Georgy Mosolov

Georgy Mosolov

O Coronel Georgy Mosolov foi um dos pioneiros dos voos de alta altitude e velocidade supersônica e um dos primeiros pilotos soviéticos a bater recordes mundiais

MOSCOU, 18 de março/TASS — O lendário piloto de testes da Rússia, Georgy Mosolov, que deu uma contribuição imensa para o desenvolvimento da aviação de combate russa/soviética, morreu em Moscou aos 91 anos, informou o serviço de imprensa da MiG Corporation na segunda-feira.

“A lenda da aviação a jato se foi”, disse o diretor geral do MiG, Ilya Tarasenko. “Ele foi um piloto de testes com o mérito de ter feito uma enorme contribuição para o desenvolvimento da aviação de combate neste país.”

O coronel Georgy Mosolov, nascido em 1926, foi um dos pioneiros dos voos de alta altitude e velocidade supersônica e um dos primeiros pilotos soviéticos a bater recordes mundiais. Ele tem seis recordes para o seu crédito, incluindo três números absolutos e três recordes absolutos na aviação soviética.

O Coronel Mosolov atingiu alguns dos recordes voando exemplares de teste do jato supersônico de linha de frente MiG-21. Além disso, era conhecido por ser um amigo próximo do primeiro cosmonauta da Terra, Yuri Gagarin.

MiG-21
Georgy Mosolov

Mosolov nasceu em 3 de maio de 1926 na cidade de Ufa, a oeste dos Montes Urais. Em 1953, terminou a escola de pilotos de teste no Flight Research Institute, perto de Moscou, e se juntou ao pessoal da MiG Corporation no mesmo ano.

Durante os anos de serviço ativo, o coronel Georgi Mosolov dominou mais de 50 tipos de aeronaves. Ele encontrou-se em situações críticas no ar, mas sempre conseguiu pousar as aeronaves.

Ele testou principalmente caças a jato e conduziu os testes mais rigorosos em termos de aerodinâmica, estabilidade e capacidade de controle da aeronave.

Em 7 de setembro de 1962, Georgy Mosolov recebeu ferimentos graves como resultado de um acidente que ocorreu durante a pilotagem de um protótipo do caça MiG-23. O motor da aeronave se desintegrou durante o processo de manobra e o piloto teve que se ejetar. Durante o tratamento no Hospital Geral Sergei Botkin, em Moscou, sobreviveu a duas mortes aparentes e não pode retornar ao trabalho de piloto de testes após a recuperação.

Sua carreira adicional incluiu a posição de chefe de uma cadeira militar e educação patriótica na Escola Suprema da Liga dos Jovens Comunistas. De 1978 a 1992, foi o representante geral da Aeroflot em vários países.

As autoridades soviéticas o condecoraram com a Estrela Dourada do Herói da União Soviética em outubro de 1960.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments