Venezuela desloca caças F-16 para a fronteira com a Colômbia
Desde 1 de fevereiro, a Aviación Militar Bolivariana da Venezuela enviou à fronteira colombiana um esquadrão de bombardeiros F-16A/B Fighting Falcon para participar da Operação Aricagua 01-2018 que busca reforçar o aparelho militar venezuelano na área de fronteira convulsiva e especialmente no estado de Táchira.
O esquadrão composto por 4 aeronaves do Grupo de caça n.° 16 (dois monopostos e dois bipostos) foi desdobrado da Base Aérea El Libertador, localizada em Palo Negro (estado de Aragua) para a Base Aérea Tática Avançada Buenaventura Vivas (BAVIVAS) localizada na população de Santo Domingo (estado de Táchira) e muito perto da fronteira com a Colômbia.
O desdobramento dessas aeronaves de combate foi acompanhada por um destacamento de 58 técnicos e equipes de logística que se mudaram para esta base avançada a bordo de um avião de transporte Shaanxi Y-8.
Da mesma forma, em conformidade com a Operação Sentinel 2018, o governo venezuelano ordenou, na medida do possível, a implantação de 111 comandos das forças especiais do 322º Batalhão de Caribes “Coronel Francisco Carvajal”, especializado em contra-insurgência para a fronteira colombiana, no estado ocidental de Táchira que pode ser uma resposta ao deslocamento de militares no lado colombiano.
A transferência foi feita pelo Grupo de Transporte Aéreo Nº6 da AMB, em uma aeronave Y-8 do aeroporto José Tadeo Monagas, em Maturín, com destino ao estado de Táchira, onde “eles desempenharão funções de segurança nas fronteiras”, afirma a mensagem.
FONTE: webinfomil.com
Desculpem-me pela minha pergunta, mas será que conseguiram levar rolos de papel higiênico? Senão a coisa vai ficar feia por lá. Com folhas de seringueira é complicado.
Cadê os Sukhoi “fudex”?
É arriscado deixar os F-16 em solo, pois os colombianos operam muito bem com os ST em modo noturno também. O Maduro esta brincando com coisas sérias….é o desespero.
Sukhoi é só pra desfile heheh
Rinaldo Nery 14 de Fevereiro de 2018 at 21:48
Cadê os Sukhoi “fudex”?
Prezado Rinaldo.
Estão em Standby e reservados para a fronteira com o Brasil. kkkkkkkkkkkk
Brincadeiras a parte, eles vão fazer o que com estes F16 na fronteira com a Colombia?
Esbravejar o ronco do motores?
Só se for né?
Luiz, as Forças Especiais colombianas ganharam uma enorme experiência em décadas de combate contra as FARC. Nem precisarão gastar bombas e querosene com os A-29. Só o querosene dos H-60 que transportarão as tropas FE pra detonar a tal da BAVIVAS.
Haha Me engana que eu gamo! Esses F-16 dos venefavelados esfomeados não recebem manutenção adequada e peças de reposição há mais de uma década, devido ao embargo dos EUA. Junte-se a isso a falta de doutrina e de dinheiro… Se levantam vôo, só se for rebocados. Devem estar em péssimo estado de conservação. Não acredito mesmo que ainda voem.
Boa Noite Meus Caros
Gostaria de saber como está a manutenção desses F-16’s ? Alguém tem informações a esse respeito….São aviões considerados obsoletos? Já passaram por alguma atualização ?
Abraços
Vai fazer a gata parir, esperem só! MADURO é muito incompetente.
“charles lessandro ratz 14 de Fevereiro de 2018 at 22:00
Boa Noite Meus Caros
Gostaria de saber como está a manutenção desses F-16’s ? Alguém tem informações a esse respeito….São aviões considerados obsoletos? Já passaram por alguma atualização ?
Abraços”
Esses aviões são as primeiras versões do F-16 não operam em modo noturno sues sistemas são obsoletos (até mesmo se comparados aos F-5 da FAB), os embargos americanos devem ter os deixados sem peças de reposição e quanto a sua operacionalidade (falo de poder de combate) são praticamente inúteis, principalmente se confrontado com alguma força com alerta aéreo antecipado.
charles lessandro ratz 14 de Fevereiro de 2018 at 22:00
Boa Noite Meus Caros
Gostaria de saber como está a manutenção desses F-16’s ? Alguém tem informações a esse respeito….São aviões considerados obsoletos? Já passaram por alguma atualização ?
Cara, pelo q tenho lido, em razão do trinômio “falta de dinheiro – falta de manutenção – falta de doutrina”, tanto os F16 quanto os SU-30 da Venefavela fariam feio contra.o binômio “F5M – E-99”. Não vou nem falar contra o KFIR, pq aí dispensa comentários. É só lembrar o q aconteceu tem menos de um ano…
É tão absurda a trajetória da Venezuela que se alguém escrevesse um livro há 20 anos iria ser chamado de louco desvairado. Estive lá em 1998 a 30 dias da eleição do Chaves. Queriam virar uma Cuba e vão terminar parecidos com o Haiti.
Precisamos de uma guerra na America do sul
Caerthal 14 de Fevereiro de 2018 at 22:27
Acho q vão conseguir ficar piores q o Haiti, pq desta vez não vai ter Brasileiro para ajudar…
————-
Thuram 14 de Fevereiro de 2018 at 22:30
Tá legal… Vc vai lá lutar nela?
Roberto,
O que aconteceu menos de um ano atrás?
Que pintura horrorosa!
Mais uma dentre tantas evidências de que a operacionalidade dos Su-30 deixa a desejar.
Caerthal 14 de Fevereiro de 2018 at 22:27
Acho q vão conseguir ficar piores q o Haiti, pq desta vez não vai ter Brasileiro para ajudar…
————-
Thuram 14 de Fevereiro de 2018 at 22:30
Tá legal… Vc vai lá lutar nela?
________
Pode contar comigo (8)
Thuram 14 de Fevereiro de 2018 at 22:30
Sério? Cê tá brincando né?
Até o Chaves morrer, a força aérea venezuelana era muito mais doutrinada e profissional que a FAB. Eles na década de 80/90/2000 surrariam a FAB.
Os SU-3O estão pra proteção de Caracas. Eles continua ainda muito mais capazes que F-5EM, Kifr, F-16.
Caerthal 14 de Fevereiro de 2018 at 22:27 Prezado Caerthal, Bem que você poderia nos contar mais sobre essa experiência sua na Venezuela! Fiquei curioso. Agora, pela riqueza petrolífera que a Venezuela possui em grande abundância, com um governo sério e comprometido com o progresso e desenvolvimento do país, a Venezuela poderia se transformar fácil numa espécie de “Emirados Árabes Unidos” aqui na América do Sul ou até melhor que isso. É um país com um enorme potencial, porém enquanto estiver nas mãos de lunáticos comunistas e suas ideologias esquizofrênicas de esquerda, o abismo da miséria e do atraso não… Read more »
Não entendi, achei que maduro ia atacar a Guiana, e agora vai atacar a Colômbia também? Maduro tá podendo…passou da hora de apresentar uma gbu-43 para ele e seu gabinete.
Thuram
Valeu guerreiro, já merece uma medalha por bravura em combate digital.
Você está em qual fase do Call of Duty?
A pintura é coerente com a finalidade. Esconder entre as arvores ja que praticamente não voam. ?
Minha surpresa é eles terem aviões que ainda voam
O Maduro esta seguindo os passo de Lopez do Paraguai, criando inimizades com os vizinhos. Ele jogar o pais numa guerra com os seus vizinhos a troco de puro narcismo. No final quem vai pagar o preço é a população miserável. O Comunismo sempre fracassou por onde foi implantando. Mas a Venezuela é um caso a parte, é um FIASCO ECONOMICO em nível SUPREMO. Vamos analisar a Venezuela, possui 30 milhões de habitantes num território que possui a maior reserva de petróleo do mundo, foi um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do Mundo, passou por um ciclo econômico… Read more »
Creio que no tem ninguém aqui com noção do que estão falando, um simples ataque na América do sul, acabaria deixando o continente todo em alerta e aí com a mania dos norte americanos de querer meter o nariz em tudo, vai acabar que alguém vai fazer merda e nessa merda uma guerra começa.
No esqueçam que a América do sul levanta muito interesse dos outros continentes em várias questões, inclusive de recursos, colocar fogo na fogueira e ver o continente latino arder em guerra no será algo difícil nesse momento.
Minha surpresa é eles ainda possuirem aviões que com trem de pouso. A essa altura do campeonato ja visualizo as aeronaves sucateadas e de barriga no chão. (Não que o Brasil esteja melhor).
Recentemente no canal Arte da Guerra, foram abordados tópicos da defesa da Venezuela, mas ainda não vi algo sobre radares. Galera aqui possui algum conhecimento?
Não consegui acessar o site da fonte, alguém consegue?
http://www.webinfomil.com/
Maduro está com medo de tomar um golpe militar. Por isso deve estar retirando as forças armadas de Caracas e região.
O começo do fim!!!kkkkk
Sinceramente não sei ao certo se nossos F-5 conseguem enfrentar de igual para igual os F-16 venezuelanos. Tenho minhas dúvidas. Vejo muitos foristas desmerecendo os vetores venezuelanos. Em combate real não vejo como impossível a força área venezuelana ter vantagem sobre nossa FAB. Se nós tivéssemos Superiormente, Rafales ou Thyphoons, quem sabe a teoria do 7×1; agora Brasil e Venezuela seria realmente concreto. Torcer por torcer não adianta muito em uma situação real de enfrentamento.
Para cada missão existe todo um aparato para determinar qual melhor caça para tal missão. Então ficar perguntando cadê os SU Russos e idiotice.
Ué!
Falaram tanto que não estavam operacionais.
Está aí a resposta.
Arariboia, 23:21h.
Amigo, acho que você está um pouco equivocado. Participei da VENBRA (Venezuela/Brasil), exercício de defesa aérea, em 2003, e também de 3 CRUZEX, também com a participação dos venezuelanos. Não vi profissionalismo nem competência nenhuma, comparado com a FAB. Nem vou falar do Chile. França, então, sem comentários. Já naquela época, a Venezuela era o Paraguai que ganhou na mega sena. Hoje, já perdeu tudo. São muito “peladeiros”.
Bom dia, vou naquela máxima!
Tem foto ou vídeo dos F16 decolando ou pousando?
Se eu estiver errado me corrijam, mas os Su-30 e F-16 da Venezuela nunca foram vistos armados.
Muita gente aqui no Brasil brinca “zoa ” da Venezuela ,chamando a de. ” Venefavela”.. Mas conheço bem a história da Venezuela ,e digo a muitos o Brasil não está muito diferente não, esta indo para o mesmo caminho ,se não fazer um investimento pesado em infraestrutura e modernização de suas poucas industrias ,pois estamos absoletos ,e isso já foi atestado em pesquisas feitas por instituições independentes, especializadas no assunto.. Muitas pessoas pergunta “como a Venezuela um país rico cheio de reserva de petróleo ficou desta maneira”.. Bom vou citar um exemplo imaginamos que tem um cara que ganhou uma… Read more »
Bacana a pintura dos F-16. Esse Maduro já era para ter sido retirado do poder á muito tempo. Espero que não haja contra conflito com o Brasil, mas se houver, eu creio mais nos nossos Mikes e na nossa doutrina técnica. E, pegando o gancho para o Brasil, já era para ter um caça tampão até o NG, poderíamos ter uns 20 Gripens C/D, porque a ameaça já chegou bem ao nosso lado. Dinheiro temos de sobra para trazer alguns caças até a fabricação dos novos.
Estamos prestes a uma guerra Mundial Europa em conflitos constante agora America latina segundo general das forças armadas brasileiras disse que não vai aceitar nenhuma ameaça da Venezuela aonde tudo isso vai chegar todos os países estão se preparando para o conflitos
Em breve teremos reuniao da OEA para organizar ajuda humanitaria à Venezuela então teremos bloqueio aereo humanitario, bombardeio humanitario, … mas quem vai desembarcar com a ajuda?
Os únicos F-16 operacionais da FAV estão aí.
Daniel 15 de Fevereiro de 2018 at 7:24 Daniel, Acho que existe um abismo entre fazer um voo de traslado e estar em condições de combate. Não creio, por tudo que já vimos e ouvimos, de que a segunda opção seja verdadeira. Agora, Maduro deve estar mergulhando em tonéis de chá de coca do companheiro cocaleiro boliviano ou está contando com ajuda da Rússia pra uma situação mais séria. Se ele fosse o único a se ferrar numas aventuras dessas, eu daria a amior força mas quem vai pagar, e já está pagando, é o povo com consequencias até pra… Read more »
donitz123 15 de Fevereiro de 2018 at 8:30
Devem ser analógicos até na alma estes velhos F-16 A/B,que continuam a ser bons vetores claro, mas sem os avanços em tecnologia embarcada e tal ,tirando a velocidade, devem levar pau at´´e dos Super Tucanos.
não da pra esquecer q eles são protegidos pela Rússia q aviãoes suficiente pra distruir america do sul enteira sozinhos sem precisar da China q também protege seus intereses com Venezuela a china q também tem alguns brinquedos kkkkk
Tomcat3.7 15 de Fevereiro de 2018 at 8:43
.
F-16 querendo ou não, tem radar. O Super Tucano não. Detectam o Super Tucano bem antes.
.
Aquele Canal da Guerra tem um vídeo comentando sobre o estado dos F-16 venezuelanos. Ao contrário do que pregam os fan-boys por aqui, a disponibilidade é lamentável.
.
É muito mais fácil a FAV colocar mais Su-30 em operação do que F-16 afinal são plataformas bem mais novas e não estão sob embargo.
Seguindo essa lógica de provocar militarmente os vizinhos, o próximo passo é uma invasão “acidental” do espaço aéreo brasileiro, ainda que mínima. Aposto nisso.
Bom dia a todos.
Arariboia, você tem a fonte dessa informação? Você é ou foi da FAB?
Poderia detalhar melhor essa afirmação, comparando os vetores ,nível de treinamento e a doutrina de ambas as partes?