Gripen E: forte interesse no avião leva Saab a acelerar investimentos
O fortalecimento do interesse no Gripen de Nova Geração fez com que a Saab acelerasse seu investimento no programa, com o passo de incluir melhorias destinadas a aumentar a atratividade do produto para possíveis compradores
“Devido ao forte interesse no Gripen E/F, a Saab acelerou o ritmo de investimento para desenvolver o sistema para futuras exportações”, divulgou a empresa em um anúncio trimestral de resultados em 26 de abril.
O executivo-chefe Håkan Buskhe descreve a medida como relacionada à “industrialização e também ao desenvolvimento de alguns recursos para o mercado de exportação”. Enquanto ele se nega a identificar atualizações específicas, observa: “Há coisas que irão melhorar o produto que vimos durante o tempo de desenvolvimento do Gripen E.” Este processo começou para o cliente de lançamento, a Força Aérea Sueca, em 2013.
Buskhe diz que a Saab recebeu um novo interesse no caça de nova geração de várias nações não reveladas durante os primeiros três meses deste ano. A empresa cita uma longa lista de potenciais clientes para o tipo, incluindo Áustria, Bulgária, Índia e Eslováquia.
A Saab entregará seus primeiros exemplares de produção do Gripen E para a Suécia e o Brasil no próximo ano e as nações receberão um total combinado de 96 exemplares até 2026. Buskhe diz que o nível de interesse mostrado no produto é consistente com as previsões anteriores de uma produção total de pelo menos 400 unidades.
Enquanto isso, referindo-se à declaração de intenções de 25 de abril entre Airbus Defence & Space e Dassault para buscar conjuntamente uma atividade de desenvolvimento para um futuro sistema aéreo europeu de combate, Buskhe diz: “Temos muitas portas abertas para ver o que podemos fazer e talvez se houver um lugar para nós ou não”, referindo-se à possibilidade de uma colaboração industrial mais ampla.
Mas ele também vê o anúncio bilateral como uma clara oportunidade para o Gripen E. Descrevendo o pacto como “um sinal para o mercado de que o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon estão no final de seus programas de desenvolvimento”, observa ele: “Temos um período de tempo em que podemos entregar a melhor aeronave”.
FONTE: FlightGlobal
Tacada de mestre da SAAB, excelente pra nós que já estamos no programa !!!
com ctz!
Quero 128 caças operando no Brasil. E sai pra lá bando de pé frio!
Construir um complexo em São Jose dos Campos para fabricar menos de 10 caças? D-U-V-I-D-O
Vamos construir uns 30 aqui
Fique feliz se chegarmos ao segundo lote de 36, totalizando 72 caças. Eu torço para chegarmos neste número.
E não terá nenhum outro complexo de produção além do já existente em Gavião Peixoto.
Fundamentos para uma afirmação tão tola???
O segundo lote está garantido, se será 36 ou 48 é a única dúvida. Virão para substituir os F-5M.
Segundo lote garantido?
A última notícia com relação à quantidade de aeronaves foi um pronunciamento de uma autoridade (se não me engano o Juniti Saito) afirmando, que para tempos de paz, 36 unidades eram suficientes.
Torso também.
Temos que evoluir e no campo que a Embraer já provou que saímos muito bem.
Vamos ser racionais. Quem aqui foi militar sabe que existem pelo menos cinco Forças Aéreas dentro do nosso país. A maioria não tem nem condições de fornecer uma resma para uma sessão de intendência dentro de um esquadrão. Nas unidades onde servi, eu tinha de comprar a resma, senão a burocracia não ia. Isso quer dizer que a possibilidade de termos mais do que 36 F-39 é quase um milagre (ou um aborto da natureza). Enquanto os F-5 e A-1 puderem voar, eles ficarão aí operacionais. E vamos tirar esse romantismo de que os F-5 e A-1 modernizados são bons,… Read more »
Se a SAAB se unir à Airbus será uma tacada de mestre para fechar um produto com abrangência em quase toda a Europa.
Não faz muito sentido. SAAB é uma alternativa, exatamente devido a independência, a AIRBUS tem o Eurofighter Typhoon.
Ademais o vetor da Airbus é um aparelho de dois motores, muito capaz mas complexo e caro. A SAAB faz muito bem em entregar um vetor muito capaz, mas monomotor e a um preço acessível.
A SAAB acordou um pouco tarde …Começou a se falar nesta versão em 2008 , e até agora não ficou pronto .Se tivessem acelerado o programa antes ,ja teriam um avião pronto ,e com mais chances de vendas .
A SAAB nunca dormiu. Mas para o projeto sair do papel precisava de um comprador externo, que só apareceu realmente com a encomenda do Brasil.
Manda o seu CV para o rh da SAAB, acho q estao precisando de um novo CEO.
Obrigado pela dica ,mas já estou bem empregado .
Desconsiderando a parte política e o fato de já empregar o Eurofighter, não seria o Gripen NG, uma opção para substituir o Tornado na Luftwaffe ? Sei que são aviões bem diferentes, mas olhando apenas a questão técnica e o custo envolvido, não seria o avião sueco uma opção a ser considerada pelos alemães
Acho que não uma fez que tanto o tornado como Eurofighter podem levar até 9000 kg de carga útil e o Gripen ng deve leva algum em torno de 5000 kg, ou seja, seria necessário 180 Gripen, a grosso modo, necessário 180 Gripens.
Se não me engano o Gripen e/f tem a carga útil de 7,200 tol, e não 5,000.
Não, Vasco, 7200 kg é a capacidade máxima combinada dos pilones, pensada para haver flexibilidade no uso destes (por exemplo, combinação de cargas mais pesadas sob as asas para tupoa especificos de missões)
Descontando o máximo de combustível interno (que confere ao caça um alcance muito bom para seu porte) , o peso do piloto etc, a carga externa máxima com peso máximo de decolagem é de cerca de 5000kg.
Ops, “tupoa” = tipos
E vale salientar que com exceção dos mísseis nas pontas das asas, as armas (bombas e mísseis) , casulos diversos e tanques externos, não se conectam diretamente ao caça mas precisam de cabides, lançadores, suportes, etc. E o combustível externo precisa de um “tanque”. Isso tudo reduz a carga útil que pode ser resumida nas armas propriamente ditas, que serão lançadas. Numa média para cada item transportado pode-se acrescentar cerca de 20% de peso referente aos apetrechos de suporte e lançamento. Uma missão de ataque típica, com 2 SRAAMs (180 kg) + 2 MRAAMs (340 kg + 70 kg de… Read more »
Não, o governo alemão está mais interessado em manter a capacidade da indústria local.
Será que eles estão considerando o novo motor da GE do novo F-18? Será que a FAB está vendo isso também para o futuro NG?
Olá Escobar!
.
Há esta resposta no site da SAAB. Infelizmente não tenho mais o link, mas em uma postagem, onde são permitidos comentários, esta pergunta foi feita e respondida pela SAAB: a empresa considera sim o novo motor (F-414-EE – na postagem estava até com a denominação anterior), desde que haja interesse de algum cliente. Fala que não haveria dificuldade em integra-lo, já que possui dimensões semelhantes ao F-414-GE-39E. Ainda informa que a atual versão foi escolhida por ser mais madura, e ter grande número de motores em operação (F414-GE-400).
O Gripen ira evoluir muito com o tempo. A plataforma nasceu com o padrao certinho. A FAB finalmente vai se dar muito bem com o passar do tempo.
Excelente escolha.
Parece que o aviãozinho que era só no papel ou montado da revell está se tornando realidade e irá dar muito trabalho para aos grandes players . Parabéns FAB, parabéns BRASIL. Recurso público mais bem gasto das últimas décadas! (Não sou pt) st4
O avião enquanto produto e tecnologia ainda é da Saab, da Suécia.
Uma dúvida… O motor é fabricado sob licença ou comprado pronto??
SRN
Comprado pronto.
Tem a opção de utilizar o EJ-200.
Não, Alex, isso é assunto muito velho, se mais de dez anos atrás. O motor escolhido há tempos é o GE, e as modificações na fuselagem traseira, da geração anterior do Gripen para a nova, foram pensadas para a mudança do F404 para o F414. Esqueçam outra motorização, não vale a pena investir em outra opção.
Ah não…por favor, diga que não tem nisso interesse da…argentina…ô encosto!
A Argentina pode ter o interesse que quiser, o Gripen não vai ser vendido pra eles. Qualquer compra que aumente a capacidade militar deles de forma relevante e que a Ingleterra ou os EUA puderem barrar será barrada. E a não ser que eles queiram comprar caças sem os motores, qualquer venda dos Gripen nunca estará ao alcance deles…
Na Verdade não, eles não comprariam por falta de dinheiro mesmo kkkk , o problema dos US e UK era mais com o governo populista da kirchner que tinha um governo inclinado contra o “imperialismo americano” , agora com Macri as coisas são diferentes.
A pobreza caiu 5 pontos percentuais depois da subida de Macri ao poder ante ao governo da Napoleoa de Botox. Entretanto o grande problema da inflação persiste, impulsionado pela necessária retirada dos subsídios às tarifas públicas irresponsavelmente concedidos durante o reinado de terror da quadrilha kirchnerista. Quanto ao Gripen E o amigo Tiago está correto. No ano de 2014 o então ministro da defesa do Brasil, o malfadado Celso “megalonanico” Amorim de fato prometeu ao seu homólogo argentino que iria vender o avião a eles. Ante a manifestações da SAAB em sentido contrário (e o óbvio fato de 30% da… Read more »
Forte interesse de quem? Não vi citar nenhum potencial mercado ou cliente me parece bem estranho. Vamos aos Fatos e menos ao Lobby… A) O Conselho de Defesa da República da Croácia anunciou, nesta quarta-feira (28.03), sua aprovação à compra de 12 caças usados F-16D Barak bipostos, disponibilizados pela Força Aérea de Israel. – Gripen OUT ! B) Finlândia abrirá concorrência de 10 bilhões de euros para novos caças – Gripen ALIVE ! C) Índia reabre concorrência de caças para produção de 110 unidades – Gripen OUT ! D) Canadá lança concorrência para a compra de 88 caças – Gripen… Read more »
Seria interessante ver essa notícia de Gripen out na Índia, a última que tinha era Gripen possível, principalmente devido à possibilidade de grande transferência de tecnologia.
O 1° Min. da India assinou um contrato de transferência de tecnologia militar com a Suécia recentemente…
Você esqueceu da Suiça e da Eslováquia
Poderia passar algum link com a informação de que o Gripen está fora da concorrência no Canadá? Eu sei que, excluído o fator político, ele é um dos preferidos por lá, mas bom… nessas aquisições o fator político sempre pesa muito.
O Brasil safou a SAAB…
O Brasil o empurrão que o projeto precisava. A FAB sabia muito bem disso, o nosso governo federal sabi disso, a SAAB sabia disso…
Se nós ja pagariamos alto por uma tecnologia, antes fosse algo que nós pudéssemos participar também. O erro foi não ter decidido pelo Gripen antes, mais é isso ai uns veem um copo meio cheio e outros um meio vazio.
A Hungria e a Rep. Tcheca estão muito magoadas com essas afirmações desairosas de que o Gripen só se tornou conhecido, depois de selecionado pelo Brasil!!!!
E vice-versa …
Pra quem tem pouca fé no Gripen, eu gostaria de relembrar tudo o que falavam sobre o Rafale ser “invendável”, aposto que muita gente queimou a língua.
O Gripen é o caça ideal para o Brasil e para muitos outros países que não podem se dar ao luxo de sustentar rainhas de hangar. Tem tudo para se tornar o Mirage do século XXI
A Saab devagar igual uma tartaruga para esticar o avião. Coisa simples.
Já passados dez anos, mal se ouve falar do avião que talvez seja entregue próximo ano…
Se já estivesse pronto, talvez já tivesse vendido muito…
E quais seriam as novidades?
Disparador laser?
Pintura stealth?
Guerra eletrônica?
Novo radar aesa com o dobro do alcance e cobertura 360°?
TVC?
Velocidade máxima de 3.000 km?
Aumento do alcance?
Tanques conformais?
Gripen E para Grécia! Ia dar um baile nos F16 da Turquia, e se tiver com Iris-T …. Humm, os Turcos nem sairiam do angar!kkk… Pena a Grécia não estar pretendendo comprar nada por agora, em quanto isso Mirage, supostamente, sendo abatido por F16.
“mas olhando apenas a questão técnica e o custo envolvido, não seria o avião sueco uma opção a ser considerada pelos alemães”
———————————————————————————————————–
Concordo que seria masss os Âmis nunca deixariam infelizmente para a Alemanha e para os Suecos.
———————————————————————————————————–
Em relação ao Brasil pelo menos no caso do gripem Deus é Brasileiro ufa…..
São dois na mesma situação, o Gripen e o KC-390, num desenvolvimento demorado e grande potencial ainda não consolidado. Mais alguns anos estarão provados e comprovados, e aí sim poderemos aferir seus potenciais de venda, que envolve muito mais fatores do que a mera qualidade do avião x as qualidades dos concorrentes. Lógico que cada cliente que pingar por ora será um grande alento, por isso a ansiedade. Mas são quantos os países que operam caças e transportes?? 50?? 100?? Imagino que abocanharão uma parte deles, no decorrer dos anos…
O desenvolvido do KC 390 não foi demorado
O pessoal vai muito na feira e acredita que tudo é feito como pastel.
Olá, Bill27.
A primeira notícia sobre o desenvolvimento (ideia) do KC-390 é de 2007 (LAAD), o primeiro dinheiro liberado pelo governo brasileiro foi no início de março de 2009, um investimento inicial entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões. Mais acima vc disse sobre o Gripen: “Começou a se falar nesta versão em 2008”, e deu a entender que era demorado. Então embarquei na sua afirmação e fiz um paralelo entre os dois.
Agora vc que me colocou nessa enrascada me ajude…
O KC fez o primeiro voo em 2015 e já está pronto para ser usado sem contar que foi começado do zero e sem a Embraer nunca ter feito um cargueiro. Ja o Gripen ,foi em 2007 ,Gripen Demo e só foi realmente sair do papel no ano passado e ainda está no prototipo numero 1 sem nem saber quando vai ser o voo do avião completo com tudo incluido .E olha que o avião ja existia e a SAAB ja conta com expertise na fabricação de caças . Pouco mais de 5 anos para o KC ficar pronto acho… Read more »
Caso seja sacramentada a venda da Embraer Civil, creio que num futuro não muito distante, existe chance de fusão (real e não incorporação) ou criação de uma joint Ventures entre SAAB e Embraer Defesa… Os produtos fabricados por ambos seriam complementares… Veja: Global Eye da SAAB instalado num E175, nova geração do ST voltado para COIN, Gripen NG como espinha dorsal e KC 390 voltado para SAR e cargueiro, podendo ser adaptado para eventual uso como turboélice
Melhor parceria militar que fizemos nas últimas décadas, os frutos futuros dirão .
Escrevam o que tô dizendo, virá um segundo lote de 48 Gripen E/F a partir de 2025 para substituir todos os F-5M até 2031 .
Custo a entender o pessimismo de alguns se m visão de futuro, a crise já ficou para trás e tem gente achando que vai durar 10 anos ainda?
Crescimento do PIB 2017 – 1%
Projeção 2018 – 2,8%
Projeção 2019 – 2,5%
O pessoal vai muito na feira e acredita que tudo é feito como pastel.
Esta semana a FAB inaugurou um A-1 AMX estático como monumento dentro da BASM entre os prédios do Esquadrão Centauro e o do Esquadrão Poker. Se não sair logo a modernização de pelo menos umas 20 aeronaves A-1 em poucos anos, ele já estará prestes a sair de serviço. O Gripen seria uma opção nos lotes posteriores.
Ué, Marcelo! Mais um?? Já tem um A-1 como monumento, colocado entre os prédios do Poker e do Centauro já há alguns meses. A célula em questão é o A-1A 5542, que operou durante toda sua vida operacional no Poker. Mas, acredito que você esteja se referindo a esse A-1 mesmo, portanto, ele está lá já fazem meses e não nessa semana.
Quantas unidades de caça a FAB pretende operar com o Gripen? Santa Maria, Santa Cruz, Anápolis…?
Eduardo, hoje a FAB possui as seguintes unidades de caça equipadas com jatos: – 1° GDA- Anápolis – F-5M – 1° GAvCa – Santa Cruz – F-5M – 1°/4° GAv – Manaus – F-5M – 1°/14° GAv – Canoas – F-5M – 1°/10° GAv – Santa Maria – A-1A/B e M – 3°/10° GAv – Santa Maria – A-1A/B e M Com a incorporação do F-39, esse irá substituir o F-5M no GDA e mobiliará o 1°/16° GAv , que operava os A-1 em Santa Cruz, foi desativado e será reativado em Anápolis com o F-39. Ainda restarão 3 esquadrões… Read more »
“O pessoal vai muito na feira e acredita que tudo é feito como pastel.”
Sim, o Nonato mesmo gosta de fazer analogia com a construção de carros.
Na cabeça pequena dele, são coisas que se comparam.
É sempre devidamente refutado, mas parece gostar de fazer o papel de bobo da corte.
Os 46 F-5 iniciaram sua modernização em 2005 e foi concluída em 2010. A previsão de vida útil deles na época após ampla revitalização era de 20 anos no máximo. Então os primeiros modernizados terão de ser dado baixa a partir de 2025, até 2030 todos. Para isso será necessário um segundo lote de 48 unidades para produção a partir de 2025 o que deve ser negociado antes da entrega de todos os 36 do primeiro lote, até 2024. Os AMX/A-1 até última notícia que teve, seriam modernizadas apenas 14 unidades , podendo chegar a 20 para os 2 esquadrões… Read more »
Mf, um segundo lote de F-39 não precisaria ser de 48 unidades, até por questões econômico-financeiras, já que falamos de Brasil. Uma quantidade de 36 unidades no segundo lote já seria o suficiente para substituir todos os F-5 e A-1 hoje disponíveis. Hoje, temos nominalmente 49 F-5 e 53 A-1, mas desse último, não mais do que 30 em condições de “operacionalidade” (na realidade, existem não mais do que 20, ou menos, em SM). Portanto, trocar uns 80 F-5+A-1 por 72 F-39 é um salto tecnológico e operacional muito grande. Teríamos 12 células em cada esquadrão, uma dotação mínima, mas… Read more »
A modernização dos amx deveria ser feita, é também do a-4 (não são caras e daria tempo para a entrada de outros vetores com tranquilidade)penso que na época deveria modernizar os mirage c,do Brasil para que eles aguentasse mais um pouco,seriam 4 mi por aparelho,só a titulo de cooparação o preço de um ínico caça novo banca a modernização de todos os a-4 (12) .mas alguns dos srs poderiam falar que não vale a pena,mas mesmo velhos seriam ótimo caças de treinamento.
Condições econômicas ? Estamos falando de algo a ser assinado em 2024 , já estamos saindo dessa crise este ano.
Dinheiro terá e pressão da Embraer e Fabricado também.
Poderão ser 36 mas creio em 48 pela necessidade mínima.
Parece que a FAB vai modernizar 50 tucanos , vi no DAn.
E agora como ficaria a questão da Airbus com a SAAB, já que a EMBRAER está em processo de venda para a Boeing, concorrente da europeia? A que ponto isso pode atrapalhar a transferência de tecnologia dos Gripens ao Brasil?