KC-390 PT-ZNF volta aos céus de Gavião Peixoto
O protótipo da aeronave de transporte KC-390 matrícula PT-ZNF retornou aos céus após um hiato de menos de seis meses.
Acreditava-se que o PT-ZNF tinha sofrido danos estruturais consideráveis após um incidente ocorrido durante um voo de ensaio em 12 de outubro do ano passado.
No entanto, a Embraer não deu maiores detalhes sobre o caso e a dúvida sobre o seu retorno aos ensaios permaneceu.
Pelas informações extra-oficiais a aeronave teria sofrido danos estruturais e até perdido parte das superfícies de controle.
Pelo menos um dos tripulantes ficou gravemente ferido. O retorno do PT-ZNF aos céus mostra que o projeto é extremamente robusto.
Fênix!
Só não gosto dessa pintura, ficaria bem mais bonito em uma tonalidade cinza, estilo superioridade aérea.
Sei que a FAB tem seus motivos para adota-la inclusive nos F-5, mas que fica horrível fica.
muita gente queimando a língua nesse momento… haha
Parabéns ao Grupo de Projeto KC 390.
Demonstração inequívoca das virtudes do projeto.
Beijinho no ombro pra quem só critíca o que se produz no Brasil.
Sorte. Como já havia dito em outro post, se o incidente tivesse ocorrido 2.000 pés abaixo, haveria destroços e corpos no solo.
Sorte (ou Deus), competência da tripulação e excelente projeto da aeronave.
Há informações sobre a recuperação do(s) tripulante(s) que se lesionaram?
Concordo plenamente com as palavras do Galante. Mostra a robustez do produto e o talento da empresa construtora!
Se tivesse ocorrido 2000 pés mais baixo, se o Cerezo não tivesse atrasado aquela bola, se a logística dos argentinos nas Falklands tivesse sido melhor. A história e os eventos passados ocorreram como ocorreram e ponto. Eu aqui fico contente com o desfecho desse episódio com o KC390 e dou graças a Deus pela vida da tripulação. Bons céus ao KC 390.
se o Cerezo não tivesse atrasado aquela bola
kkkkkkkkkkkk
RI demais agora
O avião é brasileiro ou português?
Fui no youtube e a maioria dos vídeos feitos por Portugal alegam que é um avião “Made in Portugal”.
Os vídeos do Brasil alegam ser um avião “Made in Brasil”.
Qual o nível de nacionalização do avião?
“Mais de 450 mil horas de engenharia portuguesa. Mais de 2100 desenhos técnicos desenvolvidos. Mais de 350 postos de trabalho altamente qualificado. Resultado: uma aeronave KC-390 com uma incorporação nacional superior a 56%. É o avião made in Portugal que António Costa apresenta hoje, ladeado pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral”.
http://visao.sapo.pt/actualidade/economia/2016-07-04-KC-390-o-aviao-made-in-Portugal
O Carro da FORD e da General Motors feitos no Brasil é brasileiro ou americano ???
Cada um puxa a sardinha para o seu lado…
Sorte não tem nada haver com isto, o nome verdadeiro se chama competência.
É verdade que esses dois protótipos serão modernizados e incorporados a FAB, depois da finalização dos testes de certificações do programa KC-390?
Karl Bonfim 2 de Março de 2018 at 15:01
É verdade que esses dois protótipos serão modernizados e incorporados a FAB, depois da finalização dos testes de certificações do programa KC-390?
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Sim amigo Karl, eles serão aeronaves operacionais da FAB pós faze de certificações.
Acho engraçado o pessoal ficar comentando se a pintura é feia ou bonita neste post e outros na nossa querida Trilogia, o importante é que ela seja EFICIENTE – característica pouco comentada pelos chutadores de plantão #prontofalei
Galante, fui eu que dei a dica com o comentário na outra postagem ou já tava engatilhado?
Delmo, já estava engatilhado, foi o Poggio que postou. Mas mesmo assim, obrigado!
Como assim, modernizado? Esses aviões creio que no término de tudo, vão ficar no IPEV…pra testar futuras modernizações, versões etc.
É possível que parte do atraso para a realização do vôo de teste seja devido à certificação do E190E2?
Galante, esquece. Vi que vários falaram disso antes de mim.
Procede q o pilito ou copiloto ficou surdo?
Excelente notícia. Vida longa ao PT-ZNF!!!!!!
PT-ZNJ acabou de levantar voo.
Os dois estão em testes em conjunto.
Sobre ter sido muito danificado ou ter perdido superfícies de controle.
Muita coisa é passível de troca.
Se tivesse perdido uma asa por exemplo.
Já na fuselagem não sei qual o grau máximo de dano poderia ser passível de conserto.
Dia histórico! Parabéns a todos envolvidos no projeto.
Marcos, não estou por dentro das negociações e desenvolvimento do projeto do KC-390, mas creio que esse avião é tão português quanto meu avô, nascido em Zahle/Líbano. Acho que é pura propaganda de quem aumenta 1000x sua participação
Alexandre Galante 2 de Março de 2018 at 14:39 dia 12 de outubro de 2017 teve uma ajuda da padroeira do Brasil, disso eu tenho certeza Galante.
Se para se vender o avião for preciso dizer que ele é do pais que o comprar eu digo ja que sim. Para Portugal que ajudou em parte do seu desenvolvimento, para poder o comprar precisa de dizer que é português, força nisso…. Para a Republica Checa que ajudou em parte do desenvolvimento, para poder o comprar precisa de dizer que é checo, força nisso…. Para a Argentina que ajudou em parte do desenvolvimento, para poder o comprar precisa de dizer que é argentino, força nisso…. O importante é que esse cargueiro tenha sucesso e tenha muitas vendas, porque no… Read more »
Marcos Aryeh 2 de Março de 2018 at 14:57
O avião é brasileiro ou português?
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Engenharia e Projeto Brasileiro, Portugal teve 6% de participação no Projeto
Está com cara de marketing para agradar os nacionalistas portugueses
O link da reportagem da imprensa portuguesa colocado acima dá a entender KC-390 é uma criação da engenharia de Portugal e que o avião está sendo produzido em Évora.
É aquela estória: a imprensa totalmente mal informada recebe e repassa um anúncio ufanista do governo de seu país, que quer a todo custo mostrar a seu povo que está fazendo algo, ainda que alguns bons detalhes do que está sendo informado sejam mera criação do discurso político.
coisa linda, poderia apelidar de Jubart em homenagem as baleias que visitam nossa costa, já tem projeto pra fazer um KC-490 Plus size ?? ^^,
Voces perdem muito tempo a discutir conversa de politico que fala muito e faz pouco…. A única coisa que sei é que ainda não vi fumo branco sobre o contrato da compra dos cargueiros, nem do KC 390 nem dos AW 119 Koala em Portugal….
Eba eba ebaaaaa!!! Muuuuitas boquinhas sendo caladas hein!!!rs
Mais uma vez parabéns aos envolvidos neste mega projeto onde após a FAB começar a utilizar o vetor vai chover encomendas!!!
Bem, mal-comparando, fizemos algo similar com o AMX. Tudo bem que nossa participacao foi maior, na ordem de 25%, mas de fato os portugas estao sendo muito caras de pau
Parabéns para a EMBRAER, ter colocado esse KC de novo nos céus é prova de sua competência e também da robustez do projeto!
Esse ZNF terá muitos anos de vida pela frente, servindo a FAB… Se ele fosse condenado seriam 28+1, agora continuam sendo 28+2 KC-390 que a FAB receberá!
Quanto aos portugas… Só tenho que rir mesmo, pois o KC-390 está voando em testes em Gavião Peixoto e não em Évora!!!!
Desde que comprem, por mim os portugueses que continuem falando que construiram o 390
Excelente notícia.
Tomara que a Engenheira Gata apareça aqui e traga mais detalhes.
Acho que a Embraer poderia enviar o KC-390 para testes de combate a incêndios em Portugal, no verão português.
Claro que eles devem arcar com ao menos uma parte dos custos, pois estarão sendo beneficiados. Seria uma ação em que todos sairíamos ganhando.
E eu também usaria ele para levar tropas e equipamentos do EB para a RCA (se realmente sair do papel).
O INVASOR, PT-ZNF, está de volta!! Parabéns, a águia é
.poderosa. Este será um dos melhores marketing da Embraer, para a consolidação de toda esta engenharia de qualidade, creditado aos talentosos proficionais brasileiros. Que DEUS possa na sua infinita bondade restabelecer a saúde do cidadão acidentado o mais breve possível. Boa notícia para um ano de grandes desafios, sobretudo, comece a operacionalidade e que os contratos de vendas sejam bastante duradouras.
Testado e aprovado!
Pronto restabelecimento ao piloto acidentado.
o + 1 é indestrutível !!!!
cuidado aos colegas que estão chamando os sócios de “portugas”, eu já levei pauladas de lusos descontentes com o tratamento.
abraços
Ivo…
Se comparado aos testes em automóveis, esse “teste” do PT-ZNF foi equivalente a um Crash-Test Frontal de um automóvel médio que depois teve sua estrutura recuperada e voltou a trafegar (que obviamente não existe na industria automobilistica nas avaliações das plataformas). Nos Crash-teste automotivos são desenvolvidos mais de 60g e não tenho nem ideia das acelerações geradas nesse episódio com o PT-ZNF. Claro que são situações diferentes, mas os esforços nas estruturas são muito semelhantes. Parabéns à equipe técnica da EMBRAER pela qualidade do projeto e aos pilotos que “domaram o bicho” sob evento tão critico. Espero que os feridos… Read more »
Passei todos os comentários e não localizei o do Baschera. Lembro bem dele insistindo que isso não iria acontecer de forma alguma. Seria bom nos explicar o que deu errado em sua previsão e certo nas mãos da Embraer.
Bota o nome do KC-390 de Fênix!
vejam esta reportagem:
http://www.aereo.jor.br/2016/06/20/portugal-investe-21-milhoes-no-programa-do-kc-390/
Nada como um dia após do outro. Tem gente aqui que vai precisar rever suas fontes furadas, que falavam em fuselagem torcida, perda de superfícies de controle, etc… Nada disso ocorreu. Os reparos foram apenas em estruturas secundárias.
Demorou mais a burocracia do que os reparos.
Não vou me dar ao trabalho de procurar quem foi que jurou, de pé junto, que nunca mais voaria. Não interessa.
A males que vem para o bem, e na hora certa. Esse incidente fez uma enorme propaganda da robustez do projeto. Qual força área do mundo não quer uma aeronave que aguenta o tranco?
Mas fica aqui minha preocupação com a plena recuperação do tripulante. Que esse guerreiro se recupere como o avião se recuperou.
parabéns Embraer, parabéns a tripulação que o resgatou.
Luiz, a quantidade de “especialistas” no site é impressionante. Humildade passa longe. Todos cursaram Engenharia Aeronáutica no MIT. Nem no ITA foi!
Foi confirmado que um tripulante ficou gravemente ferido? Na época isso foi negado.
Felipe Morais 2 de Março de 2018 at 17:42
O Baschera não prevê. Ele deve ter tido alguma informação que afirmava danos irreparáveis na aeronave ou interpretou de forma equivocada o que lhe passaram, algo que acontece com todos nós.
Informação bem recebida por todos os brasileiros, otimistas e pessimistas, bem como pelo mercado comprador. Notícia esta que, certamente será reproduzida indefinidamente pelos demais sites que se dizem especializados. Quem acompanha o histórico do Projeto KC-390, deve, ainda, hoje abrir sites que informam que este avião voou para os Estados Unidos para testes; mas, nenhum deles informa quando o mesmo voltou ao Brasil e quais os testes que foram realizados. Parabéns Poder Aéreo.
Antes de mais nada, considerando que o evento com ZNF teve, como causa basica, um fator extra aeronave (teriam se desprendido os containers com instrumentaçao e causado a instabilidade no voo), a sobrevivencia da tripulaçao e do proprio exemplar ja foi uma façanha enorme!!! Entendo que o KC-390 representa, mais do que nunca, um salto de qualidade enorme para a engenharia e industria aeronautica brasileira. Parabéns a todos os diretamente envolvidos, inclusive os portugueses que, entre os demais parceiros, é aquele que mais contribuiu. Agora, o retorno do ZNF é simplesmente algo fantastico. So isso ja vai representar a venda… Read more »
Pessoal, sem querer por água no chopp, para considerar o retorno ao voo como um grande feito, seria necessário haver um relatório pormenorizado do que aconteceu no acidente e outro descrevendo as ações realizadas para colocar a aeronave novamente em serviço.
Creio que o esforço foi grande mas para efeito de marketing era isso que deveria ocorrer, concordam?
Por outro lado, talvez não seja possível a Embraer lançar mão de tal expediente.