Reprodução do poster “Força Aérea Brasileira em 1979″, da revista Flap Internacional, enviado gentilmente pelo leitor e colaborador Roberto Santana.

Para os leitores mais antigos, que já eram entusiastas nessa época, é uma oportunidade para matar a saudade. Para os leitores mais novos, permite conhecer como era a FAB daquele período histórico e comparar com o atual, pois alguns tipos de aeronaves ainda estão em operação.

A Aviação de Caça da FAB de 1979 com os Mirage III, F-5E/B e AT-26 Xavante tinha aviões mais novos do que os de hoje, mas já não era mais o estado da arte.

A Aviação de Treinamento empregava o Neiva T-25 Universal e o jato Cessna T-37C, este último sendo substituído pelo turboélice T-27 Tucano no início dos anos 1980.

A Aviação de Transporte tinha ainda o venerável Douglas C-47, o anfíbio Catalina que operava nos rios da Amazônia, o C-115 Buffalo e o Avro 748 (C-91).

A Aviação de Patrulha operava o EMB-111 Badeirulha e os P-16 Tracker, estes últimos a bordo do porta-aviões Minas Gerais.

Abaixo segue a tabela publicada no livro “Air Forces of the World” de 1979, com os números, tipos de aeronaves e suas bases. Apesar de conter algumas incorreções, ela dá uma boa ideia de como era a FAB e a Aviação Naval da MB.

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