Estadão: Saab será avisada de eventual acordo entre Embraer e Boeing
Fernando Nakagawa
BRASÍLIA – Qualquer avanço nas negociações para a aproximação da Embraer com a americana Boeing terá de ser comunicado à sueca Saab, empresa que fornecerá caças para a Força Aérea Brasileira. O acerto foi firmado pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o presidente mundial da Saab, Håkan Buskhe.
O executivo sueco veio ao Brasil buscar detalhes sobre o potencial negócio já que a Saab transferirá tecnologia à Embraer no processo de fabricação dos caças Gripen comprados pela FAB. “Não há impedimento (para o negócio), mas queremos saber o que está sendo discutido”, disse Buskhe.
A reunião em Brasília foi solicitada pela Saab que tem demonstrado preocupação com eventual negócio Embraer-Boeing, já que a brasileira terá acesso à tecnologia dos caças Saab – concorrente da Boeing no mercado de defesa que participou da concorrência bilionária da FAB vencida pelos suecos.
Cautela. Após reunião no Ministério da Defesa, o executivo da Saab reafirmou a intenção de manter a parceria com a Embraer na produção dos caças, mas ressaltou que a transferência de tecnologia para o Brasil é um tema que precisa ser analisado com cuidado. “Eu não tenho a intenção de deixar a cooperação com o Brasil. Mas, logicamente, quando vem uma terceira parte, temos de entender qual é a estrutura e o impacto na nossa tecnologia”, disse.
Em entrevista ao lado do ministro Jungmann, o executivo citou que a transferência de tecnologia da Saab para a Embraer na produção dos caças é a maior já feita pela empresa. Diante disso, o executivo afirmou que qualquer movimento que envolva ações “estratégicas” em termos tecnológicos da Saab terão de passar pelo crivo de Estocolmo. “O governo obviamente tem uma opinião sobre o assunto porque, assim como a Embraer é para o Brasil, a Saab é estratégica para a Suécia”, disse.
Contrato no setor de defesa. Se o negócio entre Embraer e Boeing avançar, o Brasil adotará salvaguardas para proteger a área de defesa, em especial a transferência de tecnologia sueca dos caças Gripen para a brasileira. O compromisso do ministro da Defesa, Raul Jungmann, foi comunicado ao presidente mundial da Saab, Håkan Buskhe – empresa que fabricará as aeronaves com a Embraer.
“Se vier a acontecer a parceria Embraer-Boeing, temos de construir salvaguardas que passarão pelo crivo da Saab”, disse Jungmann. “Não é aceitável que uma tecnologia desenvolvida por uma parceira da Embraer passe para outra.”
FONTE: Estadão
Os ianques, não contentes em avacalhar com nosso Santos Dumont com as tranqueiras farsantes dos irmãos Wright, agora vem azucrinar a Embraer com a Boeing semi estatal do governo americano. O melhor para a Embraer é continuar sua parceria (e muito bem paga) com a SAAB. E manter uma boa distância de segurança da Boeing. E esta que se ferre contra a dobradinha do capeta Airbus (semi estatal também)+Bombardier (a canadenses patricinha endemoniada). Se a Embraer e o governo brasileiro souberem jogar uma boa estratégia empresarial com essa filha do tio Sam desesperada, poderemos ainda em vida (os mais velhos… Read more »
O que que tem no Gripen de tecnologia que a Boeing não tem pro povo dar tanto chilique assim??? Motor= o mesmo do Super Hornet, a Boeing sabe de cabo a rabo. Armas= o Gripen usa as mesmas armas que F-15 e F-18 usam, acredito que até menos modelos. Airframe = o que há de compósitos nele que um Boeing Dreamliner com aquela asa de fibra de carbono revolucionária não tem para não transferirem tecnologia??? Se o Gripen foi escolhido em vez do F-18 não é por alguma tecnologia que a Boeing não possui. E sim por custos ou outra… Read more »
Rui Chapéu, o nome disso é “sinuca de bico”. Tendeu?
O pior é que se por uma loucura o Brasil aprove a venda, e um dia resolvêssemos comprar caças da Boeing, mesmo sendo produzido em uma EMBRAER-BOEING, a tecnologia não seria repassada… (e seria pra onde? rs)
Em todos os cenários, tudo é muito ridículo.
Que o governo não se acovarde e não tenha medo de ser grande, ou nunca seremos nada.
Rui Chapéu 26 de Janeiro de 2018 at 8:03
Meu caro se apos todos esses anos você ainda não sabe as tecnologias envolvidas no Gripen e que não são de dominio da Boeing, recomendo que retome a leitura dos artigos antigos aqui na Trilogia.
Um exemplo são os Programas modulares do Sistema de armas solução inovadora que facilita a implementação de armas sem que com isso acha alguma interferencia em outras funcionalidades do Avião (MS20/MS21/MS22).
Rui Chapéu,
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Para mim o “X” da questão, não é o Gripen, que convenhamos não é nosso, é sueco. (Por mais que acreditemos que a SAAB vai nos dar um diploma de bacharéis em construtores de aviões de caça).
O problema que se comenta, seria o fim da Embraer, tal como ocorreram em outras fusões desse tipo, nas quais a empresa compradora absorve completamente a outra.
Como não sabemos o real teor das negociações, por hora são apenas especulações..
Tudo que disseram para nós é o que convém nos informar… nada mais .. detalhes profundos desta negociação somente depois de muitos anos, quando tudo ternar.
Na espequitativa que de certo , ASSAB e EMBRAER no Jogo juntas para ter força nas negociações referente o Gripem, poderão sair ganhando
Rui Chapéu 26 de Janeiro de 2018 at 8:03 “O que que tem no Gripen de tecnologia que a Boeing não tem pro povo dar tanto chilique assim??? (..) Se o Gripen foi escolhido em vez do F-18 não é por alguma tecnologia que a Boeing não possui. E sim por custos ou outra variável que não a tecnológica. (…) Alguém pode explicar???” — Saber, saber, eu não sei… mas vou dar meu palpite! É óbvio que o Gripen E/D terá sim tecnologias que são segredos industriais da Saab, ora bolas! É notório que a Força Aérea Sueca prioriza a… Read more »
Já recebemos alguns avisos indiretos do governo dos Estados Unidos
Os A-10 foram reativados no Afeganistão (Babou para o Tucano?)
Boeing Super Trump B-314 é o futuro
Que tristeza, que tristeza.
Penso que uma parceria seria apenas nas áreas de desenvolvimento de novos projetos civis, apenas. Essa historia de Boeing comprar Embraer é a maior perda da Historia recente do Brasil.
Certinho SAAB, um país que jamais teve acesso a tal tecnologia jogar tudo para o alto colocando em risco a soberania da Suécia, jamais isso acontecerá, um país sério e uma empresa seria tem que se proteger mesmo.
Rodrigo M 26 de Janeiro de 2018 at 9:19
Mesmo não tendo maiores informações, a regra geral de aquisições e fusões é sempre a mesma.
A EMBRAER deixar de existir pós venda, é questão de tempo. A Boeing não precisa da capacidade fabril da EMBRAER, muito menos manter duas unidades tão grandes quanto as duas que a EMBRAER possui no Brasil, ela precisa somente dos projetos, da carteira de clientes da EMBRAER e pouquíssimo capital humano-intelectual que ela levará aos EUA (e talvez nem isso). Todo o resto será desmanchado com o tempo.
Expectativa
Pelo menos parte da tecnologia ja esta sendo transferida, certo? Ou não? Afinal o que fazem centenas de brasileiros la na Saab/Suecia? Aqui em Gaviao Peixoto nao ha Suecos? Ao meu ver o simples fato da Embraer ja estar enganjada em varias atividades referentes ao Gripen d monstra que clausulas de ToT estão nao so em vigor como tambem em andamento. Outro ponto é que o contrato com o Brasil/Fab possui atividades que nao incluem necessariamente a Embraer. Por exemplo, infraestrutura em bases aereas. Neste caso talvez ate extrapole a propria Saab, pois o estado Sueco estaria liberando informaçoes classificadas.… Read more »
Jungmann para Hakan…”Fiquem tranquilos senhores. Pela palavra deste ministro que vos fala, assegurada pela palavra de nosso excelentíssimo presidente da república, garantimos que toda a segurança da intelectualidade da tecnologia da Saab será mantida.”….
1 ano depois…
Hakan para Jungmann…”Mas os senhores disseram com todas as palavras que garantiriam a segurança de nossas tecnologias”…
Jungmann responde: “haaaaaaaa pegadinha do malandro” ……”se vira nos trinta amigão”…..”aqui é nois”….”é Brasil mano”……
Brasil será o quarto país do mundo a fabricar peças para aviões Boeing fora dos Estados Unidos.
Golden Share mantida.
A SAAB está corretíssima em proteger os seus interesses.
A multa contratual do Gripen terá que ser levada em conta na negociação, sem dúvidas.
Caso o negócio seja fechado entre Boeing e Embraer, a SAAB certamente vai alegar quebra de contrato.
Gostaria de saber quais são as multas rescisórias. Tomando em conta os contratos públicos com os quais trabalhei, era sempre 30% do saldo do contrato. Nesse caso específico, o saldo é 100% uma vez que o Brasil só vai começar a pagar depois da entrega da última unidade.
Entao, sendo simplista (e continuando simplório…) entendo que no caso Embraer/ Boeing pode -se distinguir dois aspectos basicos de interesse direto dos cidadões brasileiros: suas consequencias em termos de política de segurança nacional e influencia economica em termos do estado. Ter uma politica voltada aos interesses nacionais em relaçao à defesa é fundamental e legitima; por este prisma possuir o dominio de meios fisicos é a intençao basica que conduz ao ToT naquela parcela referente à Embraer. Boa parte corre o risco de se perder. O segundo ponto, economico, consiste em entender qual repercusão ocorre para o Brasil em termos… Read more »
O quê precisamos saber é, se a SAAB não repassar tecnologia, o contrato será revisado. Se for, a diferença sera abatida do contrato ou serão fabricados mais unidades?
E pensar que o Boeing quase levou o FX-II, jogaram pesado oferecendo um Aero Dilma novinho pra levar de vez.
Para quem aí está dizendo que a SAAB está dando chilique atoa ou fazendo barulho por nada, sobre o temor de uma parceira da Embraer com a Boeing, afetar o GRIPEN, vou dar um exemplo prático de um setor em que já trabalhei… Todas as montadoras de veículos do mundo, sabem fazer carros, a tecnologia todas dominam, porém, todas espionam umas as outras para tentarem obter segredos comerciais, pois a tecnologia automotiva pode ser a mesma, mas, os padrões de qualidade, de engenharia, de produção, seleção e gerenciamento de fornecedores e da cadeia produtiva, entre outros fatores, mudam de montadora… Read more »
Uma divagação: se não houver acordo entre Embraer e Boeing, poderia ser interessante uma SAABraer (SAAB + Embraer)???
É tanta bobeira que dá até preguiça de comentar… Boeing estatal, irmãos Wright farsantes, uzamericanu malvadu, e vai por aí…
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No que interessa, é o seguinte: o Gripen é um bom caça, mas não tem nenhuma berimboca da parafuseta nele que a Boeing não conheça e faça melhor… Aliás, metade dele é americano, e boa parte a Boeing usa em seus próprios aviões, a começar pelos motores.
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Então assim, menos SAAB, senão dá muito na cara que vc estão querendo morder um dinheirinho da venda da Embraer…
Eu acho que tem um solução:
A Boeing compra a Embraer E a SAAB junto.
Um pacotão promocional.
Pronto. Fim da discussão! eaioheoihaeohaeoihea
Ah, e podiam tb aproveitar e comprar o Governo Brasileiro, a FAB, a MB e o Exército.
Teríamos Trump de presidente, usaríamos dólar, não pagaríamos um absurdo em carros, poderiamos andar armados e bandidos ficariam na cadeia.
Não vejo porque não.
Pronto. Podem espernear.
Caro Roberto, eu não sei se é você que não tem mais nada pra fazer, ou você acha que EU não tenho mais nada pra fazer… Vá lavar suas cuecas vá…
O futuro da Embraer em uma imagem
Rui Chapéu 26 de Janeiro de 2018 at 8:03 Prezado colega de sinuca (rsss. desculpe, mas é que gosto de sinuca, mas não as de bico). Até onde pude me informar e essas informações são públicas, os principais fatores que definiram a escolha pelo GRIPEN, ao invés do Rafale ou do F-18 foram os custos operacionais (Os do Gripen mais baixos do que os outros dois), a transferência de tecnologia em grau de profundidade muito maior pela SAAB e o fato do Gripen ser um projeto totalmente novo no qual a EMBRAER poderia particicipar desde o começo, com acesso aos… Read more »
Boa Vader tanta baboseira que da sono a BOING tem F18 e F15 ta muito preocupada com o gripen
Se me permitem a ousadia a este simples leigo, respondendo aos amigos acima, o que a SAAB quer esconder são os seus sistemas, como o Gripen os integra e como “pensa”, o seu software, e não o seu “hardware” como motor, armamentos e etc que são de conhecimento geral.
Me corrijam os mais experientes se eu falei besteira.
Andrigo 26 de Janeiro de 2018 at 12:04
Concordo.
Rui Chapéu 26 de Janeiro de 2018 at 8:03
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Vader 26 de Janeiro de 2018 at 11:41
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Ora Rui Chapeu, o que a Saab tem e a Boing nao tem ( e gostaria de ter!), e o que o brasileiros “desconhecem” existir: Inteligencia!
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O sistema de datalink deles eh o mais evoluido, maduro e a mais tempo em uso operacional no mundo! E faz parte de uma doutrina de combate.
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Um dos maiores motivos da FAB ter escolhido o Gripen. Eles sabem as vantagens taticas desse sistema…
Leonel Testa, verdade, caças esses que ela herdou da Mcdonald Douglas, depois disso, tudo que a Boeing fez relacionados a projetos de caças novos foi aquela coisa bizarra do F-32 que foi motivo de chacota dentro do pentágono. Aliás se formos na página da Boeing no setor de defesa e tirarmos todos os produtos herdados da Mcdonald Douglas, o que sobra???????
Vader 26 de Janeiro de 2018 at 11:56
Lorde Vader!!! A quanto tempo!! Estavas em uma ‘galáxia muito, muito longe’?! 😉
Do comentário, já se deduz que o amigo é favorável à (eventual) venda, fusão, parceria ou como queiram chamar a relação Boeing – Embraer. Ok, meu entendimento do assunto vai na mesmo direção — em se tratando do mercado de aviação civil. Mas, qual sua opinião na questão dos projetos militares ?…
Concordemos, ou não, gostaria de ler sua opinião sobre o tema!
Sempre soma aprender com quem conhecer! 🙂
Abraços!
jorge Alberto 26 de Janeiro de 2018 at 12:33
Prezado Jorge
Até onde sei o datalink a ser utilizado pela FAB é o Link BR2 da MECTRON, portanto nada a ver com o sistema sueco que é dedicado às forças armadas suecas. A utilização de outros sistemas, que não o sueco faz parte do projeto Gripen para a FAB. A doutrina de combate da FAB não tem nada a ver com adoutrina de combate da Flygvapnet. Entendo que é exatamente o contrário.
Abraços
jorge Alberto, fora isso a Saab tem uma coisa que a Boeing perdeu com o tempo devido as constantes terceirizações, o de achar soluções dentro de casa de forma rápida e econômica. Isso é algo que a Boeing pretende recuperar segundo uma entrevista do presidente da mesma, ele explicou porque a Boeing foi procurar a Saab como sócia no TX, ele disse que seria IMPOSSÍVEL fazer um treinador do zero com os requisitos pedidos pela USAF no tempo apertado que eles tinham, e que procuraram a Saab devido a conhecida expertise da mesma no mercado de encontrar soluções boas, baratas… Read more »
Gustavo 26/01 08:17 Não vai ser determinando as decisões de uma empresa global e de capital aberto que começaremos a ser grandes. A Embraer não pertence ao governo, as ações Golden Share com poder de veto sobre decisões importantes, ao meu ver um erro, já que 81,10% do faturamento da empresa vem da aviação civil. No segmento militar o principal produto é o Super Tucano e em breve, o cargueiro KC390. Além de similares no mercado, partes essenciais destas aeronaves são feitas no exterior o que nos permite disser que a Embraer é importante mas não é estratégica. Israel não… Read more »
Rui Chapéu 26 de Janeiro de 2018 at 8:03
Conhece imprensa ? Reporteros ?
Fubá ? Imprensa ou reportero marrom ? Tendeu ?
A SAAB não será “avisada”.
O protocolo de negócios que envolvem “condições de confidencialidade” tem clausulas que prevêem este esse tipo de neociação com detales e protocolos a serem seguidos.
A matéria do estadão é fraca, porquê ? Menciona somente o óbvia.
Muito comentário ai pra riba demonstra que NÃO leram o texto.
“Não há impedimento (para o negócio),
mas queremos saber o que está sendo discutido”, disse Buskhe.
Vader 26 de Janeiro de 2018 at 11:41 No que interessa, é o seguinte: o Gripen é um bom caça, mas não tem nenhuma berimboca da parafuseta nele que a Boeing não conheça e faça melhor… Aliás, metade dele é americano, e boa parte a Boeing usa em seus próprios aviões, a começar pelos motores. ________________________ Prezado Vader, permita-me discordar. Se a Saab não tivesse rebimbocas da parafusetas que a permitissem projetar caças com rapidez, alta tecnologia e a custos realistas (e os suecos fazem isso de forma independente a muitas décadas), não a teria chamado para juntos projetarem um… Read more »
@Marcos
Prefiro um bilhão de vezes que o EUA não adquira os Super Tucanos (está deixando de gerar empregos aqui de qualquer forma) ou qualquer outro equipamento nosso pelo resto da vida do que vender a EMBRAER e perder toda a nossa soberania tecnológica.
Bye Bye Embraer!
o futuro do F-39 e sua tecnologia no Brasil esta nas maos da SAAB.
Nao tenho provas, mas creio que a venda da Embraer a Boeing e motivada por escandalos de corrupcao de seus diretores e estao tentando escapar antes que as investigacoes cheguem ate eles… A Embraer traiu a SAAB, a FAB, o Governo Brasileiro (neste ponto perdoavel), e o povo Brasileiro que tanto se orgulhava dela.
Quanta teoria maluca…
Porque teoria maluca? No Brasil nao existe corrupcao generalizada? Porque voce acha que a Embraer seria uma excessao a regra?
Alex… Para de beber isso que você está bebendo… Tá te fazendo mau…
kkkkkkkkkkkkkkk! Gostei… Ta bom Luiz Fernando, vou parar…
Não sei quem é pior o Estadão ou a Folha!! Que droga, não tem mais jornal pra se ler neste país desde que o Jornal do Brasil foi pras favas!!!
Assim seja:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/01/1953587-derrota-da-boeing-nos-eua-devera-acelerar-negociacao-com-a-embraer.shtml
Os suecos não levaram em conta o problema do Brasil. Agora mesmo, sabendo que o Brasil tem carencia de caças oferecem para a Croácia um lote de F-16/D que pertencem a Força Aerea Sueca e sairam do serviço. Mas e nós nem fomos consultados? Ou será que esses F-16/D não são muito superiores aos F-5? Mas não levaram. Os Croatas fecharam com os F-16 de Israel, muito mais baratos (500 milhoes U$ o lote). Todo mundo sabe que Israel manda pau no seus equipamentos e esses devem estar no osso.
Olá Luiz. Não sei ofereceram F16 para a FAB ou não, mas se tivessem oferecido a FAB não teria aceito. Ela tem uma programação feita para a baixa dos F5M e dos A1 mais antigos que serão substituidos pelos F39 novos em poucos anos. O objetivo da FAB (todos aprendemos isso aqui nos últimos anos) é uniformizar a frota com F39 novos e os A29. Talvez os F16 sejam superiores ao F5M, mas entre a aquisição destes caças usados, sua revisão, treinamento dos pilotos e das equipes de manutenção, eles se tornarão operacionais praticamente quando os primeiros F39 forem entregues.… Read more »
“Luiz Floriano Alves 27 de Janeiro de 2018 at 11:22
Todo mundo sabe que Israel manda pau no seus equipa”mentos e esses devem estar no osso.”
Leu o RFP ? NÃO, não leu !
Leu a resposta dos participantes (Shortlist) ao RFP ? NÃO, não leu.
Estude e volte !
Hellmann’s total ai pra cima.
Chutômetro puro.