Dois A-10 Thunderbolt II voam sobre o Afeganistão - Foto: USAF

Dois A-10 Thunderbolt II voam sobre o Afeganistão – Foto: USAF

O jato icônico de apoio aéreo está retornando após uma ausência de seis anos

Por Kyle Mizokami

Os céus sobre o Afeganistão mais uma vez ecoam com o som do brrrrrrrt.

A Força Aérea dos EUA enviou a aeronave de apoio aéreo A-10 Warthog de volta ao Afeganistão. É a primeira vez em seis anos que o avião de combate voa sobre o país e faz parte de uma onda de tropas e equipamentos na guerra atual mais longa da América.

A Força Aérea enviou um esquadrão de doze A-10 para operar a partir do aeródromo de Kandahar no sul do Afeganistão. As aeronaves chegaram em 19 de janeiro. A Reuters citou o major-geral da Força Aérea dos EUA, James Hecker, que disse que os aviões eram necessários para o apoio aéreo aproximado em operações de combate ao terrorismo.

Além de apoiar tropas amigas, diz Hecker, o A-10 vai fazer uma nova campanha contra instalações de produção de drogas que os talibãs usam para financiar sua guerra. A campanha aérea contra narcóticos, apelidada de Operação Jagged Edge, começou em novembro de 2017 com bombas lançadas por um F-22 Raptor em uma fábrica de heroína.

Os A-10 já realizaram operações sobre o Afeganistão, segundo reportagens. O baixo custo por hora para voá-los – apenas US$ 11.500 em comparação com US$ 70.000 do F-22 Raptor – os torna uma escolha mais econômica para bombardear fábricas de drogas. A habilidade do A-10 de permanecer sobre a área alvo, observando os eventos abaixo, o torna uma excelente escolha para lançar munições guiadas com precisão em alvos quando civis estão próximos.

Mesmo assim, o futuro do A-10 continua nublado. Um oficial da Força Aérea disse recentemente que os esforços para trocar as asas de 110 A-10 mais antigos para mantê-los voando “não vão acontecer”, o que significa que os aviões em breve ficarão em terra firme. Isso significaria a aposentadoria de mais de um terço da frota A-10, reduzindo o número de esquadrões operacionais de nove para seis. A Força Aérea há muito queria aposentar o A-10, que acredita que pode ser substituído pelo F-35 Joint Strike Fighter, mas os amantes e as missões do Warthog que exigem os talentos únicos do avião o mantiveram em serviço.

FONTE: Popular Mechanics

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