Eurofighter Typhoon EF2000 (reg. 30+68) da Luftwaffe no ILA Berlin Air Show 2016

Eurofighter Typhoon EF2000 (reg. 30+68) da Luftwaffe no ILA Berlin Air Show 2016

Eurofighter Typhoon EF2000 (reg. 30+68) da Luftwaffe no ILA Berlin Air Show 2016
Eurofighter Typhoon EF2000 (reg. 30+68) da Luftwaffe no ILA Berlin Air Show 2016

Por Sebastian Sprenger

BERLIM (Reuters) – Autoridades da Eurofighter estão minimizando a capacidade furtiva do caça F-35 no Berlin Air Show, afirmando que o Typhoon não furtivo do consórcio ainda supera a competição americana na corrida para substituir a frota alemã de Tornados.

“O stealth representa apenas 10% do mix de capacidade”, disse o chefe de marketing da Eurofighter, Raffael Klaschke, ao Defense News na quarta-feira. “Ainda somos melhores nos outros 90%”, argumentou ele, referindo-se às capacidades de combate da aeronave.

Embora a empresa possa ficar tranqüila com a recente proclamação do Ministério da Defesa alemão de que o Eurofighter é o caminho preferido para o programa multibilionário de substituição do Tornado, a exibição massiva da Lockheed Martin no show aéreo pode deixar algumas autoridades nervosas.

O CEO da Eurofighter, Volker Paltzo, reforçou o argumento de que o Typhoon garantiria uma vitalidade contínua no mercado europeu de aeronaves militares. “Quero ressaltar que todo euro gasto no Eurofighter na Europa permanece na Europa”, disse ele a repórteres.

Executivos também enfatizaram que a aeronave europeia estaria livre de qualquer “caixa preta”, uma referência à expectativa de que todos os detalhes tecnológicos e operacionais seriam de propriedade dos europeus, o que pode não ser o caso do F-35.

Defensores do F-35 têm promovido a furtividade e outras capacidades avançadas da aeronave de quinta geração para combate em ataque em profundidade e grande alcance, e há alguns na Alemanha, especialmente na Força Aérea, que acreditam que a tecnologia europeia simplesmente não pode se comparar.

Ao mesmo tempo, qualquer que seja a aeronave substituta que Berlim escolha para sua frota de Tornado de 90 unidades, espera-se que seja apenas uma ponte para um novo desenvolvimento, levantando a questão de saber se uma aquisição cara dos aviões dos EUA seria um investimento valioso.

Klaschke descreveu a furtividade como uma “capacidade de nicho”, acrescentando que com um aceno para a competição do F-35: “Não estamos com medo”.

As autoridades estavam menos dispostas a discutir a capacidade esperada de armas nucleares do Eurofighter, que seria retirada do Tornado. Paltzo apontou para “confidencialidade” ao discutir o assunto, referindo-se ao Ministério da Defesa para informação.

O que está claro, no entanto, é que o Eurofighter será capaz de levar adiante a promessa da Alemanha de lançar armas nucleares dos EUA a pedido da Otan, de acordo com Paltzo.

E, embora o Departamento de Defesa dos EUA deva certificar o equipamento com a aeronave, o CEO disse que não espera que os Estados Unidos influenciem a decisão sobre o produto de sua própria indústria.

“Este é um assunto em que não esperamos uma influência dos EUA sobre o Eurofighter”, disse Paltzo.

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