TAI Hurkus B

TAI Hurkus B

A Turkish Aerospace Industries realizou o primeiro voo de seu treinador básico Hurkus B e diz que o novo tipo está no bom caminho para alcançar a entrada no serviço, conforme previsto

Anunciando o marco em 30 de janeiro, a TAI descreveu seu cronograma de testes, observando: “Após 90 horas de voo de ocorrências planejadas, o avião tomará parte no inventário das forças armadas turcas”. O processo incluirá a avaliação do desempenho do motor PT6A Pratt & Whitney Canada do tipo, além de sua aviônica e estabilidade do voo, diz a empresa.

Ankara até agora se comprometeu a adquirir 15 Hurkus Bs para a Força Aérea Turca, com a opção de adicionar mais 40 exemplos. A TAI também está buscando encomendas de exportação para o treinador desenvolvido na região.

O Hurkus B é marcadamente diferente da variante do modelo A da TAI, que visa garantir a certificação civil da Agência Europeia da Segurança da Aviação. O modelo militar ganha um BAE Systems LiteHUD leve no cockpit dianteiro, além de monitores de cabine multifuncionais, um computador de missão e assentos de ejeção Martin-Baker Mk T16N.

“O Hurkus B é 100kg [225lb] mais leve, mais rápido, mais moderno e mais forte do que Hurkus A”, diz o presidente-executivo da TAI, Temel Kotil, que acrescenta: “Esta versão possui um design mais estável e abrangente”.

FONTE: FlightGlobal

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Ivan BC

Onde fica (posicionamento) desse avião turco em relação ao T-6C Texan II (americanusmalvaduz) e o SuperTucanoBrazilian?

Marcos

Depois da Kai, vem a Tai!

Nonato

Marcos. Já pensou uma parceria MAI-TAI-KAI.

Gustavo

Está abaixo do super tucano, seria um competidor do Tucano se este ainda fosse vendido. Alias, deveriam voltar a fazê-lo (Tucano) para este fim ou uma versão bem mais leve e simples do Super Tucano… Já que o TC-X é para substituir o T-25. EM breve a AFA irá precisar…

Carlos Alberto Soares

Pás das hélices muito rente ao solo, não serve para COIN.

Paulo Lindgren
Fábio Mayer

Que belo design desta aeronave!

Tallguiese

Taí, Kai e outros aí, tudo copiado do Polaris! Só o B-250 que saiu com DNA do tucaninho eu acho.

Tallguiese

Ai esse maldito corretor! Eu quis dizer Pilatus

Matheus

Que bixo feio! Esta aeronave pode ser armada em uma eventual situação? Aproveitando, a Argentina poderia adquirir algumas unidades e usá-la como um caça de combate.

Brincadeira, é pra não perder o costume de todo post alguém citar a Argentina kkkkkkkkkkkk

Walfrido Strobel

Este avião na versão “B” do texto está no nível de um ST ou PC-21 para instrução, está em desenvolvimento a versão “C” que estará no nível do ST ou AT-6 para COIN/CAS. Não sei como ficará a instrução da Turquia, hoje eles usam o Aermacchi SF-260 construidos pela TAI no início dos anos 90 para instrução primária e básica, o KAI KT-1T na avançada e um mix de T-38M e NF-5BM modernizados pela TAI no mesmo padrão para formar caçadores. Os KT-1T são novos, então devem ter feito esta versão “B” interna com armamento leve e HUD para usarem… Read more »

Walfrido Strobel

Acima é “EASA”, a agência de certificação aeronáutica da Europa.

Walfrido Strobel

Ficou feia a camuflagem deste Hurkus A mostrado em feiras da Europa, não pelas cores, mas pela forma como foi pintado.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR0sAvgvIN90Ps_Mjb4A8YgXANsi_COknX0YnGpWMNVLw2SnRfIANqj0xhL

Carlos Alberto Soares

Não servirá para Coin.

“Pás das hélices muito rente ao solo, não serve para COIN.”