Dogfight: F-16 Block 52 turco e Mirage 2000-5 grego
O vídeo acima mostra parte de um ‘dogfight’ entre um caça F-16 Block 52 turco e um Mirage 2000-5 grego, em um simulador de voo. A Grécia e a Turquia freqüentemente se envolvem em combates aéreos simulados no Mar Egeu, mas os aviões costumam estar desarmados.
O vídeo do simulador mostra o Mirage 2000 no Head Up Display (HUD) do caça F-16 turco, tentando escapar em curvas apertadas sobre o mar. No início a altitude do engajamento está muito baixa, depois o Mirage tenta escapar na vertical, mas o F-16 turco continua na posição 6 horas do caça grego.
Na semana passada, em um incidente real, um avião de combate grego Mirage 2000-5 caiu sobre o Mar Egeu no dia 12 de abril, informaram vários meios de comunicação.
O avião de combate grego Mirage 2000-5 caiu na quinta-feira perto da ilha de Skyros, no Mar Egeu, de acordo com várias reportagens, e o ministro da Defesa da Grécia disse que o piloto faleceu.
O jornal grego Kathimerini citou uma fonte dizendo que o Mirage estava retornando de uma missão para interceptar jatos turcos.
Ambas as agências de notícias turcas e gregas relataram que foi realizada uma operação de busca e resgate pela Marinha Grega.
“Um M2000-5, desapareceu a 9 milhas náuticas da ilha de Iskiri (Skiros) no nordeste”, informou o jornal Milliyet da Turquia, citando uma declaração da Força Aérea Grega.
De acordo com a reportagem do Milliyet, os militares da Turquia disseram que seus jatos não estavam perto do local do acidente quando ele aconteceu.
O que faria a otan hoje se turquia e grecia voltarem a guerrear?
Se o territorio grego fosse invadido a otan faria o que?
Iria dizer algo do tipo:
“Bora parar com essa palhaçada aê??????”
Não acredito que gregos e turcos vão à guerra.
Eles têm preocupações maiores.
Emmanuel desculpe discordar, mas bem capazes de ir à guerra sim… Conforme mais reservas de petróleo são achadas na região, mais injustiçado se sente o Sultão… . Já chegaram às vias de fato no caso de Chipre e isso não faz tanto tempo assim… As declarações entre as partes mal chegam no Brasil, mas como tenho família lá acompanho de perto essas questões . A OTAN não sei o que faria, depende de quem agredisse primeiro acho, já a Europa seria complicado, ficaria entre o acordo nível UE para apoiar os gregos e a orientação alemã nitidamente e historicamente pró… Read more »
Concordo. Recentemente teve um episódio da marinha turca impedindo o trabalho de um navio de prospecção de gás e petróleo nas águas cipriotas.
A Otan não está apoiando os curdos? Nesse caso a Otan não faria nada, ela só existe para atender aos interesses dos países centrais, aos outros países resta se alinhar a esses interesses para tentar colher algum fruto.
A OTAN olharia pro lado e fingiria que não viu nada, porque a Grécia é uma pulga perto da Turquia e ninguém no ocidente se meteria em um conflito para salvá-la. Não seria a primeira nem a última vez que o ocidente agiria assim.
Leonardo, eu discordo. Trata-se de um país com laços muito fortes com vários países, tanto da Europa ocidental quanto oriental, país pacífico e diplomático em diversas frentes, território relativamente grande dentro da Europa, população de 11 milhões de pessoas, PIB de quase 300 BI de dólares. Não é dos países centrais da EUROPA, mas também não é um anão. Eu tenho quase certeza que teria uma ação rápida das forças da OTAN, Turquia é grande perto da Grécia, mas perto de Polônia, Itália, Alemanha, França, Espanha, países baixos e Reino Unido quem é uma pulga são os turcos. Seria injustificável… Read more »
Mauro, como europeu, não duvido por um segundo que a União Europeia iria atacar a Turquia caso esta agredisse a Grécia. E mais, a intervenção não só seria certa como teria apoio popular, os europeus gostam dos gregos bem mais do que turcos. A Otan em si, teria forçosamente de apoiar a UE.
Mas é duvidoso que aconteça, e mesmo que ocorra um incidente, dificilmente levaria a um conflito de guerra puro em grande escala, era pedir desculpas e tentar resolver com diplomacia e cimeiras.
Baixíssima altura. Claro que ia dar m…
Que falta faz um canard…
Pensei a mesma coisa, se fosse um Gripen E iria dar um baile nas “manobras apertadas”.
Grande abraço.
Se fosse ao contrário seria igualmente difícil para o F16 escapar.
O mirage está em desvantagem mesmo, dogfight a baixa altitude nunca foi o forte dele, pelo menos é o que se diz.
Com canard ou sem canard, ter um F16 as seis horas num dogfight é sempre um problema, o bicho voa bem, mesmo não sendo o melhor a fazer as “curvas fechadas” o mesmo tem bastante sustentação com boa preservação de potência e rápida aceleração.
Mauro 76,
Este era um dos grandes medos na década de 80, que os dois ficassem arrancando os cabelos e a União Soviética aproveitasse…
Naquela época é capaz que ficassem do lado dos turcos por geopolítica.
Acho que hoje iam dar um chega prá cá bem dado nos dois, mandado se abraçarem e pedirem desculpa, acompanhados de um bom castigo, tipo ficar sem upgrade de sistemas por um bom tempo…
Mario
Não teve nenhuma chance contra o F-16, imagino que o gripen perderia do mesmo jeito para o F-16.
Não é verdade, um Mirage grego já abateu um F-16 turco na década de 90…
.
Há várias filmagens tbm dos HUDs gregos enquadrando os F-16 turcos em diversas ocasiões… Como eles não disparam os mísseis BVR, ficam no dogfight o tempo todo… talvez estejam entre os pilotos mais treinados nesta modalidade, pelo menos em combate “real” (ainda quem sem disparos, nunca é treinamento)
.
Sds
baseado em que fatos você acha isso? já li que nossos pilotos com os MIKES fizeram bonito em exercícios simulados nos EUA, imagine se tivessem gripen.
Os mikes foram bem contra os F-16 em média distância, usando Derby. A curta eles tiveram dificuldades de acompanhar por falta de potência.
Se o formato em delta fosse melhor os EUA e a Rússia ainda usariam nos seus caças…
Nossa, por que será que o Gripen é o caça mais manobrável então? Rússia nunca foi padrão para se comparar a qualidade de nada. Os suécos tem uma indústria bélica muito bem desenvolvida e avançada; não é atoa também, sempre que estiveram rodeados de inimigos, praticamente desde sempre(Dinamarca, Noruega, Sacro Império Romano Germânico, Prússia, Polônia-Lituania(Commonwealth), Moscovitas, Império Russo, União Soviética, Império Alemão, Alemanha Nazista e Alemanha Oriental).
Pouco tempo atrás o aéreo postou um vídeo o gripen mantendo 9Gs. Não existe cabimento algum dizer que o Gripen levaria desvantagem.
sem falar que o F-16 teve alerta de stall e não conseguiu manter o lock no Mirage… O vídeo acaba subitamente, o que leva a crer que foi liberado a parte que somente interessa para a propaganda da Turquia.
Aos 23-24 s se o mirage conseguisse mandar um pugachev cobra teria invertido o jogo kkkk
Aos entendidos do hud do F-16 qual a maior e menor velocidade, qual o G max e min e qual o maior AA. Se for possível responder qualquer das pergunta….
129/259 KT; 0,9/4,0 G.
Grato…
Notem no final do video que foi cortado que o piloto ou quis radicalizar em uma manobra muito apertada de giro ou foi uma pane da aeronave levando-a a um parafuso fatal nessa altura.
O Mirage 2000 por ser delta (sem canard), tem desempenho ruim em baixa altitude e baixa velocidade… agora se fosse o Gripen ou Rafale, seria bem diferente.
*O Typhoon é otimizado para grandes velocidades e altitude.
“O Typhoon é otimizado para grandes velocidades e altitude.”
Sabe que eu acho engraçado apesar de dizerem isso sempre que se discute manobrabilidade alguém posta um gráfico com um ponto que representa a taxa de giro máxima instantânea e sustentada de cada aeronave. E pras taxas de giros apresentadas pelo typhoon, rafale e gripen ficarem no limite dos 9g as aeronaves precisam ser extremamente manobráveis a baixas velocidades… isto é 500-700km/h
Bom, pode ser que além de ser otimizado para grandes velocidades e altitudes também seja bom em baixas altitudes e velocidades, é que normalmente só vejo referências sobre o Typhoon sobre interceptação rsrsrs, pelo menos potência e configuração aerodinâmica ele tem de sobra.
Não é. O Typhoon tem taxa de curva sustentada inferior aos outros eurocanards à velocidades subsônicas. Fica fácil notar nas demonstrações aéreas como eles evitam curvas maiores de 180° com o Typhoon, coisa que os outros dois fazem questão de mostrar sempre. Mas a coisa inverte quando se sobe e se aumenta a velocidade. Semelhante ao F-15 e F-16. Baixo e subsônico o Viper leva vantagem. Alto e supersônico o Eagle tem melhores taxas. A uns anos atrás, um operador do Typhoon, acho que a RAF, estava financiando pesquisa sobre modificações aerodinâmicas no Typhoon para ele igualhar o F-16 e… Read more »
Temos um problema então, porque pra manter uma taxa de 27º/s (ver gráfico abaixo postado pelo galante) a velocidade máxima da aeronave para manter 9g (não faz sentido falar em curva sustentada acima disto) é de 674,5km/h (simplificadamente) então o typhoon manobra bastante a baixa velocidade.
Sei lá ou isso ou as informações de curva sustentada estão erradas ou os pilotos e aeronaves já conseguem suportar mais de 9g por períodos longo de tempo…
Carcara_br, como eu postei uma resposta ao Galante em outro lugar, caças não tem valores constantes de desempenho. Eles variam com a altitude e velocidade. O gráfico que o Galante postou foi muito simplista, parece apenas plotar os melhores valores de cada aeronave, sem dizer em que condições foram obtidas. Volto a dizer: cada caça tem seu ponto de eficiência máxima no envelope de voo diferente dos oponentes. Se ao nível do mar em velocidades subsônicas um modelo supera outro, o mesmo não se manterá à 10.000 metros e velocidade supersônica. Procure gráficos com o envelope de voo de um… Read more »
O avião caiu de fato depois de voltar de uma interceptação, isso está sendo noticiado na mídia local (até colei aqui outro dia um link)… Caiu já próximo ao aeroporto…
.
Como há mais de 2000 incidentes por ano de invasão turca do espaço aéreo grego, não dá muito pra achar que foi algo isolado… Dificilmente eles chegam a empregar armamento então acredito dificilmente tenha sido um abate…
.
Sds
As modernas câmeras de crítica vídeo têm essa nitidez.
Jeitão de vídeo game. Como aqueles filmes de Apaches no Iraque. Se for verdade é mais uma “brincadeira de mão” muito perigosa.
Nessa distância um F16 não larga faixa de ninguém
Se fosse um Gripen no lugar do Mirage 2000, o F-16 turco estaria perdido.
Nada como um gráfico pra acabar com os “achismos”….
Kkkk pronto postaram….
Só queria lembrar que são pontos no universo de curvas. Pode não ser tão simples kkkk
Sim, são diagramas relativamente complexos, mas embora os números das taxas estejam fora da realidade, de maneira geral, a posição relativa dos caças no gráfico está correta pelo que li, mas ali um fator muito importante fica fora da análise, é a energia cinética perdida no processo, os delta canard retém muito mais energia do que caças como o F-18.
Sim matheus é preciso ver onde cada ponto destes ocorre para termos odeia da velocidade e assim determinar o quanto de energia cinética é perdida. Uma boa forma de fazer isso do meu ponto de vista é fixar a força G em 9 para as curvas sustentadas e observar qual a velocidade de manobrabilidade ótima. Fazendo esta análise, quanto mais acima no gráfico, com menor velocidade é possível alcançar os 9g. Isso coloca os typhoos, rafales e gripens realmente bem perante os demais chegando muito rapidamente aos 9g (e temos um vídeo do gripen fazendo exatamente isto). Em relação aos… Read more »
Nunca é tão simples quando se é pra defender o Gripen, carcara_br, mas quando é para atacá-lo, então até Pucarás são superiores segundo a opinião de algumas pessoas. Isso vem dos mesmos que acusam o Gripen de ser um caça de papel, enquanto simultaneamente dizem que o F16 é superior: mas como sabem disso, se o Gripen E/F “nem existe” para ser comparado? É uma contradição.
O que o Galante postou agora é impecável: dados reais e informações técnicas. Só isso nos afasta da ignorância e dos achismos que permeiam alguns comentários.
Blz daglian, não estou dizendo que a cerveja não é gostosa só pedindo pra usar com moderação rsrsrsrs…
Roberto,
.
O Giordani publicou um texto interessante sobre o Typhoon vs Rafale no CAVOK recentemente com a mesma abordagem do http://www.f-16.net que você ‘linkou’ acima.
Galante, também já considerei esse gráfico, mas pensando depois achei meio fora da realidade. estava analisando as apresentações do Gripen e em nenhuma dela o tempo necessário para realizar de 360° de curva foi menos de 16s, de forma que o número mais correto de taxa de giro do Gripen seria 30° intantânea e 20° sustentada, o que são ótimos números vide que o F-16 é estimado em 28° e 18° respectivamente. Embora pareça simples olhando os números o dogfight é uma verdadeira arte, é quase como um jogo de xadrez, fatores como velocidade, altitude, relação potência/peso, perfil aerodinâmico e… Read more »
Galante, aeronaves não possuem taxas de curvas fixas. Elas variam de acordo com a carga, velocidade e altitude.
O gráfico não especifica em que ponto do envelope de voo esses valores foram retirados. Logo se mudarmos altitude e velocidade, todos esses caças aí vão mudar de lugar no gráfico.
Os canards do Gripen qualquerletra fariam toda a diferença a média e baixa altitude.
O Mirage foi enrabado legal pelo F-16.
Acho que tem gente fazendo confusão com o video. Esse video é uma coisa e o acidente do Mirage é outra.
Não é o video do acidente.
O “Mirajão” já era. Isso que foi um F-16 Block 52, se fosse um Block 70 ou 90 não teria nem graça.
Que F-16 block 90 é esse que não conheço? É uma nova versão que a Lockheed vai lançar no futuro?
Ok, pior, e verdade JR, era 70 ou 60. Erro de digitação, eu também estava digitanto Block e o corretor corrigia com bloco. Acho que eu acabei de inventar o F-16 Block 90, Putz. Valeu. Que vergonha.
O F-16A é mais ágil que o F-16₢. O caça pode até ficar melhor mas em contrapartida acaba aumentando o peso.
É isso aí mesmo, Groo_SP.
Falaram do Gripen… Vejam como o caça se comporta e tirem suas conclusões:
https://www.youtube.com/watch?v=eXaPfUs6sQw
Não pode ser tomado como parâmetro esse vídeo. Provavelmente a aeronave estava com pouco combustível, para aliviar o MTOW e assim extrair o máximo de sua performance. Para apresentações como essa, costuma-se abastecer a aeronave com autonomia para 30/40 min.
Claro que pode ser tomado como parâmetro, uma configuração de superioridade se for preciso entrar em dogfight é porque provavelmente só restou os canhões ou no máximo dois mísseis de curto alcance na ponta das asas, o que daria 2x89kg no caso A-Darter o que não dá uns 2,5% do peso vazio da aeronave ou 2% se considerarmos os tanques com 50% de da capacidade, outro ponto é que até chegar o alvo a ser interceptado já se queimou boa parte do combustível só para alcança-lo e mais outro tanto em técnicas de posicionamento para combate BVR que precede o… Read more »
2:42 do vídeo, olha isso, como gira rápido!
Amigos, . O Mirage 2000-5 seria contemporâneo dos F-16C/D Block 25, 30 e 32. . Os Fighting Falcons continuaram a evoluir, aumentando a altura do trem de pouso para transportar mais cargas como caça-bombardeiro a partir dos Block 40/42 em diante. Os Mirage 2000 pararam de crescer para dar lugar ao projeto mais ambicioso – e caro – do Rafale. . Outro ponto. Como puro delta e aeronave de superioridade aérea (inicialmente), os Mirage 2000 seriam mais efetivos entre média e alta altitude, notadamente quando operam como interceptadores onde atacam as formações inimigas e saem do TO o mais rápido… Read more »
Alexandre Galante 18 de Abril de 2018 at 14:15
Que falta faz um canard…
Concordo contigo Alexandre Galante!
Sério? Então a trolada foi boa, é uma baita simulador!
Rá! Pegadinha do Malandro, digo, Poder Aéreo!!
Sorry, não resisti!
Obrigado, atualizei o texto. Abs!
Na DCS não tem F-16 voável ainda (apenas AI), e a Snake da mira nessa forma do vídeo, parecida com essa, apenas o M-2000 do jogo tem. As aeronaves que dão uma imersão mais próxima do real do que seria um dogfight são as que apresentam maior dificuldade de pilotagem por serem mais elaboradas e com painel todo clicável. No caso de caças de 3ª geração seriam o F-5E e Mig-21 (este é uma arte a pilotagem em combate) e de 4ª geração o M-2000 mesmo. Particularmente gosto muito do jogo e limito as missões que crio e abro a… Read more »
Pois eh, como nao existe o F-16 voavel no DCS, pode ser que a aeronave enquadrando o M2000 seja um outro M2000 ou um F-18C, que esta em “beta”.
Realmente o jogo eh muito bom, hoje o melhor simulador para cacas a jato e helicopteros. Estao proximos de lancar o mapa do Golfo Persico. Na falta do JAS-39 Gripen, comprei o AJ-37 Viggen !
O que ninguem colocou aqui foi o fator humano com relacao ao tempo que se pode suportar tao elevadas cargas Gs…….a questao eh…..quem pode mais e conseguir ficar fora da mira de seu adersrio, ou solucao de tiro rsrsr com certeza levara a vantagem nao importando o caca operado. 9 Gs nem todos conseguem suportar por tanto tempo em um dog fight. Opiniao de leigo hemmmm…rsrsrs a mais um detalhe, quase ao final do video, aparece no HUD do f 16 a info de FUEL…..teria sido um stall ?? por isso o video foi interronpido ?? rsrsrsrsr esses turcos sao… Read more »
O que me preocupa no Gripen E é o ganho de peso… ainda que exista potencia adicional do novo motor. Não será um espanto se ele tiver uma menor razão de curva instantanea, e mesmo a sustentada, que o seu predecessor Gripen C, em especial com tanques cheios e armamento ar-ar.
Como dizia Colin Chapman: “simplifique e adicione leveza”.
Também acho esse um pequeno problema do Gripen, em especial o E/F, mas a Saab sempre opta pelo caminho de melhor relação custo/benefício e pegar um motor já pronto é muito mais barato, mas uma versão mais potente do F-414, de 120KN, é plenamente possível de ser desenvolvida, é só ter interesse nisso. Outro detalhe é que todo o empuxo adicional vem dos estágios de compressão e nada do pós-combustor, por isso a velocidade de cruzeiro teria um boost e tanto, arrisco dizer que dava pra manter um mach 1.5 em configuração de superioridade aérea tranquilamente, o que é quase… Read more »
A versão melhorada tem 116KN contra 98KN do atual
https://www.geaviation.com/sites/default/files/datasheet-F414-Enhanced.pdf
Ao que parece já está em desenvolvimento, valeu Super Hornet por essa kkkk
Quem sabe os próximos lotes do Gripen sejam brindados com esse upgrade, sonhar é de graça rs
Esse turbofan é o meu sonho de consumo para nossos F-39 rsrsrs!
Os gregos tão precisando treinar com os pilotos da força aérea de Israel, para ficarem à altura dos dogfights, com os turcos. Erdogan, desfez uma aliança que havia entre Turquia e Israel, tá na hora da Grécia aproveitar…
Dizem que vários pilotos turcos de F-16 foram presos por terem apoiado a tentativa de golpe e eles estão obrigando ex-pilotos, que atuam na aviação civil, a voltarem sob pena terem sua licença cassada.
Queria esse jogo mas precisa de um computador da NASA.
A aeronave só consegue o máximo G disponível na Velocidade de Manobra (Va) que, no caso do Mirage 2000, é algo em torno de Mach .82. Se estiver abaixo dessa velocidade, não realizará uma curva com 9G, pois estolará primeiro. E, quanto maior a velocidade, maior é o raio de curva. Isso é básico. Dessa forma, num combate próximo, menor velocidade significa raio de curva menor. Quem entende do assunto é o Justin, instrutor de F-103, e que possui muita experiência em combate dissimilar contra AT-26 e F-5. Espero que ele possa nos brindar com algumas considerações. O resto é… Read more »
Uma observação pessoal, para mim, mero entusiasta, é muito legal ter o blog para comentar e saber que contamos com a participação de militares que atuam ou já atuaram em nossas forças armadas, acho incrível, é uma honra. Obrigado por passar um pouco do conhecimento e experiência de vocês e obrigado ao time que conduz o Blog por permitir essa interação.
Isso não é DCS amigos. Não existe F-16 no DCS. E não existe Mirage 2000-5 também, o que temos é o Mirage 2000C.
Abs.
nossa me senti no Cockpit do Gripen, que emoção , aqueles espelhos tão parecendo retrovisores , rs, e issso mesmo?
bastante útil pra você ver a posição do ala ou de adversários…
Exato. E pra ajeitar a máscara, também. Rrsrsr
É sério. A informação do Carcará está correta. Ajeitar a máscara também.
Jamais teria essa última informação rsrsrsrs…
Sinceramente, me parecer ser o Falcon BMS 4.33 e não o DCS. Esse simulador o Falcon é totalmente free, só digitar no youtube.
obrigado pela informação Carcara e Rinaldo Nery e o Bardini pelo video , perguntar não ofende ne rs , não resisti e dei mais uns dois roles no Gripen, rs
Será que com capacetes HMD e misseis IR 5°G é necessario manter uma curva por muito tempo?? Como antigamente.
Dod Fight é uma arte, e ainda poderá ser decisivo no futuro, mesmo na era do combate BVR, num momento isso pode acontecer. Já li em outras ocasiões que os nossos F5 -EM se deram melhor que o F-16. Não me lembro de RED FLAG ou CRUSEX, mas o piloto, mesmo com equipamento inferior (não muito é claro) pode surpreender. Acho que a nossa Força Área deveria ter uma relação mais próxima com Israel, no intuito de realizar um benchmark do Combate Aéreo. Aquela Nação, para mim é um exemplo de superação nos Combates Aéreos.
Isso está parecendo Fla Flu. São dois vetores similares em capacidade e desempenho, não há o que discutir. Pensando agora em um confronto factível com a Rússia, nenhum destes caças é capaz de derrotar em um dogfight os Sukhois SU-27 e Su-30. Por isso somente são utilizados os F-22 na Síria.
Rapaz, não fala uma bobagem dessas.. esse vídeo é oficial e muito real.
Bela matéria, e parabéns aos debatedores.
Foram discutidas questões pertinentes ao post, sem nenhum fanboy Russo, Americano ou qualquer que seja poluindo, desinformando e/ou ofendendo os parceiros.
Que bom se fosse sempre assim.