MiG-21 da IAF taxia próximo dos Sukhoi Su-30

Caça MiG-21 taxia próximo aos Sukhoi Su-30 da IAF

Uma competição global para vender mais de 100 caças à Força Aérea Indiana foi reaberta pela terceira vez em uma década em 6 de abril

A IAF divulgou um pedido de informação (RFI) de 73 páginas a seis empresas para fornecer 110 caças de um e dois assentos por um período máximo de 12 anos.

Enfrentando um prazo de 3 de julho, são esperadas respostas do Boeing F/A-18E/F Block III, Dassault Rafale F3R, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Block 70, United Aircraft Corp MiG-35 e Saab Gripen E.

Será uma competição familiar para as seis concorrentes da licitação. Os mesmos concorrentes se enfrentaram em 2009 para o contrato MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft) para 126 caças. A Índia selecionou o Rafale, mas cancelou o contrato sete anos depois.

Em vez disso, a IAF concedeu à Dassault um contrato para entregar 36 Rafales em 2016 e lançou uma competição para um contrato para produzir 114 caças monomotores, o que limitou o campo ao F-16 e ao Gripen.

A IAF descartou a disputa há dois meses sob pressão do Congresso indiano para considerar os caças com um e dois motores.

Os concorrentes do MMRCA de 2008 voltam a competir por um grande contrato na Índia em 2018
Concepção dos Super Hornet Block III
Dassault Rafale
Eurofighter Typhoon
Lockheed Martin F-16IN
MiG-35
Saab JAS 39E Gripen

O novo RFI reabre a competição a caças bimotores fabricados nos EUA, Europa Ocidental e Rússia.

O RFI não define padrões para o número de motores no futuro caça da IAF, e referencia repetidamente o termo singular ou plural, “engine/s”, em solicitações de dados sobre o sistema de propulsão.

Cerca de 82 dos 110 caças devem ser aviões de assento único e o restante deve ser de versão de dois lugares, diz o RFI.

Um máximo de cerca de 16 ou 17 unidades podem ser fabricadas fora do país, mas o restante deve ser produzido dentro da Índia por empresas locais ou por uma agência de produção indiana, mostra o documento.

Como esperado, a transferência de tecnologia e o “Made in India” serão prioridades nas avaliações de propostas da IAF. Os licitantes devem descrever em suas respostas ao RFI como usarão empresas indianas como fornecedores de sistemas e produção de aeronaves.

A IAF também planeja julgar os licitantes sobre quanto controle eles podem entregar na integração de armas. “O fornecedor deve fornecer ao usuário a capacidade de atualizar unilateralmente sistemas, armas ou sensores [de origem indiana ou de origem estrangeira]”, mostra o RFI.

FONTE: FlightGlobal

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments