Caças F-22 Raptor e F-35 Lightning II chegam à FIDAE 2018
Na tarde do dia 30 de março chegaram à Base Aérea de Pudahuel no Chile, os caças americanos Lockheed Martin F-22A Raptor e F-35A Lightining II, para exibição durante a FIDAE 2018, a maior feira de aviação das Américas.
Os caças foram recepcionados pelo “dono” da casa o F-16C da Força Aérea do Chile (FACH). Foram realizadas fotos na Cordilheira dos Andes com as aeronaves voando em formação. Junto com os dois melhores caças do mundo e os únicos de 5ª geração totalmente operacionais, a USAF trouxe o MC-130 Combat Talon II (versão de Apoio à Forças Especiais do Hércules), o cargueiro C-17 Globemaster III, KC-135R Stratoanker e o KC-10 Extender, versão de reabastecimento em voo do lendário DC-10.
É esperado que no domingo à tarde chegue o bombadeiro Boeing B-52 Stratofortress. Para fechar o pacote da USAF, a esquadrilha de paraquedistas Wings of Blue fará apresentações na feira. Por enquanto está previsto apenas apresentações aéreas do F-22 Raptor.
FONTE: Assessoria de Imprensa da FIDAE
Fico só imaginando como será o sucessor do F-22, que certamente já está sendo projetado
Falam do Aurora
Falam do SR-72. Mas não é um caça.
Deve estar voando…
As fotos dizem tudo . . . O Lightning sempre atrás do Raptor, de cockpit baixo e evitando fotos e entrevistas . . . O Raptor ao lado encorajando-o dizendo pra evitar o stealth e abusar do selfie . . .
O Falcon só rindo no canto da entrada de ar do motor . . .
Mas o cockpit do Su-57, por exemplo, é tão “raso” quanto o do F-35 mestre Ozawa….
O peso das críticas sobre o Lightning é maior e deixa o cockpit mais cabisbaixo . . .
kkkkkkk
Isso sim é quinta geração, o resto é gambiarra. Lindos.
Presença em grande estilo da USAF na FIDAE
A Fedai está ganhando corpo. Feira promovida pro países do cone sul vai se tornando um marco na agenda do setor .
Ja faz uma década….no mínimo.
Visita VIP! Muita sorte de quem for prestigiar o evento.
Se realmente passearam pelos céus sírios sem serem notados, acho que podem fazer o mesmo pelo nosso continente, só por diversão, e ninguém vai perceber… ??
Lindos. TB concordo com o amigo que mencionou o fato de serem os únicos 5G. O resto são protótipos.
Outro ponto que exaltaria seria o fato de a presença destas aeronaves servirem para demonstração de força e posicionamento quando se refere à parceria entre os EUA e os poucos países sulamericanos escolhidos a dedo.
Afinal de contas, qual o objetivo destes aviões (F35/F-22) estarem aqui senão este, quando hoje, todos sabemos que dificilmente algum país da região conseguiria adquirir um dos modelos.
a esquadrilha da fumaça não vai estar presente?
Vai sim está na agenda oficial da FAB
Obrigado Leonardo
Pablo 1 de Abril de 2018 at 22:36 a esquadrilha da fumaça não vai estar presente? Vai sim. RL ” qual o objetivo destes aviões (F35/F-22) estarem aqui…” O objetivo da visita é claro. Uma demonstração de capacidades y poder dos EEUU numa região que tem estado, ultimamente, muito visitada pela China e pela Russia. Nada melhor que se apresentar na casa do seu melhor parceiro na região pra mostrar que EEUU ainda faz caças acima das capacidades dos seus adversários. Enquanto os F 22 e F 35 operam, os outros apenas testam. Embora que o SU 57 parece estar… Read more »
Amigo Glasquis7.
Foi exatamente o que pensei.
Abs.
Soubesse que todas essas aeronaves estariam na FIDAE, teria convencido a patroa a visitar as vinicolas chilenas nessa semana.
Parabéns ao Chile por ter a melhor feira militar da America Latina.
LAAD mandou abraço
Já veio F-22 e F-35 na LAAD?
O cara quem comparar Fidae com LAAD rsrs
A Fedai está ganhando corpo. Feira promovida pro países do cone sul vai se tornando um marco na agenda do setor .
E aqui no Brasil a FAB proíbe aquelas passagens burocráticas que os F-5 e A-1 faziam em seus portões abertos, nem isso temos mais.
Só falta um F-15 para esta foto ficar perfeita!!
A 6ª G virá mais rápido que pensamos e o F-35 será a bancada de testes da tecnologia da 6ªG devido à sua capacidade de expansão. Não duvido que o primeiro caça não tripulado seja uma versão do F-35.
Também o F-35 deverá “testar” antes a nova geração de motores que deverão ser utilizados nos aviões de 6ªG, como por exemplo o motor de ciclo adaptável de 3 níveis. Um motor desses instalado no F-35 até 2023 irá aumentar a potência em 20% e a economia em 25%, o que redundará num aumento de alcance de 30 a 50%.
Qual seria a chance do f5 x f22? Alguma? Será que existiria alguma tática possível de derrotar os f22 ou f35 sendo um caça de 4ª geração. Não existe muito material a respeito. Seria bom uma matéria como essa.
Sei que nas RED FLAGS da vida, nossos F5 e MIRAGES (quando tínhamos esse último vetor), apesar de defasados faziam bonito pelas estratégias adotadas pelos nossos esxelentes pilotos. No entanto, tratava-se de 4ª geração plus x 4ª ou 3ª geração.