Saab Gripen E no primeiro voo

Saab Gripen E decolando para o primeiro voo em 15 de junho de 2017

O fortalecimento do interesse no Gripen de Nova Geração fez com que a Saab acelerasse seu investimento no programa, com o passo de incluir melhorias destinadas a aumentar a atratividade do produto para possíveis compradores

“Devido ao forte interesse no Gripen E/F, a Saab acelerou o ritmo de investimento para desenvolver o sistema para futuras exportações”, divulgou a empresa em um anúncio trimestral de resultados em 26 de abril.

O executivo-chefe Håkan Buskhe descreve a medida como relacionada à “industrialização e também ao desenvolvimento de alguns recursos para o mercado de exportação”. Enquanto ele se nega a identificar atualizações específicas, observa: “Há coisas que irão melhorar o produto que vimos durante o tempo de desenvolvimento do Gripen E.” Este processo começou para o cliente de lançamento, a Força Aérea Sueca, em 2013.

Buskhe diz que a Saab recebeu um novo interesse no caça de nova geração de várias nações não reveladas durante os primeiros três meses deste ano. A empresa cita uma longa lista de potenciais clientes para o tipo, incluindo Áustria, Bulgária, Índia e Eslováquia.

A Saab entregará seus primeiros exemplares de produção do Gripen E para a Suécia e o Brasil no próximo ano e as nações receberão um total combinado de 96 exemplares até 2026. Buskhe diz que o nível de interesse mostrado no produto é consistente com as previsões anteriores de uma produção total de pelo menos 400 unidades.

Enquanto isso, referindo-se à declaração de intenções de 25 de abril entre Airbus Defence & Space e Dassault para buscar conjuntamente uma atividade de desenvolvimento para um futuro sistema aéreo europeu de combate, Buskhe diz: “Temos muitas portas abertas para ver o que podemos fazer e talvez se houver um lugar para nós ou não”, referindo-se à possibilidade de uma colaboração industrial mais ampla.

Mas ele também vê o anúncio bilateral como uma clara oportunidade para o Gripen E. Descrevendo o pacto como “um sinal para o mercado de que o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon estão no final de seus programas de desenvolvimento”, observa ele: “Temos um período de tempo em que podemos entregar a melhor aeronave”.

FONTE: FlightGlobal

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