F-22 Raptor

F-22 Raptor

WASHINGTON – Alguns dos aviões mais avançados dos militares americanos podem ser rastreados por adversários com maior precisão do que o radar se as falhas de segurança na tecnologia de sinal mais recente não forem resolvidas.

O risco está associado à tecnologia de transponder Automatic Dependent Surveillance-Broadcast (ADS-B) Out. De acordo com um relatório do Government Accountability Office (GAO) divulgado este mês, uma regra da Administração Federal de Aviação (FAA) de 2010 exige que todas as aeronaves militares sejam equipadas com transponders ADS-B Out até 1º de janeiro de 2020 como parte de seu programa de modernização do sistema de transporte aéreo, mas nem o Departamento de Defesa nem a FAA tomaram medidas significativas para mitigar riscos de segurança.

Considerando que os transponders mais antigos, como o Modo S, emitiam um código da International Civil Aviation Organization específico da aeronave, código de comunicação e altitude, a tecnologia ADS-B fornece informações muito mais detalhadas. O número de registro, a longitude e a latitude, as dimensões e a velocidade da aeronave são transmitidas pelos transponders ADS-B Out, permitindo que qualquer pessoa que tenha um receptor ADS-B In possa rastrear aeronaves com mais precisão que o radar.

Usando um receptor comercialmente disponível, o GAO conseguiu rastrear vários tipos de aeronaves militares. A agência de fiscalização apontou o risco de que os adversários possam fazer o mesmo e aproveitar as vulnerabilidades inerentes da tecnologia para lançar ataques eletrônicos e cibernéticos contra aeronaves. Os adversários também podem tentar bloquear as transmissões ADS-B Out para obscurecer o controle de tráfego aéreo e visibilidade de vigilância, ou transmissões de falsificação, criando sinais falsos para confundir monitores.

Além disso, uma avaliação do “think tank” RAND de 2015 concluiu que a transmissão de informações detalhadas e não criptografadas sobre a posição de uma aeronave de combate, como o F-22 – que é classificada como secreta – representa riscos de segurança significativos para o pessoal e as missões do DOD.

Com a aproximação do prazo de 2020, o GAO adverte que existe uma “necessidade urgente” de solucionar esses riscos de segurança e planejar a implementação do ADS-B. O GAO explica que, embora os riscos sejam conhecidos, “o DOD e a FAA se concentraram em equipar aeronaves militares com tecnologia ADS-B e não se concentraram na solução ou mitigação de riscos de segurança da ADS-B”.

Apesar de conhecer esses riscos para missões militares e segurança desde 2008, o DOD e a FAA não aprovaram nenhuma das soluções propostas. A maioria das correções propostas pelo DOD, como a proteção de identificadores de aeronaves DOD, permitindo que os pilotos desligem o ADS-B e as isenções para aeronaves selecionadas anulam os benefícios que a tecnologia tem para oferecer.

Dados de rastreamento mais precisos podem permitir uma maior capacidade do sistema de transporte aéreo, maior segurança do espaço aéreo, um número reduzido de cancelamentos e atrasos, menor consumo de combustível e até diminuir os efeitos ambientais adversos associados ao voo.

FONTE: C4ISRNET

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