A ameaça da União Soviética obrigou as nações da Europa Ocidental a desenvolverem continuamente seus aviões de combate

No infográfico acima de autoria de u/numante, podemos relembrar a evolução dos aviões de combate da Europa Ocidental que marcaram a História da Aviação Militar.

A Inglaterra saiu na frente na invenção do motor a jato, mas os alemães foram mais rápidos no desenvolvimento e no emprego operacional dos primeiros caças a jato no final da Segunda Guerra Mundial.

Depois da Segunda Guerra e durante todo o período da Guerra Fria, Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Suécia desenvolveram e produziram aviões de combate dos mais diversos tipos, alguns com versões embarcadas em navio-aeródromo.

Observar como os ingleses e franceses mantiveram uma linhagem de caças constante ao longo do tempo, com os suecos também acompanhando a evolução com seus projetos próprios.

A evolução dos caças da União Soviética, que mostraram seu valor na Guerra da Coreia, obrigou as nações da Europa Ocidental a buscarem a superioridade aérea a cada novo modelo lançado pelo inimigo.

Primeiro como caças puros, caças-bombardeiros, depois como interceptadores e finalmente como aviões de combate multifuncionais, os aviões de combate foram responsáveis por grande parcela da evolução tecnológica da indústria aeronáutica. Na busca do aumento da velocidade, foram sendo desenvolvidos novos materiais mais leves e resistentes e motores mais potentes.

A aviônica também sofreu grande evolução com a adoção dos computadores analógicos e depois digitais, radares e sistemas de guerra eletrônica.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments