Treinador TAI Hurkus B faz voo de estreia
A Turkish Aerospace Industries realizou o primeiro voo de seu treinador básico Hurkus B e diz que o novo tipo está no bom caminho para alcançar a entrada no serviço, conforme previsto
Anunciando o marco em 30 de janeiro, a TAI descreveu seu cronograma de testes, observando: “Após 90 horas de voo de ocorrências planejadas, o avião tomará parte no inventário das forças armadas turcas”. O processo incluirá a avaliação do desempenho do motor PT6A Pratt & Whitney Canada do tipo, além de sua aviônica e estabilidade do voo, diz a empresa.
Ankara até agora se comprometeu a adquirir 15 Hurkus Bs para a Força Aérea Turca, com a opção de adicionar mais 40 exemplos. A TAI também está buscando encomendas de exportação para o treinador desenvolvido na região.
O Hurkus B é marcadamente diferente da variante do modelo A da TAI, que visa garantir a certificação civil da Agência Europeia da Segurança da Aviação. O modelo militar ganha um BAE Systems LiteHUD leve no cockpit dianteiro, além de monitores de cabine multifuncionais, um computador de missão e assentos de ejeção Martin-Baker Mk T16N.
“O Hurkus B é 100kg [225lb] mais leve, mais rápido, mais moderno e mais forte do que Hurkus A”, diz o presidente-executivo da TAI, Temel Kotil, que acrescenta: “Esta versão possui um design mais estável e abrangente”.
FONTE: FlightGlobal
Onde fica (posicionamento) desse avião turco em relação ao T-6C Texan II (americanusmalvaduz) e o SuperTucanoBrazilian?
Depois da Kai, vem a Tai!
Marcos. Já pensou uma parceria MAI-TAI-KAI.
Está abaixo do super tucano, seria um competidor do Tucano se este ainda fosse vendido. Alias, deveriam voltar a fazê-lo (Tucano) para este fim ou uma versão bem mais leve e simples do Super Tucano… Já que o TC-X é para substituir o T-25. EM breve a AFA irá precisar…
Pás das hélices muito rente ao solo, não serve para COIN.
Enquanto isso, no Brasil: http://tecnodefesa.com.br/novaer-demite-funcionarios-na-fabrica-de-sjc-calote-da-calidus-llc/
Que belo design desta aeronave!
Taí, Kai e outros aí, tudo copiado do Polaris! Só o B-250 que saiu com DNA do tucaninho eu acho.
Ai esse maldito corretor! Eu quis dizer Pilatus
Que bixo feio! Esta aeronave pode ser armada em uma eventual situação? Aproveitando, a Argentina poderia adquirir algumas unidades e usá-la como um caça de combate.
Brincadeira, é pra não perder o costume de todo post alguém citar a Argentina kkkkkkkkkkkk
Este avião na versão “B” do texto está no nível de um ST ou PC-21 para instrução, está em desenvolvimento a versão “C” que estará no nível do ST ou AT-6 para COIN/CAS. Não sei como ficará a instrução da Turquia, hoje eles usam o Aermacchi SF-260 construidos pela TAI no início dos anos 90 para instrução primária e básica, o KAI KT-1T na avançada e um mix de T-38M e NF-5BM modernizados pela TAI no mesmo padrão para formar caçadores. Os KT-1T são novos, então devem ter feito esta versão “B” interna com armamento leve e HUD para usarem… Read more »
Acima é “EASA”, a agência de certificação aeronáutica da Europa.
Ficou feia a camuflagem deste Hurkus A mostrado em feiras da Europa, não pelas cores, mas pela forma como foi pintado.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR0sAvgvIN90Ps_Mjb4A8YgXANsi_COknX0YnGpWMNVLw2SnRfIANqj0xhL
Não servirá para Coin.
“Pás das hélices muito rente ao solo, não serve para COIN.”