A-29 Super Tucano

A-29 Super Tucano

A-29 Super Tucano

CABUL, Afeganistão (27 de março de 2018) – Em 22 de março, a Força Aérea Afegã (AAF) encarregou o esquadrão de A-29 de destruir um complexo do Taleban em Farah. Os pilotos de ataque do Afeganistão estavam equipados com bombas guiadas e não guiadas e optaram por empregar a bomba guiada a laser GBU-58 para evitar danos colaterais.

O lançamento resultou em um ataque direto ao longo da rota de uma grande operação de limpeza do Exército Nacional Afegão (ANA), marcando a primeira vez que a AAF lançou uma bomba guiada a laser em combate. A AAF usou a tecnologia guiada a laser devido à proximidade do alvo a civis. O sucesso vem apenas três meses após o treinamento da AAF para empregar uma bomba guiada a laser. O pessoal de armas da AAF e os chefes de equipes carregaram, armaram e lançaram a aeronave com o mínimo de assessoramento.

“As peças-chave que você está vendo é que a própria Força Aérea Afegã, uma das organizações mais letais que eles possuem, e uma que pretendemos triplicar de tamanho até 2023, está conduzindo significativamente mais operações aéreas em apoio direto às ANDSF (Afghan National Security Forces) no campo de batalha, com de mais 500 missões neste ano do que no ano anterior ”, disse o Brigadeiro da Força Aérea dos EUA, general Lance Bunch, diretor de operações futuras, Resolute Support, em uma coletiva de imprensa em dezembro de 2017.

Bunch também notou que as forças afegãs conduziram suas operações de combate até 2017 com o menor nível de apoio das forças da coalizão nos 16 anos de guerra, mas ainda assim tiveram alguns dos maiores sucessos que já obtidos. Esta bomba guiada a laser é apenas mais um capítulo na história de sucesso da AAF. “Os pilotos afegãos aprenderam seu ofício durante o combate e nossos consultores expandiram suas habilidades em uma abordagem deliberada passo a passo, aumentando a capacidade da Força Aérea Afegã e este recente ataque de bomba guiada a laser é um exemplo do sucesso da AAF e do TAAC (Train Advise Assist Command)”, disse o Brigadeiro-General Phillip A. Stewart, Assessor de Treinamento, comandante do Assist Command-Air. “Os pilotos afegãos fazem seu trabalho muito bem e podem fazê-lo em qualquer parte do país.” Os pilotos da AAF que conduziram a operação eram do destacamento de A-29 de Kandahar da Kabul Air Wing.

A AAF também ajudou o ANA (Afghan National Army) a destruir equipamentos que o Taleban havia roubado. A AAF ganhou a capacidade de realizar ataques aéreos há pouco mais de dois anos; primeiro com o helicóptero de ataque MD-530 em agosto de 2015, seguido pelo A-29 Super Tucano em abril de 2016. Hoje, o AAF voa cerca de 100 saídas por dia e cerca de 10 por cento são ataques.

A capacidade de realizar ataques guiados a laser faz parte do plano da missão Resolute Support de desenvolver uma AAF profissional, capaz e sustentável, dando ao país uma vantagem letal sobre o inimigo. Enquanto a AAF tem a capacidade de empregar munições guiadas a laser em combate, elas nem sempre usam essa tecnologia.

O AAF é capaz de atingir com sucesso um alvo sem orientação a laser dentro de um círculo de dez metros. “A maioria dos alvos inimigos no Afeganistão pode ser engajada efetivamente pela Força Aérea Afegã usando armas não precisas”, disse o brigadeiro-general Phillip A. Stewart, que treina, aconselha e auxilia o comandante da Command-Air. “A AAF demonstrou repetidas vezes que seus pilotos, usando o A-29 e as habilidades que eles aprenderam com nossos conselheiros e aperfeiçoaram através da experiência de combate, podem lançar armas de não precisão a 10 metros de seus alvos.

Existem certos alvos que exigem bombas guiadas a laser e a AAF mostrou que pode realizar essa tarefa agora também. ”Espera-se que a rápida aceleração e treinamento da AAF continuem nos próximos seis anos. Atualmente, são cerca de 8.000 membros capazes, com 129 aeronaves no total. Isso crescerá para uma força de 11.000 militares; a frota deve triplicar de tamanho como parte do roteiro do presidente Ghani.

FONTE: OTAN / COLABOROU: Just in Case

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments