montadas no Brasil, correto? As restantes vem voando da Suécia?
Que eu saiba não. Descrevi o provável processo (mais tradicional e que combina com outras informações que já ouvi) em comentário mais acima.
Obrigado!
Veja o vídeo que postei lá encima… Explica tudo.
Prezados Entusiastas do Aéreo Lendo a matéria estava refletindo sobre o tempo que leva o desenvolvimento de um avião de combate. Lembrei-me dos periódicos “Guia de Armas de Guerra” da editora Nova Cultural ou seria Abril? Havia o livro que trata sobre aviões do futuro…dentre eles lá estava o JAS39 Gripen onde se falava do voo do primeiro protótipo no ano de 1987. Lá se vão 31 anos…considerando que o avião a ser entregue a FAB é “totalmente” diferente dos primeiros gripen, mas o DNA é o mesmo serão quase 40 anos, para um avião que deva permanecer no inventário… Read more »
Bem melhor que o F/A-18, cujo primeiro voo foi em 18 de novembro de 1978 !
Acho que temos F-5 com mais de 40 anos de uso
Sim, o primeiro lote de F-5E da FAB, comprado novo de fábrica, entrou em operação em 1975-76. Mais de 40 anos atrás. E nos lotes de F-5E comprados usados tem aviões do início de produção do tipo nos EUA, com alguns anos a mais.
Se não me falhe a memória o primeiro F-5 E que entrou em serviço na USAF ,está hoje na FAB. Se não me engano é de 1972
Sim, o 4856. Eu o “conheci pessoalmente”. Tem matérias e fotos dele aqui, inclusive fotos que eu tirei. Mas é do lote comprado usado. O que me referi em especial foi a operação do caça na FAB ter mais de 40 anos, com os jatos comprados novos.
F-16, F-18, F-15…. e por ai vai, todos são projetos antigos que foram sendo aperfeiçoados ao longo do tempo… os EUA ainda hoje estão produzindo F-18 novos para si. O Gripen NG é uma evolução natural do Gripen para geração 4.5 aperfeiçoada, superior a qualquer caça da América Latina e em pé de igualdade em tecnologia contra seus semelhantes, com a vantagem de ser mais barato de produzir, manter e voar. E antes do mimimi, já adianto que o SU-30 venezuelano é de uma versão básica light com radar limitado, e não é o ápice, tendo SU-30 mais modernos e… Read more »
Essa empresa é 100% da Saab?
Veja o vídeo que postei lá encima….
A Saab deveria estar instalada em Gavião Peixoto
Concordo
A presença da Scania em SBC deve ter tido algum peso…A Saab não tem mais o controle da montadora de caminhões mas o vínculo histórico (e o intercâmbio de engenheiros do grupo em algumas áreas da Engenharia de Produção) podem ter interferido, como a matéria dá a entender.
Sim Rafael, essa é a versão oficial
lobby do ex prefeito de SBC
Marcio, A Saab também está em Gavião Peixoto, no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network – GDDN), em conjunto com a Embraer. Mas optou por ter fábrica de componentes estruturais em outra cidade, o que não tem, em si, nada de incomum. Link para a inauguração do GDDN: http://www.aereo.jor.br/2016/11/22/saab-e-embraer-inauguram-o-centro-de-projetos-e-desenvolvimento-do-gripen-no-brasil/ Uma coisa que eu acho engraçado é que, quando há uma concentração de instalações numa só área, como por exemplo o complexo naval de Itaguaí, para os novos submarinos da Marinha, tem quem reclame de que concentração não é bom, que vira um alvo só etc… Read more »
As opções eram muitas. Para citar apenas algumas, que tem sido preferidas por muitas indústrias: Campinas, Sumaré, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos e Araraquara. Mas enfim, a Saab deve ter tido seus motivos
Mas o ABC tem tradição na area de defesa. A Omnisys que e a sucursal da Thales do Brasil fica a (literalmente) uma caminhada de distancia da Scania e entre as duas ficava o setor de manutençao de motores da Rolls Royce.
Teve dedo politico sim como qualquer um que pesquise sobre o Museu do Trabalhador vai descobrir mas o ABC nao e uma escolha completamente sem sentido.
A SAAB poderia ter instalado a fábrica no Acre se quisesse…
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Tinha que ser no Brasil.
Lei do Offset não define onde.
Poderia até ser 100% SAAB. Mas eles não fizeram isso.
O lugar onde as estruturas são fabricadas é o que menos importa. Pelo mundo todo essa divisão de trabalhos em várias empresas e locais é mais que comum. Empresas aeronáuticas do porte de SAAB, Embraer, etc…tem experiência e capacidade mais que suficientes para decidir o que e onde vão fabricar e/ou montar. Ficar discutindo isso e, pior ainda, se as partes vão ser transportadas por avião, caminhão, carroça, no lombo de jegue, etc…é total perda de tempo.
Cada um se diverte como bem entende
JT8D, não tenho nada contra isso. Só que, nesse caso, é totalmente improdutivo. Mas, se te diverte…..
Caro Nunão! Eu moro 40km de São José dos Campos e conheço varias empresas satélites que fornecem peças, projetos, equipamentos, enfim, varias matérias primas para indústrias automotivas, aeroespacial, defesa, aviação e outras que estão instaladas aqui na região do vale do paraiba. São cidades muito próximas umas das outras o que facilita a logística e a atender os clientes para quem elas fornecem. Vejo que realmente não há problemas em ter um fornecedor mais distante. A Airbus mesmo usa uma magnífica logística para montar seu A380 onde as peças vem de varias localidades. Só comentei que acho que a Saab,… Read more »
Entendo, Marcio. Não estou defendendo ou atacando a escolha de São Bernardo do Campo. A escolha foi da Saab, não tenho que gostar nem desgostar por ter sido nessa ou naquela cidade. Pra mim, até melhor pessoalmente, vou rodar 30km pra conhecer o local ao invés de 300, por exemplo. Nasci em cidade vizinha, meu velho pai ganhou seu sustento trabalhando por décadas na indústria automobilística de São Bernardo, mas fora a visita a um ou outro colega que mora lá, ou a uma ou outra empresa do local, não tenho nenhum laço ou motivo específico pra falar bem ou… Read more »
Maravilha! Sua posição também está correta. A TAM tem um grande centro de manutenção de aeronaves em São Carlos SP. A Helibras esta em Itajuba MG. Estão fora dos grandes centros e funcionam bem. Pulverização ou concentração, o que importa mesmo é que ela vai gerar empregos, capacitacao e contribuir para o pais desenvolva seu próximo caça.
Qual o problema de ter sido uma escolha política?
A SAAB tem o direito de escolher. Buscaram o que pareceu mais vantajoso pra eles.
Lobby?
E se esse Lobby nos proporcionar um segundo lote de caças?
O interesse de onde instalar a fábrica é da SAAB? Então é problema dela, ela deve ter considerado as variáveis e pesado cada uma, inclusive a política. E como disse o Bardini, essa última pode render algo mais.
E sobre o unboxing da F-414, mencionado pelo Roberto Santana, espero que tenha vídeos de muitos unboxing das várias partes.
Bardini 8 de Maio de 2018 at 5:25 Concordo com vc, mas complementando. A escolha de um local vai desde incentivos fiscais a infra-estrutura do local como fácil deslocamento, linhas de transmissões confiáveis e redundantes, grau de escolaridade e coisas que hoje são importantes como se a região é bem servida de acesso a internet (poucos lugares possuem link de fibra redundantes), existem n outras variáveis. Obviamente o apoio politico tem a sua razão de ser, desde influenciar a compra até conseguir que a prefeitura “ajude” no que puder (pavimentação, ceder terreno, isentar iss etc etc). A SAAB pesou estas… Read more »
Eu concordo.
Incentivos fiscais deve ter rolado.
Ajuda na papelada burocrática também.
O lugar não é ruim.
O sindicato atrapalha, mas também pode ajudar, pressionando por mais caças, para manter a fábrica…
Incentivo fiscal. Você esta correto. No final de abril escutei no programa a voz do Brasil que o governo brasileiro assinou um acordo comercial com o governo Sueco e dando incentivo a todas as empresas Suecas instaladas no Brasil . Encontrando eu posto aqui. na procura encontrei o decreto de 9284 de fevereiro de 2018
http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2018/decreto-9284-7-fevereiro-2018-786163-publicacaooriginal-154849-pe.html
Não sei o nível de conhecimento de vcs sobre o ABC paulista. Mas a região é muito desenvolvida, é o berço da industria automobilistica brasileira. Há um parque industrial enorme na região. Escolas técnicas, universidades. As cidades são ‘grudadas’ a São Paulo, em muitos casos, vc muda de município atravessando uma rua. . São Caetano do Sul nem parece Brasil. Vc atravessa uma das inumeras pontes entre São Paulo e São Caetano (sobre o corrego dos Meninos ou Tamanduatei) e parece estar entrando em um outro país. Tamanha a beleza da cidade, limpeza que contrasta tanto com São Paulo, logo… Read more »
Zorann 8 de Maio de 2018 at 7:33
Há buracos nas estradas, sim, e muitos. Já perdi dois pneus rasgados em duas diferentes estradas paulistas.
E quem tem responsabilidade pelas estradas interioranas é o DER. A DERSA cuida das rodovias próximas à capital.
Buracos há também em estradas dos EUA e da Europa. As Autobahns são o que mais se aproximam da “perfeição”, mas ainda assim têm alguns defeitos perceptíveis. No geral, as estradas paulistas são muito boas, mesmo se comparadas às rodovias de países desenvolvidos. Apenas acho (aliás, não acho, tenho certeza) de que paga-se muito caro para rodar por elas. No Brasil não há nada que sequer se aproxima das estradas paulistas, na América Latina, vi algumas comparáveis apenas na Argentina e Chile.
Olá Andre Bueno!
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Realmente é o DER. O DERSA so toma conta das estradas pedagiadas sob seu controle. Quanto aos buracos, quis dizer que há manutenção, coisa que em outros estados não há. Choveu, apareceu um buraco, 1, 2 dias depois eles são tampados.
Zorann, nem tão rápido eu diria. Mas isso deve depender da rodovia e da localização do problema. Mas sem polêmicas, penso que queremos sempre o melhor para os cidadãos. Abraço!
Pega estradas em outro estado, ou viaje bastante, pra vc ver a diferença. É absurda.
Senhores, sobre a questão da logística para a montagem final do Gripen é só ter em mente a montagem dos Airbus na Europa. Aquilo sim é que é logística. Não vejo nada demais no transporte de São Bernardo até Gavião Peixoto.
Estamos progredindo e o dia em que o primeiro será fabricado em solo nacional está chegando…tem gente que vai morder a língua! kkkkk
Beleza de termos a fabrcação de componentes e a linha de montgem. Mas qual a razão de demora em enregar cada unidade? Parece fabricação artesanal, que vai se tateando no acerto e no erro até conseguir o produto final. A Skunk Works da Lockeed produziu o primeiro F 80 em 20 dias uteis. Dizem, e no meio do deserto. Mas eram outros tempos e com muita grana para investir. Levar dois anos para ter um caça me parece muito tempo. Se aplicamos dinheiro temos que ter o retorno nos prazos adequados.
Naquela época, dentre outros motivos, a certificação aeronáutica era bem menos exigente e mais simples.
Muitas coisas na fabricação do caça ainda são artesanais … realmente tbm acho muito tempo. Queria sabeer uqnato tempo demora a fabricação de um F-35 .
Mas eu acho que depednendo dos motivos ,tem como aumentar esta cadencia de produção
O que aconteceu com a joint ventur da SAAB com a INBRAFILTO, que resultaria na SBTA de aeroestruturas?
O Brasil tem muita sorte em não ter inimigos a altura. Sem preocupação alguma. Aduquirindo um novo caça para defesa de ponto e nada mais.
Deve ser o caso da Suécia também
Eles tem um número maior de vetores e considerando o seu diminuto território em comparação ao nosso. Mas, é isso mesmo, o NG é a nossa melhor alternativa.
Última forma: “adquirindo”…
Os Motores das aeronaves Embraer vem de avião, via Viracopos, e então de caminhão para os demais sites. Partes estruturais vem de navio pelo Porto de Santos.
Um jato regional completo, e complexo, como um EJet, leva cerca de 5 meses para ser produzido.
Entretanto, a primeira aeronave do mesmo modelo (um protótipo) leva mais de um ano.
O Mock-up já tá lá na fábrica…
Um segundo lote para substituir os F-5M que chegam ao fim de sua vida útil gradualmente a partir de 2025 se encerrando em 2030 é um imperativo. Basta um financiamento vantajoso como foi com o primeiro lote, o que acho que irá ocorrer, e teremos um segundo lote encaminhado de 36 até 48 unidades. FAB, EMBRAER, interesses políticos , econômicos de todos envolvidos, enfim, não tem porque duvidar do segundo lote, nem porque não acreditar que a partir de 2020 estaremos num novo ciclo de crescimento econômico beneficiando também outros programas. Considero 84 F-39E o suficiente e realista para nossas… Read more »