A Saab concluiu a atualização da frota de caças Gripen da República Tcheca para o padrão MS20. A atualização “aumenta muito as capacidades de combate e comunicação do Gripen”, de acordo com um comunicado à imprensa da Saab.

O MS20 permite que o Gripen atinja alvos terrestres usando bombas não guiadas e guiadas a laser. Enquanto isso, a capacidade ar-ar é melhorada através da introdução de novos modos de radar.

Como parte do novo padrão de software, os Gripens tchecos também passarão pela integração do pod de indicação de alvos eletro-óptico Rafael Litening III. O casulo israelense será usado para guiar mísseis e bombas, bem como para reconhecimento aéreo e em missões de defesa aérea.

A atualização do MS20 também implementa o link de dados Link 16, bem como os criptomodulos para comunicação secreta.

“Graças à modernização dos aviões tchecos Gripen, as capacidades operacionais da Força Aérea Tcheca serão significativamente aumentadas”, disse o coronel Petr Tománek, comandante da base aérea Čáslav da Força Aérea Tcheca. “Nossa equipe apreciou uma estreita e frutífera cooperação com a parte sueca nesse projeto específico de modernização, bem como a cooperação durante os 13 anos em que operamos aeronaves Gripen.”

A atualização de capacidade envolve atualizações de hardware e software. Em 12 de março – aniversário da entrada da República Tcheca na OTAN – o novo pacote de software foi integrado às versões de um e dois assentos do Gripen tcheco. Após testes de voo bem sucedidos, o software MS20 foi integrado nos caças restantes.

Pod Rafael Litening III

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso desta atualização de capacidade”, disse Jonas Hjelm, diretor da área de negócios da Saab Aeronautics. “Estamos honrados em ter um parceiro de longa data na Força Aérea Tcheca. É em grande parte devido a esta cooperação mútua a longo prazo entre a FMV sueca, a Força Aérea Tcheca e a Saab que a atualização decorreu sem problemas e de acordo com o previsto. Desejamos que os pilotos e toda a força aérea continuem tendo sucesso no cumprimento de seus objetivos, tanto em suas operações de proteção do espaço aéreo como em suas operações conjuntas da OTAN”.

A Força Aérea Tcheca – formalmente a Vzdušné síly Armády České republiky (Componente Aéreo do Exército da República Tcheca) – recebeu 12 JAS 39C Gripen monopostos e um par de JAS 39D bipostos, com entregas iniciadas em abril de 2005.

Em março de 2014, o governo tcheco concedeu a aprovação de uma prorrogação de 12 anos do contrato de arrendamento com a Saab, segundo o qual todos os JAS 39C/D Gripens são operados, com a opção de prolongar por mais dois anos. Essa extensão, supostamente avaliada em 16,5 bilhões de coroas (US$ 841,4 milhões), levará o arrendamento até 2027, ou 2029, se a opção adicional for exercida. A Saab anunciou em dezembro de 2014 que havia recebido o contrato para a extensão do arrendamento.

A frota checa do Gripen é operada pelo 211. Taktická Letka (211. TL, 211º Esquadrão Tático) em Čáslav, no leste da Boêmia.

FONTE: Air Forces Monthly

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments