Um dos protótipos KC-390 da Embraer retornou aos voos sobre o Brasil em 2 de março, depois de ter sido groundeado por vários meses devido à perda de altitude inesperada durante um voo de teste realizado em outubro passado, relataram vários sites de rastreamento de voos.

A Embraer confirma que o transporte tático envolvido no incidente do ano passado retomou os testes. Espera-se que a primeira aeronave de produção da empresa entre em serviço com a Ala 11 da Força Aérea Brasileira no Rio de Janeiro no final deste ano: um cronograma que a Embraer diz que não será adiado pelo incidente do protótipo e nos meses subseqüentes de indisponibilidade.

A empresa tem dois protótipos do KC-390, com a questão do teste de estol tendo aterrado a aeronave 001 (PT-ZNF). O outro exemplar continuou a voar e realizar testes, diz a Embraer.

Durante o incidente, o jato bimotor “experimentou um evento além do limite planejado” ao realizar um teste de formação de gelo simulado, que levou a aeronave além das suas limitações operacionais de velocidade e carga, informou a empresa em novembro passado. A tripulação foi forçada a aplicar procedimentos de recuperação e devolver a aeronave à base da Embraer em Gavião Peixoto.

A Embraer diz que a aeronave não apresentou nenhum dano à sua estrutura primária, mas algumas carenagens externas e escotilhas de acesso tiveram que ser substituídas antes que ele pudesse retomar aos testes. A empresa confirma que o envelope de desempenho da aeronave 001 não foi alterado como resultado do incidente.

O KC-390 foi projetado para ser usado para operações de transporte de tropas, transporte aéreo de carga e reabastecedor. Propulsado por turbofans International Aero Engines V2500 e com um peso bruto de 68.500kg (151.000 lb), é a aeronave mais pesada que a Embraer fabricou até à data.

Com encomendas para a Força Aérea Brasileira – que levará 28 exemplares – o KC-390 é um competidor do Lockheed Martin C-130, que vem sendo produzido continuamente desde 1954 e domina o mercado tático de transporte aéreo.

FONTE: FlightGlobal

NOTA DO PODER AÉREO: Segundo a FAB, os duas primeiros KC-390 estão confirmados para serem entregues à Ala 2, em Anápolis (GO).

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