P-8A Poseidon da RAAF

P-8A Poseidon da RAAF

A nova aeronave de patrulha marítima P-8A Poseidon, da Royal Australian Air Force (RAAF), atingiu a capacidade operacional inicial (IOC – Initial Operating Capability) cinco meses antes do previsto.

A IOC é um marco significativo para a aeronave P-8A, que serve como um elemento importante da futura estratégia marítima das Forças de Defesa Australianas (ADF), disse o comandante da RAAF, Leo Davies, em um comunicado.

Davies também afirmou que a chegada do P-8A Poseidon na Austrália permitiu que a força aérea do país, sob o Plano Jericho, desenvolvesse e criasse novos conceitos operacionais, arranjos de apoio e opções de manutenção.

Davies acrescentou: “Estes explorarão melhor os sensores e a rede do P-8A como parte integrante da família de sistemas de inteligência marítima, vigilância e reconhecimento integrados da marinha e da força aérea.”

A aeronave militar, junto com o drone MQ-4C Triton, foi adquirida pela Austrália como parte de seu investimento de US$ 5 bilhões para melhorar a capacidade de patrulhamento marítimo do país.

A aeronave P-8A Poseidon substituirá a aeronave AP-3C Orion atualmente em uso pela Força Aérea Australiana. Espera-se que a aeronave AP-3C Orion seja retirada de suas operações após aproximadamente 40 anos de serviço com a RAAF.

A ministra australiana da Defesa, Marise Payne, disse: “Juntos, o P-8A Poseidon e o futuro MQ-4C Triton fornecerão à Austrália uma das mais avançadas capacidades de vigilância e patrulhamento marítimo do mundo”.

Payne acrescentou: “O Poseidon irá melhorar a capacidade da defesa de conduzir a guerra antissubmarino, a patrulha marítima e a vigilância das abordagens marítimas da Austrália.”

Seis das 12 aeronaves P-8A Poseidon estão atualmente sendo operadas pelo Esquadrão Nº 11 da RAAF Base Edinburgh, no sul da Austrália.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments