Caças F-35B ainda não possuem pneus definitivos. Os atuais duram menos da metade do tempo previsto

F-35B

A lista de problemas do programa F-35 é longa. Segundo o órgão de avaliação e testes do Pentágono, o DOT&E, são exatas 2.769 deficiências. E este número não para de crescer. Algumas dessas deficiências são bastante complexas, mas outras são mais simples. Uma delas diz respeito ao pneu do F-35.

Tecnologia de pneus não é “ciência aeroespacial” (rocket science, nas palavras do ex-chefe do programa, brigadeiro Bogdan), mas está entre os principais entraves e não deverá ser resolvido no curto prazo.

Segundo a equipe de avaliação do DOT&E a vida útil dos pneus de um F-35B deveria ser compatível com 25 pousos convencionais (lembrar que o F-35B também realiza pousos verticais). No entanto, a média analisada até o momento é inferior a 10 pousos convencionais.

O programa agora está em busca de um pneu que seja resistente o suficiente em pousos convencionais rápidos, macio o suficiente para pousos verticais e leve o suficiente para a estrutura da aeronave. Os interessados devem entrar em contato com o Escritório Conjunto do Programa (JPO).

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